SOCIEDADE

Coluna social: Festival gastronômico, abertura de fronteira e vulnerabilidade social

Confira as notas de destaque da coluna Social1 desta quinta-feira

Imagem do autor
Cadastrado por

Gabriela Andrade

Publicado em 12/08/2021 às 8:16 | Atualizado em 12/08/2021 às 8:21
Notícia
X

Uruguai vai abrir para turistas em novembro

O Uruguai divulgou que vai aceitar estrangeiros que tenham propriedades a partir do dia 1º de setembro. Dois meses depois, o governo abrirá para o restante dos visitantes. Segundo o presidente uruguaio, Luis Lacalle Pou, será necessário que o turista esteja completamente imunizado com as duas doses e tenha PCR negativo para covid-19. Detalhe: lá, quem recebeu duas doses da Coronavac vai receber um reforço da Pfizer.


Em Jampa


O colunista social de João Pessoa Fábio Bernardo com Ju e Lilia Santos, mais Dani Falcão, na apresentação da coleção Lembranças do Sertão

Violência 1


Uma a cada quatro mulheres acima de 16 anos sofreu algum tipo de violência, no último ano no Brasil, de acordo com pesquisa do Instituto Datafolha. O que pouca gente sabe é que a mulher agredida tem direitos trabalhistas. "A Lei Maria da Penha traz uma importante prerrogativa trabalhista para a vítima", fala o advogado João Galamba.

Violência 2


Segundo o jurista, há direitos, não tão divulgados, no caso de violência contra a mulher. "Ela pode se afastar do emprego por até seis meses para se recuperar física e psicologicamente, sem o risco de demissão. Caso seja dispensada pela empresa, ela tem a garantia do direito à reintegração", orienta o especialista.

Retomada


A pernambucana Acredite — especializada em crédito para empresas — fechou parceria com um fundo norte-americano com escala global. Quer entrar com força total no NE, mas mantém em sigilo o nome do partner. O movimento desta parceria internacional mira a retomada da economia brasileira, que começa a reagir ao avanço da vacinação, gerando oportunidades para os players de financiamento para investimento.

Inovação 1


A Natura direcionou R$ 233 milhões para projetos de inovação no ano passado, expansão de 9% em relação a 2019. Registrou um índice de inovação de 67,1%, o mais alto dos últimos cinco anos. A taxa calcula a participação da venda de produtos lançados nos últimos 24 meses na receita bruta total do último ano.

Inovação 2


Este aumento na receita representa uma nova proposta de valor para o consumidor, como novas embalagens e formulações. No ano passado, a empresa de perfumaria depositou 38 novas patentes e lançou 211 produtos no Brasil. Os resultados foram divulgados no Relatório Anual da marca.

Aniversariantes


José Teles, Luciana Mapurunga, Antônio Azevedo, Débora Pinho, o ortodontista Luiz Garcia, Ivânia Barros Melo, Mauro Ramos, Manoel Farinha, Isis Maia Leite, Ana Cláudia Acioli, Iolanda Leite, Paulo Vieira, Maria Clara Santiago e Lucas Logiovine.

Notório Saber...


A partir das 9h de hoje, a Universidade de Pernambuco realiza a entrega inédita de 25 títulos de Notório Saber em Cultura Popular a mestres e mestras pernambucanos. Forma de destacar e agradecer o trabalho.

... Cultura Popular


Dentre os homenageados está a pedagoga Lúcia dos Prazeres. Mestra em Ciências da Religião pela Unicap, ela é pesquisadora e atua pela perpetuação das histórias e saberes da matriz africana no Recife.

Religião


Lúcia dos Prazeres vai receber título de notório saber pela UPE

Garfo e faca


O Shopping Recife incrementa o seu mix gastronômico, que já conta com mais de 90 operações, com o Vasto Restaurante e a pizzaria Mama Jamma. Os restaurantes ficarão na 5ª etapa e têm previsão de inauguração até dezembro.

Esperança


Rita Gueiros e Rejane Gonçalves movimentam a Carla Amorim, no esquema all day, hoje, para apresentar a coleção Esperança. Nas peças, impera a assinatura da designer em ouro nas quatro tonalidades.

Burguer


Saiu o ranking do Recife Love Burger, entre as 23 que participaram. São elas: Arena Burger, Burguer Terapia, Confraria do Sanduba, Casa do Churrasco, John Lira Burger, King's, La Hamburguesa, Laça Burguer, Nona BBQ e Stone.

Rápidas


O Shopping Tacaruna recebe, até o dia 25, na Praça de Eventos, edição especial de sete anos do Feirão Geek. Cerca de 10 estandes comercializarão de roupas a acessórios, revistas em quadrinhos, mangás japoneses, entre outros.

Ananias Gomes, presidente da Insole, fará palestra sobre o mercado de energia solar, hoje, na 10ª edição do Fórum de Geração Distribuída, em Cuiabá (MT). O encontro reúne os principais líderes do setor no País para discutir o atual cenário e as perspectivas de crescimento.

A 6ª edição da Feira Moda Nordeste, que acontece, no Polo Comercial de Caruaru, de 24 a 26 deste mês, reunirá quase 300 marcas e 100 estandes.

Para incentivar a vacinação contra a covid-19, na compra de uma bola de sorvete, a Degusta dá outra, mediante apresentação de comprovante de vacina.

A radiologista Beatriz Maranhão ministra palestra online sobre diagnósticos de lesões mamárias, hoje, na Jornada Norte e Nordeste de Radiologia.

Juventude


Em uma iniciativa do Unicef, adolescentes e jovens que vivem em situação de vulnerabilidade no Recife terão mais apoio para acessar vagas de formação e trabalho. A capital é a 1ª a aderir à articulação nacional Um Milhão de Oportunidades. A plataforma contribui com a busca de vagas e informações acessíveis e de qualidade. No Recife, a assinatura acontece hoje, Dia Internacional da Juventude.

Tags

Autor