ARTES PLÁSTICAS

Obra de Abelardo da Hora será reunida em importante catálogo

Criações do artista pernambucano estarão no catálogo raisonné, em que se registra, de forma abrangente, todas a produção conhecida do artista

Imagem do autor
Cadastrado por

Romero Rafael

Publicado em 08/09/2021 às 22:47 | Atualizado em 08/09/2021 às 22:47
Notícia
X

O artista pernambucano Abelardo da Hora, um dos maiores brasileiros que já tivemos, vai ganhar um catálogo raisonné, material fundamental, dentro da arte, para se conhecer de forma definitiva um artista - e, mais ainda, a dimensão e o alcance de sua obra. Abelardo faleceu em 23 de setembro de 2014 e é reconhecido, sobretudo, por suas esculturas.

No catálogo raisonné, registram-se, de forma abrangente, todas as obras conhecidas do artista. Elas passam por autenticação para que possam ser identificadas de forma confiável por terceiros e são catalogadas com título, data, descrição, dimensões, técnica empregada, localização, histórico de exibição, estado de preservação, assinatura, bibliografia relacionada e numeração catalográfica.

Hoje, apenas três artistas brasileiros possuem tal documento: Portinari, Tarsila do Amaral e Eliseu Visconti.

Autorizado pelos herdeiros, a coordenação da pesquisa ficará a cargo do publicitário e professor Daniel da Hora, que também é neto e especialista na obra de Abelardo da Hora. O projeto deve levar dois anos e seu lançamento vai coincidir com as comemorações do centenário do artista, em 2024.

Tags

Autor