Cinema: 7 filmes para assistir no mês do orgulho LGBTQIA+

Imagem do autor
Cadastrado por

Samantha Oliveira

Publicado em 19/06/2021 às 8:00
X

Junho é conhecido por ser o mês do orgulho LGBTQIA+ internacionalmente. Mesmo assim, até hoje pessoas da comunidade sofrem preconceito e enfrentam dificuldades de ser quem elas querem ser. Nas telas, a representação de pessoas do movimento LGBT tardou a acontecer, mas hoje é possível conferir em séries, filmes ou novelas.

LEIA TAMBÉM: LGBTQIA+: 10 celebridades que se assumiram em 2021

Pensando nisso, que tal aproveitar o mês do orgulho para se aprofundar em algumas obras que retratam essa temática? Confira a lista com 7 obras para assistir no fim de semana.

Moonlight: Sob a Luz do Luar (2016)

Vencedor do Oscar de Melhor Filme em 2017, 'Moonlight' acompanha a vida do personagem Chiron, um jovem negro que vive em uma comunidade pobre em Miami, nos EUA. Desde a infância, até a turbulenta adolescência, conhecemos a trajetória do rapaz até suas descobertas afetivas.

Rafiki (2018)

'Rafiki', de Wanuri Kahiu, ficou conhecido por "fazer história" no Festival de Cannes. O longa venceu diversos prêmios no circuito de cinema africano. Na trama, conhecemos a história duas jovens quenianas, Kena (Samantha Mugatsia) e Ziki (Sheila Munyiva). Apesar de terem famílias rivais no ramo da política, as duas constroem uma grande amizade, que com o tempo se torna um romance.

LEIA TAMBÉM: O que significa cada letra da sigla LGBTQIA+

A Criada (2016)

As quase 3 horas de filme no longa 'A Criada' se passam em uma Coreia do Sul nos anos 1930. A jovem Sookee (Kim Tae-ri) é contratada para trabalhar na casa de uma grande herdeira. Lá, ela conhece Lady Hideko (Kim Min-hee) que vive apenas com o tio autoritária. O plano da serviçal, porém, é roubar a fortuna da patroa e colocá-la em um sanatório. Tudo começa a mudar com Sookee começa a conhecer e se envolver com Hideko.

Carol (2015)

'Carol' aborda o envolvimento da vendedora Therese Belivet (Rooney Mara) com Carol (Kate Blanchett), uma mulher elegante, mas muito misteriora. À priori uma amizade, a relação das duas traz consequências sérias na trama. O filme é dirigido por Todd Haynes.

LEIA TAMBÉM: “Born This Way”: Canção é eleita hino #1 do orgulho LGBTQIA+

Tio Frank (2020)

Disponível no Prime Video, 'Tio Frank' é uma comédia misturada com drama que se passa na década de 1970. Com Paul Bettany no papel principal, o filme trata de um homem gay que tenta lidar com o seu passado.

Alice Júnior (2019)

Dirigido por Gil Baroni, o filme brasileiro 'Alice Júnior' traz a adolescente Alice (Anne Celestino) como personagem principal. Dedicada ao seu canal no Youtube, a jovem precisa ser transferida do Recife para Araucárias do Sul. Com a mudança de cidade, a jovem enfrenta preconceitos em sua nova escola por ser uma mulher trans.

The Normal Heart (2014)

'The Normal Heart', dirigido por Ryan Murphy, tem um fundo histórico do surto de AIDS em Nova York nos anos 80. O filme mostra como ativistas gays tentaram mostrar o risco da doença para a sociedade, que estava cega de preconceito na época. Nomes conhecidos, como Matt Bomer, Mark Ruffalo e Julia Roberts estão no elenco.

Tags

Autor