COLUNA SOCIAL 1

Desmatamento, bioeconomia e CasaCor ... Esses são os destaques da coluna Social1

A coluna Social1 do Jornal do Commercio deste domingo, 12 de setembro de 2021

Imagem do autor
Cadastrado por

JC

Publicado em 12/09/2021 às 11:49 | Atualizado em 27/06/2022 às 16:45
Notícia
X

Para monitorar o desmatamento

Natura, Mapbiomas, InfoAmazonia e Hacklab criaram a plataforma PlenaMata, que monitora em tempo real o desmatamento na Amazônia. A ferramenta apresenta um contador de árvores derrubadas por minuto e hectares desmatados, a partir de informações atualizadas diariamente e com a possibilidade de gerar mapas e gráficos interativos. Segundo dados do Prodes/Inpe, o desmatamento já atingiu quase 20% da Amazônia brasileira desde o início da série histórica, em 1988.

Aumento

A plataforma PlenaMata contabilizou que, em 2020, a área desmatada chegou a 1 milhão de hectare. Tasso Azevedo, do MapBiomas, explica que o cenário preocupante foi intensificado nos últimos 30 anos, mas a taxa de desmatamento tem crescido mais desde 2017.

Preservação

"Se continuarmos assim, vamos afetar os mecanismos de autopreservação da floresta, como a reciclagem da água para produção de chuvas. Por isso, é indispensável engajar o setor público e o setor privado, bem como a sociedade civil", comenta Tasso.

Sustentável

A diretora de Sustentabilidade da Natura, Denise Hills, destaca que a proposta é evidenciar o problema do desmatamento e compartilhar soluções de bioeconomia, baseada na manutenção da floresta em pé.

Bioeconomia

"É imprescindível mudar a lógica de desenvolvimento da região amazônica. Modelos ligados à bioeconomia comprovam que é possível conciliar desenvolvimento econômico com progresso socioambiental", afirma Hills.

DIVULGAÇÃO
Carla Cavalcanti, Gabi e Isabela Coutinho, à frente da CasaCor PE - DIVULGAÇÃO

CasaCor PE 1

A CasaCor Pernambuco fará edição, de 28 de outubro a 5 de dezembro, no terraço de eventos do Shopping Recife, localizado após o restaurante Coco Bambu, em frente à Bodytech. A mostra terá 22 ambientes numa área de 2 mil metros quadrados. Será num formato pocket, com foco em estúdios e lofts na área interna, além de ambientes operacionais na parte externa, como livraria da Cepe, loja de artesanato Sebrae Cape, bar da Carvalheira, café Santa Clara e espaço gourmet Copergás.

CasaCor PE 2

Participam 32 arquitetos - entre eles, Luiza Nogueira, Diogo Viana, Ana Cristina Cunha, Mário Baô e as duplas João Vasconcelos e Luiz Dubeux, Alisson Albuquerque e Rodrigo Malvim.

RioMar

Aniversariantes

Carlos Porto, Mécia Turton, Bernadete Pessoa, Pedro Pita, Sônia Rabelo, Lúcia Maranhão, Alessandra Castelo Branco, Rejane Maranhão, Guilherme de Albuquerque Filho, Alexandre Menezes Júnior, Cecília Didier e Eduardo Salazar.

Nordeste é o destino da vez

A pesquisa de Hábitos de Consumo nas Classes C e D da Superdigital, fintech do Santander, observou uma corrida por viagens aéreas entre esse público, em Pernambuco, na Bahia e no Ceará, estados nordestinos analisados. O setor de companhias aéreas foi o que mais cresceu em julho em relação ao mês anterior, com incremento de, respectivamente, 131%, 52% e 47%.

Passarela

Semana de moda de NYC começou com destaque brasileiro: Raynara Negrine. De origem humilde, brilhou no desfile da Proenza Schouler. Carolina Herrera e Michael Kors são os próximos.

Chá beneficente e online

A cardio Sandra Mattos, da ONG Círculo do Coração há 26 anos, realiza chá beneficente para a aquisição de um ecocardiógrafo. O evento online Primavera do Coração será dia 21 com cestas assinadas pela Mariage Enxovais e Di Cahu Cakes. A ONG trata de fetos e crianças cardiopatas carentes.

Lua de mel

ARQUIVO PESSOAL
Cleo Pires, Fabi Sanctis e Leandro D'Lucca no Dolphin Hotel em Noronha. Em tempo, o casal está passando a lua de mel no balneário pernambucano. - ARQUIVO PESSOAL

Leilão

Com curadoria feita pelo idealizador da Casa Balea, Raoni Assis, vai ter leilão com 60 obras de 40 artistas, hoje, às 16h. São ilustrações, desenhos, aquarelas, acrílica, óleo, esculturas e bordados. Tudo ao vivo e virtual, com transmissão pelo canal da Balea no YouTube.

Rápidas

O promotor de Justiça e professor de direito José Lopes vai comemorar seu aniversário, dia 18, com petit comité, num catamarã, em São José da Coroa Grande, para amigos.

Dona Carmem Virginia estreou o quadro "Seu Pedido É uma Ordem", quinta, com a cantora Eliza Mel. As cantoras Elza Soares e Mariene de Castro e o chef e apresentador do Mestre do Sabor, Claude Troisgros, vão participar em breve. O quadro faz parte do Comida de Quinta, programa dela no Instagram.

O Primeira Infância Plantar Amor (PIPA) é o primeiro empreendimento social focado em primeira infância e cuidados parentais a se filiar à Amcham-Recife. Consolida a tendência ao Enviroment Social Governance (ESG), que trata de empresas com preocupação social.

A advogada e codeputada Robeyoncé Lima, das Juntas (Psol), está no Guinness. Alcançou recorde por maior tempo de comparecimento em uma conferência virtual de direito realizada pela OAB.

Galeria

IVALDO BEZERRA/DIVULGAÇÃO
Marcio Almeida. Jose Patricio, Marco Polo, Roberta Borsoi e Lucia Costa Santos nas cadeiras de praia colocadas para admirar Boa Viagem - IVALDO BEZERRA/DIVULGAÇÃO

Inquilinos

Amazon Transportes, Mobly, Gafor Logística, Plástico Novel, Prefeitura do Cabo, Agemar, Ciat Logística, PetLov, Shippify e Moraes Serviços Logísticos são os mais novos inquilinos do Cone Multimodal, de Marcos Roberto Dubeux. No Cabo de Santo Agostinho.

Cafeteria 1

Novidade no mundo dos baristas: a torrefação Selen Café é a única do Recife a participar do Desafio Nacional de Torra, em BH. Um dos critérios da competição é a sustentabilidade.

Confeitaria 2

Segundo um levantamento da Wise Guy Reports, o mercado global de confeitaria e doces deve apresentar constante crescimento durante os próximos anos, e mesmo na pandemia, os números são positivos. Em 2018, foi avaliado em mais de US$ 1,9 bilhão, e a previsão é que chegue a US$ 2,5 bilhões até o final de 2025.

Confeitaria 3

Outro indicador mostra que o delivery também está acompanhando o sucesso deste segmento, com aumento de 61% em compras de doces no aplicativo iFood. Isso aqui no Brasil, mas o mundo todo mirou as atenção para os produtos considerados sobremesas, lanches e bolos.

Tags

Autor