coluna social

Comida e afetividade, morte de Joaquim Francisco e tradição

Veja as principais notícias da coluna Social1 desta quarta, dia 4, no Jornal do Commercio

Imagem do autor
Cadastrado por

Mirella Martins

Publicado em 04/08/2021 às 7:50
Notícia
X

Relação entre comida, valorização e afetividade

Para entender melhor qual é a relação do brasileiro com a comida, especialmente, com pratos que têm valor sentimental e cultural, o aplicativo de delivery de comida 99Food encomendou pesquisas aos institutos Datafolha e Ipsos. O estudo revela dados importantes que demonstram a ligação dos brasileiros com a comida regional como forma de valorização das tradições familiares. Segundo os estudos, 83% dos entrevistados têm o costume de comer pratos típicos de seus estados. Entre as cinco regiões brasileiras, o Nordeste se destaca. É onde a ligação com sua cultura gastronômica (93%) é mais forte, seguida pela região Sul (87%).


Tradição
Entre os participantes, 41% consideram que consumir pratos locais é uma forma de valorizar a região e 29% entendem que a comida local os conecta com familiares. Já 28% afirmam que consumir a comida local é manter tradições.

O de sempre
Outro dado interessante: 64% passaram a pedir mais delivery na pandemia, sendo que 65% deles, pelo menos, uma vez por semana. E 50% afirmam que pedem opções de pratos que fazem parte da alimentação diária.

Cuscuz
No Nordeste, o prato mais vendido é o cuscuz (22%), tanto no café da manhã quanto no almoço e jantar. Essa marca é muito maior que a média nacional (6%), mesmo em São Paulo que o prato tem o mesmo nome, mas é diferente.

Década
Maria Laura Kehrle e FBC Filho celebraram dez anos de união com renovação da bênção

De volta 1
Jackelyne Aleixo e Elizabeth Guimarães comemorando a volta dos idosos à Boleria das Marias. O local sempre foi muito bem frequentado por famílias e suas matriarcas, que acabaram se afastando durante a pandemia.

De volta 2
"Nossos clientes antigos têm conseguido voltar. E muitos se emocionam ao dizer que é o primeiro passeio pós-pandemia", comentam. Segundo elas, julho foi o mês em que mais pessoas da terceira idade estiveram na boleria.

Por até R$ 3 mi
Num momento de alta dos imóveis como investimento, cinco lançamentos no Litoral Sul são destaques no Expoimóvel Summit. Os empreendimentos são assinados por grandes construtoras. De hoje até sábado.

Memória
Joaquim...
Joaquim Francisco morreu ontem, aos 73, vítima de um câncer de pâncreas. Foi prefeito, governador, deputado e ministro. Passou por alguns partidos, mas era "a cara" do PFL. Pode ser considerado o pai dos parques do Recife

... Francisco
Era um homem família. Pai, irmão e marido afetuoso. Sílvia Couceiro sempre foi sua companheira de todas as horas. Um homem culto, brilhante, que escondia os dons sob aquele vozeirão com sotaque carregado.

Aniversariantes
Patricia Sial, Flora Lima, Fernanda Farinha, Laís Carneiro, Ivo Salgado, Bárbara Martins, Do Carmo Montenegro, Lilian Peres, Gustavo Figueirêdo, Goretti Cabral, Orlando Mota, Cynthia Maranhão, Stênio de Sá e Tony Castro.

Regenerar...
Mari Maciel, do Centro de Vivências Regenerativas Bloom, realizará o Encontro Bloom.21, dias 20 e 29, com cinco lives e cinco oficinas online sobre "Viva a regeneração".

... para crescer
A ideia é expandir o conhecimento acumulado em práticas orgânicas, permaculturais e agroecológicas, e compartilhá-lo coletivamente para formar novos agentes de desenvolvimento sustentável.

Big Apple
O advogado Erik Limongi Sial e a mulher, Patrícia Aroucha, comemoram o aniversário dela com os filhos, Enrico, Sofia e Enzo, em Tulum, no México. Ainda fazem pitstop em Nova Iorque, antes de voltarem ao Brasil.

Rápidas
Juliano Dubeux e Rafael Matos assinam o projeto do Motto By Hilton, no Bairro do Recife. Para compor a ambientação, detalhes são inspirados em três personalidades pernambucanas: Janete Costa, Claudio Marinho e Ariano Suassuna. Danilo Canuto e João Domingos Azevedo são os desenvolvedores do empreendimento, que será construído em breve.

Tem podcast da Sicredi PE saindo do forno: Café e Coop. No de hoje, Patrícia Raposo, Luís Aureliano de Barros Correia e Giovanni Prado falam sobre investimentos.

O Ciepe abriu rodada de conversas entre os seus integrantes e possíveis candidatos ao governo de Pernambuco. O primeiro entrevistado foi Miguel Coelho, mas já estão na fila Raquel Lyra, Anderson Ferreira, Geraldo Júlio e Marília Arraes.

Em comemoração ao Dia dos Pais, o Shopping Guararapes realizará live shop, hoje, às 19h. Comandada pelo apresentador Flávio Barra, a live especial irá disponibilizar ofertas relâmpago e frete grátis para o raio de até 20 km. No Instagram (@sguararapes).

Com investimento de R$ 300 mil, a Audivida inaugura, hoje, a terceira unidade da empresa em Pernambuco. Agora, no Paulista North Way.

O procurador-Geral de Justiça do Ministério Público de PE, Paulo Augusto Freitas, seguiu para Brasília. Participa de audiência pública na Comissão Especial da Câmara de Deputados sobre a PEC 05, que trata da composição do Conselho Nacional do Ministério Público.

Tags

Autor