Morre a atriz Camilla Amado, aos 82 anos; famosos lamentam

Romero Rafael
Romero Rafael
Publicado em 06/06/2021 às 15:20
Camilla Amado como Tia Candoca, na novela
Camilla Amado como Tia Candoca, na novela "Éramos Seis", da Globo - Foto: reprodução
Leitura:

A atriz Camilla Amado faleceu neste domingo (6), aos 82 anos. De acordo com a jornalista Fábia Oliveira, de O Dia, a artista morreu em casa, vítima de um câncer. No ano passado, ela havia testado positivo para a covid-19, mas se recuperou.

Veterana no teatro, no cinema e na televisão, o último trabalho de destaque de Camilla Amado foi na TV, como Tia Candoca na novela "Éramos Seis" da Globo. Entre seus últimos trabalhos também está o filme "Chacrinha: O Velho Guerreiro", que rendeu a série "Chacrinha". O Velho Guerreiro fi interpretado por Stepan Nercessian, com quem Camilla foi casada, entre 1974 e 1987.

Camilla Amado também foi casada com o jornalista Luiz Carlos Martins, com quem teve dois filhos, Rafaela e Rodrigo.

LEIA TAMBÉM
Atropelada, atriz Lisa Banes tem estado de saúde crítico

Camilla Amado nasceu no Rio de Janeiro e estreou na televisão na década de 1960, na extinta TV Tupi. No cinema, fez sua estreia na década de 1970, quando atuou no filme "O Casamento", de Arnaldo Jabor, pelo qual a atriz ganhou o Kikito de Ouro de Melhor Atriz Coadjuvante e o Prêmio Especial do Júri, no Festival de Gramado.

A maior parte da carreira de Camilla Amado, no entanto, esteve nos palcos, Entre os maiores sucessos da atriz no teatro estão a comédia "As Desgraças de uma Criança", o clássico romântico "A Dama das Camélias" e a tragédia "Hamlet".

LEIA MAIS
Meghan Markle dá à luz uma menina
Saiba o que pode estar por trás do nome da filha de Meghan Markle e príncipe Harry
Príncipe Harry diz que usou bebida e drogas, mas Meghan Markle e casamento ajudaram na recuperação

Famosos lamentam

A atriz Cristiana Oliveira estudou interpretação com Camilla Amado. "Minha querida colega e professora Camilla Amado, sentiremos muito sua falta! Me sinto honrada de ter te conhecido, trabalhado com você em 'Tróia', no CCBB, onde fez brilhantemente a sofrida Hecuba e eu Helena de Tróia. De ter aprendido tanto com você, com suas aulas de interpretação, de ter sido sua parceira de aulas de voz... Você foi e sempre será lembrada por sua inteligência, cultura, sensibilidade, seu brilhantismo. Vá em paz", escreveu a atriz.

"Que triste! Acabo de saber da morte dessa grande artista. Minha querida, nunca esquecerei o lindo trabalho que você fez comigo de preparação. (...) Uma salva de palmas pra nossa querida Camilla!", escreveu a atriz Helena Ranaldi, que também estudou interpretação.

O ator Marcelo Médici também se despediu de Camilla Amado com postagem: "Difícil saber se a pessoa teve a vida que escolheu, que mereceu ou a vida que o destino traçou. Difícil falar em meritocracia ou reconhecimento nesse país tão injusto. Camilla Amado era uma atriz muito impressionante, isso é fato. Não tive a honra de trabalhar com ela, mas lembro o quão impactante foi vê-la no filme 'Copacabana', de Carla Camurati, numa única cena, curta e sem fala… um assombro de atriz. O Brasil perde mais artista, daquelas que não se faz mais."

A atriz Maitê Proença escreveu: "Camilla, a mais corajosa entre nós, o pensamento livre, independente, único. Lembro de todas as nossas conversas nas madrugadas de 'Daime', das vezes em que você me ajudou com orientação artística. Muitas lembranças especias! Siga em paz, maravilhosa".

Últimas notícias