SOCIEDADE

Coluna social: Cultura, saúde mental e AVC

Confira as notas de destaque da coluna Social1 desta segunda-feira

Imagem do autor
Cadastrado por

Gabriela Andrade

Publicado em 02/08/2021 às 8:23 | Atualizado em 02/08/2021 às 8:24
Notícia
X

Saúde mental na sociedade da performance

Um dos pontos nevrálgicos nesta Olimpíada foi a desistência da ginasta Simone Biles. A jovem alegou ter que focar na saúde mental em detrimento ao desafio. Para a psicóloga Ana Cristina Fônseca, o posicionamento é um alerta à busca pela entrega sem falhas e sem falta. "Estamos tão pautados pela performance que até os momentos de lazer precisam ser pensados, divulgados e postados. Falta lugar para o espaço, o tempo e a ausência", enfatiza.

Rápidas


O RioMar vai receber a ONG CasaRosa em mais uma campanha de conscientização do Outubro Rosa, através do quiosque solidário, entre os dias 1º e 31 de outubro.

Filipe Brito e Isa Morais comemoram três anos da escola Ctrl Play, no Espinheiro. Entre as novidades para crianças e adolescentes, projetos de sustentabilidade com hortas automatizadas.

O Sistema Fecomércio oferece os prêmios Lucilo Ávila e Educador Josias Albuquerque para professores que desenvolveram experiências pedagógicas exitosas e lideranças que contribuíram com o desenvolvimento da educação em Pernambuco no último ano.

Quem fizer compras nas lojas do Shopping Guarrapes ou pela plataforma e-commerce com valor a partir de R$ 250 vai receber um kit de duas cervejas Premium Lager.

O advogado Frederico Preuss Duarte recebe, quarta-feira, às 17h, a medalha de Comendador Geral do TJPE.

Parabéns

A publicitária Renata Gusmão, num evento interno realizado para marcar os 15 anos da agência Blackninja

Portos
A primeira mulher diretoria da ANTAQ, Flávia Takafashi, com Ingrid Zanella, da OAB-PE

Bate...


O acidente vascular cerebral isquêmico é a principal causa de morbidade na população brasileira, segundo o Ministério da Saúde. Nos jovens, até 40% dos casos não têm sua causa definida, sendo denominados criptogênicos. O forame oval patente pode causar esse tipo de AVC, que pode permitir uma passagem de êmbolos para os órgãos.

... coração


"Quando o paciente tem esse tipo de comunicação, assusta, mas é preciso alertar que o mais importante é o acompanhamento com o cardiologista. A maioria dos casos vai permanecer aberto, sem causar qualquer prejuízo para o indivíduo", esclarece o cardiologista Heitor Medeiros.

Produção cultural


Juliana Lins, Ione Costa e Andre Brasileiro montaram o Parças do Bem

Noronha


Antônio Campos com a namorada, Rita Lira, em dias de descanso

Suape 1


O presidente de Suape, Roberto Gusmão, e o diretor Luiz Alberto Barros participarão, hoje, da abertura do Nordeste Export - Fórum Regional de Logística e Infraestrutura Portuária, que acontece no Porto de Itaqui (MA). O objetivo é promover debates regionais do setor e propor soluções para os grandes desafios da área. Os questionamentos serão levados ao Fórum Nacional, setembro, em Brasília.

Suape 2


Entre os assuntos abordados, estão o potencial dos portos do Nordeste e as particularidades da exportação de commodities, além do desenvolvimento de novos mercados na navegação de cabotagem de pequeno curso e conexões entre os portos da região. A solenidade de abertura contará com a presença do secretário nacional de Portos e Transportes Aquaviários, Diogo Piloni.

Inspiração


Tauã Cordel está de single novo na praça, pela Fábrica Music. A música — um forró com elementos de reggae — chama-se Pé na Areia e foi composta após um luau num réveillon em Fernando de Noronha. A inspiração da letra é a modelo Aline Riscado, que estava no grupo.

Promete


O cantor Jorge Du Peixe promete surpreender os fãs. Vocalista da Nação Zumbi, o pernambucano aproveitou a pausa nos shows da banda para dar forma a um tributo a Luiz Gonzaga. Intitulado Baião Granfino, vai reunir clássicos como Qui Nem Jiló, Sabiá e Cacimba Nova, naquele jeito bem Du Peixe de cantar.

Aniversariantes


Marcos Freire Filho, Zélia Lins, Kátia Gadelha e Anacleto Carvalho.

Moda


Paulo Ferro, da Trevis Co, startup de tecnologia têxtil em Olinda

Proteção


Possui acabamento antiviral de zinco o tecido modal utilizado por Paulo Ferro na sua Trevis Co, que modela máscaras e camisas antiviral, antibacteriana e antiodor. A tecnologia inativa o vírus — incluindo a classe do coronavírus — e evita a contaminação cruzada.

Perfis


Lia de Itamaracá é uma das artistas perfiladas no livro Ondas Sísmicas - 90 Discos de Cantoras Brasileiras do Século 21. Aparece ao lado de nomes como Letrux, Tulipa Ruiz e Karol Conká, Escrito por Gabriel Bernini.

Creches


A vereadora Dani Portela promove, quarta, às 15h, no canal da Câmara, audiência pública sobre creches. "Hoje, 57% das crianças de 0 a 3 anos não têm acesso no Recife. Um dos maiores índices do País", afirma.

Tags

Autor