SOCIEDADE

Coluna social: Desigualdade social, medicina personalizada e culinária

Confira as notas de destaque da coluna Social1 desta quinta-feira

Imagem do autor
Cadastrado por

Gabriela Andrade

Publicado em 16/09/2021 às 8:02 | Atualizado em 16/09/2021 às 8:09
Notícia
X

A desigualdade social continua bem latente

Levantamento dos economistas Renato Herdeiro e Naercio Menezes-Filho, do Insper, a partir de microdados da Pnad Contínua, do IBGE, traz questões sobre a pandemia e reforça que ser negro no Brasil ainda é sinônimo de desigualdade. No estudo dos pesquisadores, foram os pretos, pardos, indígenas e os menos escolarizados quem sentiram mais o efeito negativo neste período tão sombrio. A pandemia também acelerou tendências observadas no período pré-pandêmico, considerada de recessão, como o aumento da taxa de desemprego (14,5% no segundo trimestre de 2021) e de desalento (4,9%).


Dia do Frevo


Marcelo Canuto, pres. da Fundarpe; Nilo Otaviano, dir. da Orquestra Arruando; Gilberto Freyre Neto e Ricardo Mello, secretários de Cultura do Estado e do Recife, respectivamente

Família


Bruna, Camila e Marcelo Filho com os pais, Liana e Marcelo Ventura, na inauguração dos serviços de terapia aquática e multissensorial da Fundação Altino Ventura

Genética 1


Exames de genética trazem avanços significativos para a medicina personalizada. São capazes de proporcionar informações mais precisas acerca do estado de saúde de um paciente, além de tornar tratamentos mais assertivos. Uma das áreas que mais se beneficiou dessa tecnologia foi a oncologia.

Genética 2


O Painel Somático Tumores Sólidos — Target, por exemplo, é um exame para detectar variações relevantes no DNA e RNA, relacionadas aos diversos tipos de tumores sólidos. "Entendendo as peculiaridades de cada tumor, o médico ganha mais informação para prescrever o tratamento e os medicamentos mais eficientes em cada caso", destaca o médico geneticista João Bosco Oliveira.

Hospital


Hoje, o Real Hospital Português completa 166 anos com Missa em Ação de Graças, às 9h, seguida por Sessão Solene. A solenidade marcará as inaugurações da nova Emergência, da Clínica de Vacina e do Centro de Pesquisa. O evento será híbrido.

Sabe-tudo


A pesquisadora da Fiocruz Margareth Dalcomo é um dos nomes confirmados para o 4º Fórum IRAS, em outubro. O evento é organizado pelo presidente do Sindhospe, George Trigueiro.

Aniversariantes


Chuva de bênçãos para os queridos Guilhermina Bandeira, Anabela Mareschal, João Lucas Neves, Mariana Colaferri, Cláudia Santos, Isnaldo Braga, Beth Simón, Marisa Bourdon e Benjamin Azevedo.

Acessórios


Juana Moura lança, hoje, nova coleção da marca cearense Catarina Mina, no espaço da Jaqueira. Trata-se de uma moda de colaboração.

Criação


Oportunidade única para conhecer o processo criativo do artista plástico David Alfonso, em especial sua produção para a mostra Deuses Ocultos, que está em cartaz na Arte Plural Galeria. Hoje e sábado, ele conduz visita guiada para falar da expô. Não tem agendamento, mas é bom chegar cedo para garantir a vaga.

Cozinha do Pará


Hoje e amanhã, o chef amazônico Astrum Zio serve um menu que é uma ode à cozinha do Pará. Tanto no almoço quanto no jantar, na Casa do Vinho Al Mare, comandada pela sommelière Ana Paula Crasto, na orla de Olinda. O cardápio da casa está mantido.

Cozinha turca


A dupla Pedro Godoy e Eduardo Freire reabre o Arvo Restaurante, no Torreão, durante as noites, das terças-feiras aos sábados. No cardápio, uma das novidades, é uma aba denominada Mesas. Há uma influência turca nos pratos desta seção.

Livro 1


Apesar de ser instrumento de formação de leitores e cidadãos, o livro é também um objeto de desconstrução social. "Você já viu princesa cadeirante, gorda ou de óculos? Certamente, não", questiona a professora rondoniense Rosangela Hilário.

Livro 2


É por isso que ela vai ministrar a oficina "Desprincesando o conto de fadas", pelo Arte da Palavra do Sesc, a partir do dia 27. "Os contos se tornaram populares nas 'grandes' navegações, quando foi preciso reafirmar o mito do navegador destemido, que será recompensado com uma donzela bela e recatada", conta.

Tempo, tempo


A coach Nathiene Alencar comenta que existem técnicas de gestão do tempo, que passam por planejamento, organização e disciplina. "Também há ferramentas e exercícios de controle consciente do tempo empregado em cada atividade. A ideia é priorizar as tarefas de acordo com seu grau: urgente, circunstancial e importante", ensina. "Precisamos focar também no físico, mental, emocional e espiritual, ao invés de nos determos apenas às tarefas habituais do dia a dia."

Rápidas


Yara Paiva e Djani Pereira vão movimentar sua Varanda Conectada no RioMar Casa, hoje, às 20h, com a presença de Priscila Nunes, que dará dicas de grazing table.

Lembrete para inauguração do Faaca Burger e Parrilla, hoje, no Shopping Guararapes.

Nena Queiroga faz pocket show nesta quinta, às 20h, no Seu Boteco.

A rede de restaurantes Bode do Nô abre as portas da unidade de Afogados para a comédia, com Rafael Tibério e Carlos Santos.

Depois de passar por reforma, o Fabbrique, no Poço da Panela, contará com noites de jazz. Hoje, tem Clave de Fá, às 20h.

A Aliança Nacional LGBTI passa a fazer parte do Conselho Municipal de Direitos Humanos e Segurança Cidadã do Recife para o biênio 2021/2023.

A missa de 7º dia do arquiteto e urbanista José Luiz Mota Menezes será realizada hoje, às 19h, de forma virtual, na Paróquia de Casa Forte.

Tags

Autor