Casa do Vinho, em Olinda, abre para a culinária paraense com o chef amazônico Astrum Zion
Restaurante serve de quarta-feira até sexta uma gastronomia que mescla os sabores do Pará com a cozinha internacional
O culinarista amazônico Astrum Zion, de origem afro-indígena, faz uma temporada na Casa do Vinho Al Mare, restaurante-casa à beira-mar de Olinda comandado pela sommelière Ana Paula Crasto. De quarta-feira (15) até sexta (17), ele serve, no almoço e jantar, uma gastronomia baseada em insumos tradicionais da Amazônia - ou seja, essencialmente brasileira - mesclada com a cozinha internacional. O cardápio da casa, a propósito, também pode ser pedido.
O menu fechado custa R$ 140, por pessoa, e se trata de uma ode ao Pará em forma de comida. Contempla, de entrada, com dedicação a Dona Onete, bolinho de piracuí (farinha feita de peixe) ou pastel de camarão do Ver-o-Peso com jambu. O prato principal homenageia Fafá de Belém: risoto de maniçoba com costelinha no tucupi ou arroz paraense com filhote em tempurá de aviú (camarão pequeno) e farinha de Bragança.
Para finalizar, a sobremesa é dedicada a Gaby Amarantos: musse de cupuaçu e chocolate da Ilha do Combu (puro cacau e artesanal) mais crumble de castanha-do-pará.
Astrum Zion participou, em 2019, do reality gastronômico "Égua do Chef", realizado em Belém, que explorava a cozinha de fusão.