JUSTIÇA

Antônia Fontenelle será investigada por xenofobia

Youtuber causou revolta nas redes sociais ao usar o termo "paraíba" para xingar o DJ Ivis

Imagem do autor
Cadastrado por

Augusto Tenório

Publicado em 15/07/2021 às 16:37 | Atualizado em 15/07/2021 às 16:38
Notícia
X

Após reavivar nas redes sociais o termo "paraíba", considerado xenofóbico para os nordestinos, Antônia Fontenelle será investigada por xenofobia. Isso acontece porque, ao tecer críticas ao DJ Ivis, ela falou sobre "esses paraíbas" e, ao se defender, disse ter se referido a quem "faz paraibada".

Como revelou publicação do UOL, o inquérito será realizado pela Delegacia Especializada de Crimes Homofóbicos, Raciais e Étnicos. O delegado Pedro Ivo, responsável pelo caso, chegou a falar sobre a investigação com o portal.

 
 
 
Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Social1 (@blogsocial1)

"Expressões como 'paraibada', como 'esse Paraíba', são expressões que aparentemente caracterizam crime previsto no artigo 20 da Lei 7716 de 1989, a chamada Lei do Racismo, que prevê penas para condutas criminosas de intolerância em geral", disse a autoridade.

LEIA TAMBÉM
> Tiago Leifert e Boninho anunciam fim das inscrições para o ‘BBB 22’
> Arthur Picoli critica quem deseja a morte de Bolsonaro; PT apoia ex-BBB

Ao portal, a defesa de Antônia Fontenelle emitiu um comunicado, alegando que a fala foi "tirada de contexto". Leia na íntegra:

"A Antônia está sendo vítima de calúnia, pois teve a fala deturpada e retirada de um contexto, quando manifestou indignação nas redes sociais a respeito da violência doméstica praticado pelo DJ Ivis contra a esposa, fato divulgado em mídia nacional. Ela jamais teve a intenção de ofender o povo da Paraíba, apenas manifestou opinião sobre o covarde comportamento de um paraibano em específico, do qual temos certeza que não é orgulho para nenhum de seus conterrâneos no momento. O Delegado que determinou a instauração do inquérito policial certamente está sendo induzido a erro, mudaram o foco da questão. Com a investigação será elucidado o fato específico, minha cliente não cometeu o suposto crime alegado. A situação vem causando um abalo imensurável a honra de Antônia, e eventual denunciação caluniosa será apurada, sob as penas da Lei"

Tags

Autor