SOCIEDADE

Coluna social: Exposição de arte, pet shop e energia sustentável

Confira as notas de destaque da coluna Social1 desta quinta-feira

Imagem do autor
Cadastrado por

Gabriela Andrade

Publicado em 29/07/2021 às 8:33 | Atualizado em 29/07/2021 às 8:39
Notícia
X

A frenética busca pela sustentabilidade

Em uma realidade que demanda cada vez mais valores mais harmônicos com o meio ambiente, a energia solar tem sido um dos anseios da população. De acordo com pesquisa da Associação Brasileira dos Comercializadores de Energia, em 2020, 90% dos brasileiros gostariam de ter esse tipo de energia. "É uma fonte limpa e rica em lugares com predominância do sol", avalia Felipe Monteiro, gestor executivo da MRV, que tem entregue empreendimentos já com placas fotovoltaicas. O primeiro, em Camaragibe, já registra mais de 65 mil kWh gerados de energia, o que representa uma economia superior a R$ 36 mil em custos.


Parabéns


A presidente do Tribunal de Contas da União, Ana Arraes, brindou idade nova ao lado do filho, o escritor e presidente da Fundação Joaquim Nabuco, Antônio Campos.

Casal 1


O tenor pernambucano Marcelo Cabral de Mello e a harpista Priscila Gama viajam, em agosto, para a Itália, onde farão uma live especial, recriando músicas eruditas e populares. Entre os fãs do refinado trabalho do casal está o cientista político Antonio Lavareda, que os convidou para se apresentar em seu casamento com Cacyone Gomes.

Casal 2


Amadrinhado pela atriz Hermila Guedes, o duo Sargaço Nightclub — do casal Marcelo Rêgo e Sofia França — já está ensaiando as novas músicas compostas na pandemia. Uma delas, inclusive, foi feita em parceria com Nenung, da dupla gaúcha Os The Darmas Lovers. Outra destaque é uma composição escrita com Cléber Magrão, do Cascabulho. Ambas estarão no próximo disco do duo, no final do ano.

Aniversariantes


Dia de desejar os melhores votos para Silvana Lundgren, Fausto Campos, Pedro Pires, Teka Rocha, João Florentino, Ariane Costa, Felipe Farias, Bruna Maranhão, Tuca Paes de Andrade, Ricardo Nicéas, Severino dos Santos, Waldênio Porto, Aerto Luna, Camila Duarte, Renata Enrique e Pedro Clemente.

Não perder o tom


Antes de mais nada, xenofobia é crime. Alguns casos de injustiças cometidas pelos juízes da Olimpíada de Tóquio estão levando as pessoas a fazerem comentários racistas contra o povo japonês. Com a eliminação de Gabriel Medina, no surfe, choveram críticas dos brasileiros bem ofensivas. A imprensa nipônica destacou o assunto, inclusive, com estranheza, já que os brasileiros sempre foram vistos como "queridos".

Porquinho


A carne de porco está com tudo nos botecos. O joelho suíno marinado em lascas é o prato do Andrews Bar, em Olinda, para o Comida di Buteco, que começa amanhã. O Bisgpeto, em Candeias, participa do concurso com uma costelinha. Já o Hora Extra, na Boa Vista, servirá torresmo de panceta no gengibre. Presencial, com reserva, e por delivery.

Das artes


Mariana Oliveira assina curadoria da exposição de Cristiano Lenhardt, em cartaz na galeria Amparo 60 até o dia 24 de agosto

Visita agendada


UÔIÔU — a nova exposição do artista Cristiano Lenhardt, gaúcho radicado em Pernambuco — reúne obras inéditas e uma série de quatro serigrafias realizadas em parceria com a Spot Art, dentro do projeto Mirada, idealizado pela galerista Lúcia Santos, da Amparo 60.

Cobre 1


Modalidade criminosa cada vez mais comum: roubo de fios e cabos de cobre. A vereadora Andreza Romero (PP) tentar frear a ação, proibindo, via lei, o comércio dos materiais sem realização de cadastro de compra e venda.

Cobre 2


O projeto de lei 254/2021 dispõe sobre o cadastro de compra, venda ou troca de cabos de cobre, alumínio, baterias e transformadores, que normalmente são repassados para centros de reciclagem, como os ferros-velhos.

Aos bichinhos


Os pet shops de bairros e os tutores de bichinhos de estimação agora têm uma plataforma para uni-los. O aplicativo Obapet é uma vitrine de produtos e serviços — de ração a banho e tosa, até atendimento veterinário, que pode ser em domicílio. Por ora, só Recife e Jaboatão.

Propósito


O Movimento Pró-Criança completa 28 anos somando mais de 35 mil beneficiários atendidos até junho deste ano. Só no último ano foram 4 mil mais expansão para San Martin. São 12 programas e projetos.

Sem chuva


O economista André Falcão alerta sobre o impacto da crise hídrica. Segundo ele, o investidor deve selecionar empresas que possuam uma matriz energética mais diversificada e que estejam com uma estrutura financeira saudável.

Nosso País


Três discos de Marisa Monte chegarão ao formato vinil pela 1ª vez: O Que Você Quer Saber de Verdade, Universo ao Meu Redor e Infinito Particular. Esse último traz Pernambucobucolismo, que ela compôs, em 1990, na turnê pelo Estado. Fábio Cabral, da Passadisco, está impressionado com a quantidade de encomendas que já recebeu.

Rápidas


A Empetur dá o pontapé para o retorno da participação do Turismo do Estado em eventos presenciais no mercado nacional: estará, amanhã e sábado, na 35ª Feira de Negócios Turísticos Ugart, em Porto Alegre.

O cirurgião plástico Guilherme Campelo participa, em São Paulo, do curso de imersão em lipoaspiração de alta definição conduzido por Ricardo Ventura, da República Dominicana.

A Reserva do Paiva faz ação de férias, com pintura, sábado e domingo — em três horários, às 10h, 14h e 16h, para evitar aglomeração.

O Paulista North Way Shopping ganhará seu primeiro pet shop em agosto. É o Beleza Cão & Gato, do veterinário Allysson de Sá.

Sucesso na Zona Sul do Recife, o Café KM, da chef Karyna Maranhão, abrirá nova unidade em Fernando de Noronha. A casa é a primeira franquia da marca e vai começar a funcionar, em esquema soft open, a partir deste fim de semana, na Pousada Atalaia. No menu, pratos já aprovados no continente. Também estará disponível na loja da ilha a linha fit.

Tags

Autor