Pizzaria "napoletana" abre em Boa Viagem; pizza leva só 90 segundos no forno

Imagem do autor
Cadastrado por

ROMERO RAFAEL

Publicado em 15/06/2021 às 19:56
X

A rede paulistana 430 Gradi, conhecida por tirar do forno uma tradicional "pizza napoletana", abriu sua primeira filial no Recife, no bairro de Boa Viagem. A receita, assegura, é autêntica; segue a pizza nascida em Nápoles, Itália, nos idos de 1700. A pizzaria, aliás, é uma das seis, no Brasil, com selo da Associazione Verace Pizza Napoletana (AVPN), e está no TOP 50 das melhores napolitanas fora da Itália.

Na receita da 430 Gradi, a massa - à base de água, farinha italiana e fermento biológico - é aberta com as mãos, sem auxílio de rolo, para que o ar seja empurrado para as bordas, que ficarão estufadas em contato com o calor do forno. O tempo de fermentação da massa também é mais longo: são, no mínimo, oito horas até chegar ao ponto ideal, processo que ajuda na digestão. A farinha utilizada é do tipo 00, importada da Itália, e a pizza tem 28 centímetros (a napoletana não pode ter mais de 35 cm). No forno, como manda a tradição, leva apenas 90 segundos.

LEIA TAMBÉM
Começou o Pernambuco Restaurant Week; veja a lista

O recheio também obedece à tradição de Nápoles - ou seja, sem excesso. São cerca de dez tipos, com preços que variam entre R$ 24,90 e R$ 38,90. Há sabores costumeiros, mas com algum toque especial - como a "Bravo, Bravo, Calabresa", em que a linguiça levemente picante leva erva-doce - e outros originais, como a Porco Belly (molho de tomate italiano, muçarela fresca, panceta marinada no limão, stracciatella e salsinha).

Pizza Bravo, Bravo, Calabresa - Foto: Divulgação

Há também pizza vegana: a Caprichosa Veggie (molho de tomate italiano, muçarela de búfala fresca, cogumelo paris, coração de alcachofra, azeitona preta e gotas de pesto de manjericão). O cardápio está todo no Instagram @430gradi.recife. 

A 430 Gradi atende delivery e presencialmente, em área externa e balcão. Há drinques, vinhos e cervejas para acompanhar.

Pizzaria fica em Boa Viagem, Zona Sul do Recife - Foto: Divulgação

Tags

Autor