TRAUMA

Luciano Szafir revela que perdeu 22 kg por causa da covid-19 e quase não conseguia andar

Ator passou mais de um mês internado, entre junho e julho, após ser infectado pela segunda vez pelo coronavírus

Imagem do autor
Cadastrado por

Romero Rafael

Publicado em 02/09/2021 às 19:43 | Atualizado em 02/09/2021 às 19:47
Notícia
X

O ator Luciano Szafir enfrentou uma longa luta contra a covid-19. Ele foi internado no dia 18 de junho, quando infectado pelo coronavírus pela segunda vez, e recebeu alta mais de um mês depois, já no final de julho. Durante esse período, foi intubado e sofreu embolia pulmonar e rompimento no intestino, o que o levou a ser submetido a uma cirurgia, mesmo com estado de saúde fragilizado.

Em entrevista à jornalista Leda Nagle, Luciano Szafir revelou que foram-se mais de 20 kg desde a internação até a ida para casa. "Perdi 22 quilos. Eu já recuperei 10 ou 12, mais ou menos. Mas, assim, as pernas ficaram muito fracas, os braços, a parte respiratória. Eu tive cinquenta por cento do pulmão comprometido, talvez um pouco mais. Eu não conseguia dar três passos."

Também na entrevista, Luciano Szafir contou que se lembra da sensação ao ser intubado. O relato em si já causa certo incômodo: "Me levaram para intubar, eu sentia o tubo entrando, ficava sem ar como se tivesse engolindo água e desmaiava, não sei se apagava ou morria, era essa a sensação".

Ainda sobre o período em que esteve internado, o ator e pai de Sasha Meneghel disse a Leda Nagle que nunca antes havia sentido tanta dor e que não conseguia descansar mesmo quando deixou a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e foi transferido para o quarto. "Eu não conseguia dormir a noite, mesmo depois que eu voltei para o quarto. Eu tive pesadelos com isso várias vezes. Um pânico mesmo", falou Luciano Szafir, que tem feito sessões de fisioterapia.

"Não sou mais o mesmo Luciano de antes"

Em outra entrevista, desta vez à Quem, Luciano Szafir relatou que o pós-covid-19 tem se mostrado também desafiante. "Não sou mais o mesmo Luciano de antes. O pós-Covid é tão complicado quanto o durante. A recuperação é lenta, e entender isso ajuda muito. Tenho lapsos de memória, canso muito mais rápido e ainda fiz uma colostomia. Não é fácil, mas me sinto privilegiado por ter oportunidade de acompanhamento médico e toda a assistência que preciso."

O ator tem feito terapia para ajudar na sensação de angústia deixada por todo o processo pelo qual já passou.

 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Luciano Szafir (@szafiroficial)

Tags

Autor