coluna social

Pandemia, drogas, impactos, cortes: esses são os principais assuntos da coluna Social1

Veja as principais notas da coluna do Jornal do Commercio deste sábado

Imagem do autor
Cadastrado por

Mirella Martins

Publicado em 14/08/2021 às 8:15
Notícia
X

A pandemia aumentou consumo de droga

Taiza Ramony, psicóloga responsável pela clínica Elo, em Gravatá, especializada na reabilitação de dependentes químicos, percebeu um aumento, de mais de 15%, de pessoas em busca de ajuda durante a pandemia. Taíza ainda alerta que, segundo pesquisa realizada pelo Global Drug Survey (GDS) — organização que realiza anualmente uma extensiva pesquisa a respeito do tema, ao redor do mundo inteiro —, só no Brasil, o aumento no consumo de maconha foi de 17.2%; 7.4% de cocaína e 12.7% de benzodiazepínicos (como diazepam, clonazepam, alprazolam), durante a pandemia. Com relação ao consumo de álcool, o aumento foi de 13,1%, um pouco abaixo da média mundial, que é de 13,5%.


Impactos
A ADP Research Institute realizou uma nova pesquisa global, com 32 mil trabalhadores, em 17 países, de quatro continentes, para mapear quais foram os impactos que as mudanças provocadas na pandemia tiveram sobre os trabalhadores, como eles lidaram com estas alterações impostas pelo vírus e as suas perspectivas sobre os próximos cinco anos.

Cortes
O estudo mostra que, globalmente, a covid-19 deixou uma marca em relação à confiança. Embora a maioria (86%) dos profissionais ainda mostre otimismo a respeito dos próximos cinco anos no local de trabalho, esse número é menor do que os 92% da pesquisa anterior. Tal declínio se dá por 28% terem perdido o emprego e 23% aceitado um corte de remuneração.

Geração Z
A pesquisa expõe, ainda, que o impacto na segurança do trabalho e no otimismo é desigual. Cerca de 78% dos trabalhadores da Geração Z (18-24 anos) foram mais afetados e 39% relatam que perderam o emprego. Como resultado, o otimismo entre a Geração Z caiu de 93% para 83%, muito mais do que em qualquer outra geração.

Confiança
Os brasileiros são menos confiantes do que o restante do mundo em relação ao trabalho nos próximos cinco anos. Aqui, 86% permanecem otimistas, enquanto lá fora são 89%.

Aniversariantes
Jaqueline Vasconcelos, Américo Pereira, Glória Oliveira, Clóvis Paiva Neto, Armindo Moura Neto, o jornalista Rembrandt Júnior, Nadja Tenório, Fernando Guerra, Irene Serpa, Thiago Gouveia, Cristina Emerenciano, Hugo Luis Coelho e Kika Domingues.

Poesia
Rogério e Guilherme Robalinho promovem, de 2 a 4, mais uma temporada da programação virtual da Bienal Internacional do Livro de PE. Terá transmissão de debates, mesas redondas, lançamentos, oficinas e apresentações, pela plataforma e-Bienal de forma gratuita. A abertura ficará por conta de Simone Brantes, poeta brasileira vencedora do 59º Prêmio Jabuti, em 2017.

Trufas 1
Manu Tenório entrou no mercado de trufas. No caso dela, os chocolates são belga com 70% de cacau e todo os recheio sem glúten, sem açúcar e sem lactose.

Trufas 2
Nesta primeira semana de lançamento, sucesso. Até esgotou o lote da quinta. Até agora, os queridinhos são doce de leite e bem-casado.

Grafite
O McDonald's convidou grafiteiros de seis estados para criarem artes nas fachadas. No Recife, a recém--inaugurada unidade na Rui Barbosa teve arte assinada pelo grafiteiro Teo Armando. Os desenhos na parede dão destaque à cultura local com passista de frevo, além de pontos turísticos, como Marco Zero e Parque da Jaqueira.

Rápidas
O médico Marcelo Borges está em Campinas (SP). Foi ministrar curso sobre Biological Treatments For Wound Healing, abordando os mais modernos recursos em medicina regenerativa.

O empresário Antônio Callou confirmou participação da sua Distribuidora Padrão, de produtos médicos e hospitalares, na feira HospitalMed, entre os dias 20 e 22 de outubro, no Centro de Convenções de Pernambuco.

Aluno do 4º ano do Ensino Fundamental, Gustavo Dias acaba de lançar seu primeiro livro, Relíquias da Vida.

Para celebrar, neste domingo, o Dia dos Solteiros, a rede de restaurantes Camarada Camarão oferece descontinhos no happy hour para drinques.

O GAC-PE iniciou a venda antecipada dos tíquetes da 33ª edição do McDia Feliz. A ação acontecerá no dia 23 de outubro.

A partir do dia 23, vai rolar, no Recife, a Coral Mostra Cor Vitrines 2º, sob o comando do designer e artista plástico Paulo Azul, com a participação de nomes da cidade assinando vitrines de lojas participantes do evento.


Fotografia
Brisa Diniz, reforçando a parceria da Urban Arts Boa Viagem com os fotógrafos pernambucanos de fine art, promove exposição de Breno Pessoa, dia 26, às 17h, em formato petit comité. Breno é um nome em ascensão no segmento, com seu olhar épico.

Artesão
O Espaço Janete Costa Arte e Cultura, no Museu do Homem do Nordeste, reabre, quinta, às 11h. Dedicado aos artesãos e artistas populares, a loja do Muhne conta com peças produzidas por artistas locais e que podem ser adquiridas pelo público a preços acessíveis.

Tags

Autor