Chico Buarque completa 77 anos: confira 10 músicas que marcaram sua trajetória

Imagem do autor
Cadastrado por

Ana Anjos

Publicado em 19/06/2021 às 16:00
X

Viva, Chico! Nascido em 1944, Chico Buarque chega aos 77 anos neste sábado (19). Mas, é nos anos 60 que o músico traz uma ideologia clara ao Brasil através de suas canções. Cantando sons no gênero MPB, o cantor é famoso por envolver desde política a um fracasso no amor em suas discografias.

LEIA MAIS

+ Alexandre Frota é condenado a pagar R$ 50 mil de indenização a Chico Buarque

Chico Buarque possui aproximadamente 100 discos. Confira e relembre 10 sucessos do artista:

1. Cálice (1973)

Sendo parte da resistência, ele foi um dos que mais escreveu criticando a ditadura militar. A letra foi escrita no ano de 1973, mas só foi lançada cinco anos depois. 

Cálice é uma composição que possui várias referências. Não é mera coincidência a semelhança do título com a palavra "cale-se"; além disso, também existe alusão a uma passagem da Bíblia: "Pai, se queres, afaste de mim este cálice", Lucas 22:42. 

2. Apesar de Querer (1970)

Em um tempo muito sensível na política do Brasil, essa música foi transmitida ao público. Apesar de parecer uma letra amorosa, hoje já se sabe que existe uma crítica por trás da letra, na época o compositor negou para não ocorrer censura.

3. Construção (1971)

Escrita no mesmo tempo de Apesar de Você, a música retrata mudanças no trabalho da população que ocorreram no Regime Militar. Foi a construção da melodia que intercala com a letra, um dos motivos para a música se tornar um marco na época.

LEIA MAIS

+ Chico Buarque é vacinado contra a Covid-19: “Viva o SUS”

4. João e Maria (1976)

A valsinha foi feita em parceria com Sivuca, responsável pela melodia, e Chico Buarque pela letra. Essa já representa um amor, narra os encontros e desencontros da vida de um casal.

O nome faz menção ao conto infantil e durante o som, por exemplo, se vê a amada comparada à uma princesa, uma figura de cowboy.

5. Geni e o Zepelim (1978)

Uma música antiga mas que ainda retrata situações atuais. Com o objetivo de combater o sexismo e machismo, a protagonista da letra é uma mulher que se relaciona com muitos homens e é julgada por isso.

6. Cotidiano (1971)

Sendo mais uma composição que fala sobre amor, desta vez ele escreve sobre a rotina de um casal na vista do homem.

Seus versos são compostos por momentos que casais passam no seu dia a dia, muitas vezes sendo uma monotonia mas que não deixam a cumplicidade de lado.

7. A Banda (1966)

A Banda foi uma das principais músicas para Chico Buarque ser conhecida hoje. Criada nos anos 60, a melodia é bem dançante e animada. Contudo, sua letra é sobre uma banda que está passando pelas ruas, como uma crônica.

8. Futuros Amantes (1983)

Sendo uma canção de amor, o personagem da música passa por um amor que permanece muito tempo em espera. Por fim, mostra um amor que passa por várias dificuldades e barreiras, consequentemente é sempre adiado.

9. O Que Será (1976)

Apesar de ter esse título, a música ficou conhecida como À Flor da Pele. Feita para o filme baseado no romance de Jorge Amado, 'Dona Flor e Seus Dois Maridos'.

Mesmo sendo realizada para uma longa-metragem sobre amantes, a letra possui referência aos anos de chumbo e repressão pela censura.

10. Roda Viva (1967)

Para finalizar com chave de ouro, porém não menos importante que as outras, Roda Viva é ligada diretamente ao período da ditadura militar no Brasil. A composição participou da peça com mesmo nome e ficou muito conhecida pela perseguição.

Em uma das apresentações da peça, o Teatro Ruth Escobar, em São Paulo, foi invadido. O espaço foi destruído e a equipe agredida.

Tags

Autor