FAMÍLIA REAL

'God save the cake': Pedaço do bolo de casamento de Diana com Charles pode ser leiloado

Casamento foi realizado em 1981 e leilão mostra que, apesar das crises, família real britânica ainda mantém poder único diante dos súditos

Imagem do autor
Cadastrado por

Augusto Tenório

Publicado em 31/07/2021 às 11:37
Notícia
X

O que lê-se a seguir não é o logline de algum roteiro de comédia pastelão, mas notícia veiculada na BBC nesta semana: um pedaço do bolo de casamento da princesa Diana com o príncipe Charles, realizado em 1981, será leiloado em breve. 

Sim, um pedaço de um dos 23 bolos oficiais foi preservado. Isso aconteceu porque Moyra Smith, uma funcionária britânica da Rainha Elizabeth (1900-2002), foi presenteada com o item na ocasião. Provavelmente, ela envolveu-o em plástico filme antes de colocá-lo num recipiente metálico. Ele teria sido congelado junto com uma nota: "Pegue com cuidado - bolo de casamento do príncipe Charles e da Princesa Diana". A data marcada é 29 de julho de 1981.

De acordo com informações do USA Today, ele é feito com uma base de maçapão e um escudo de armas de açúcar, colorido em dourado, vermelho, azul e prateado. Além disso, há uma pequena ferradura prateada e um spray de folhas. O bolo foi adquirido por um colecionador em 2008 e deve ser leiloado no dia 11 de agosto, junto com detalhes cerimoniais do casamento. O valor estimado pela Gloucestershire's Dominic Winter Auctioneers é de £300 a £500, o que seria algo entre R$ 1.853 a R$ 3.089.

Infographic: The Growing Cost of the Royal Family to UK Taxpayers | Statista 

Se o poder da família real britânica já levou seus súditos pelas mais absurdas provações até o século XX, hoje sua vida luxuosa vem da manutenção de um poder simbólico, que significa estabilidade e amor ao passado, principalmente para os chamados loyalists. É esse grupo responsável por manter a popularidade dos monarcas, mesmo em tempos de crise, enquanto crescem os questionamentos de contribuintes britânicos acerca dos crescentes gastos com essa seleta família.

Caso seja bem sucedido, o leilão do item é mais uma caricatura do apoio do qual a família real desfruta com relação aos seus súditos. Não se surpreendam, assim, caso alguém se ajoelhe no evento e clame "God save de cake".

Tags

Autor