CINEMA

Dia do Amigo: Confira cinco filmes emocionantes sobre amizade

Celebrada neste dia 20 de julho, a amizade já foi retratada de maneiras diversas no Cinema

Imagem do autor
Cadastrado por

Augusto Tenório

Publicado em 20/07/2021 às 12:41 | Atualizado em 21/07/2021 às 16:21
Notícia
X

Nesta terça-feira, 20 de julho, celebra-se o Dia do Amigo. A amizade, relação essencial para a vida humana, é capaz de encantar seja na forma da pintura, como o quadro de Picasso (1908), ou mesmo palavras, como no livro Extraordinário, de R.J. Palacio. No cinema, essa temática também já emocionou públicos diversos, com narrativas diferentes para abordar os diferentes nuances desse sentimento. 

Nesse sentido, separamos cinco títulos feitos para diferentes públicos e sob óticas diversas, cuja narrativa ou temática coloca a amizade como protagonista.

Clube dos cinco (1985)

Este clássico da década de 80 narra a reunião de cinco jovens, confinados num sábado no colégio, por terem cometido pequenos delitos. Sua tarefa é simples: escrever uma redação de mil palavras sobre si mesmos.

Para sua surpresa, as diferenças são suprimidas ao entenderem suas semelhanças através de uma série de confissões. O filme também é conhecido pela sua trilha sonora, com o clássico Don’t you, de Billy Idol.

Os intocáveis (2011)

O longa de Olivier Nakache e Éric Toledano conta com Omar Sy e François Cluzet como protagonistas. O filme conta a história da amizade entre Philippe, um milionário tetraplégico, e Driss, um homem da periferia parisiense, contratado como seu acompanhante.

O suposto despreparo do rapaz ao desempenhar a função, porém, mostra que somente ele estava preparado e aberto aos sentimentos e aspirações do milionário, abrindo espaço para uma das amizades que mais emocionantes do cinema. 

Cinema, aspirinas e urubus (2005)

O filme de Marcelo Gomes é ambientado no Sertão, em 1942. Ele mostra os descaminhos enfrentados por uma alemão fugido da Segunda Guerra Mundial, que ganha a vida dirigindo um caminhão pelo interior nordestino e vendendo aspirinas.

Reprodução
Frame de Cinema, aspirinas e urubus - Reprodução

Entre as estradas de terra batida, ele encontra para um homem simples, porém entendedor da gente e da vida local. Apesar da desconfiança inicial, surge uma bela amizade. Cinema, aspirinas e urubus está disponível na Netflix.

Toy story (Franquia)

Não é segredo o poder das lições trazidas pelos filmes infantis. Na franquia Toy story, é possível acompanhar o amadurecimento da relação entre dois brinquedos, Woody e do Buzz Lightyear, que assistem aos poucos o próprio crescimento do seu dono.

As Vantagens de ser Invisível

Baseado no livro homônimo de Stephen Chbosky, o filme narra as novas experiências vividas por um jovem tímido ao conhecer dois irmãos. O drama reside na tentativa de ser feliz nesta nova fase da sua vida ao mesmo tempo em que tenta esquecer as tristezas passadas.

 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Jornal do Commercio PE (@jc_pe)

Tags

Autor