SOCIEDADE

Coluna social: Livro familiar, revitalização urbana e doação de arte

Confira as notas de destaque da coluna Social1 desta sexta-feira

Imagem do autor
Cadastrado por

Gabriela Andrade

Publicado em 17/09/2021 às 8:07 | Atualizado em 17/09/2021 às 8:07
Notícia
X

Livros familiares: perpetuação

Um segmento do mercado editorial que vem ganhando cada vez mais importância é o livro familiar. Trata-se de um trabalho que resgata os valores e as memórias da família para as próximas gerações. Estes livros são publicados para o consumo entre familiares — portanto, a tiragem varia, podendo ser a partir de 10, chegando a 500 ou mais exemplares conforme o número de familiares. De acordo com Eduardo Villela, book advisor, os livros de família são instrumentos importantes para manter vivo o legado de uma geração.


Documento


"Este tipo de livro é um documento vivo daquilo que a pessoa ou a família é e já viveu, pois reúne em suas páginas as lições e a contribuição de uma pessoa ou grupo para o mundo", reforça Eduardo Villela.

História


Além de relatar trajetória e curiosidades, os livros de família contam a história do lugar onde aquela pessoa ou família viveu. A inclusão de fotografias ajuda a contar essas belas histórias e confere um charme adicional ao livro.

Revitalização de áreas centrais


O arquiteto e urbanista catalão Joaquim Sabaté é um dos palestrantes convidados para o 1° Seminário Internacional de Reabilitação de Áreas Centrais. Sabaté é autor de numerosas obras de planejamento urbano em vários países e já recebeu vários prêmios. Será dia 29, a partir das 13h, em plataforma online e gratuiao. A programação e as inscrições podem ser acessadas em bit.ly/inscricaoseminarioareascentrais.

Reconhecimento internacional


A jurista Roberta Luna Cerqueira comemora a conquista de dois títulos importantes e de âmbito internacional: o Cyber Conflicts, pela The State University of New York (EUA), e o Inteligência Artificial e Direito, pela Lund University (Suécia). Em tempo, ela é sobrinha do presidente da Petrobras, o general Joaquim Silva e Luna.

Aniversariantes


José Henrique Coelho Dias da Silva, Alexandre da Fonte, Eliete Conte, Diva Dias, Marcus Studart, Luciana Pinheiro, Lúcia Heráclito, Laércio Portela, Ana Luiza Feitosa, Maurício Rands, Jackeline Viana, Elias Roma Filho, Fátima Maciel e Ione Carvalho.

Páginas


Dalva Almeida lança o livro A Bruxa de Burgos, com renda para o HCP

Novela


Subprocuradora-geral da República aposentada e autora de O Escândalo da Mandioca, Dalva Almeida lança A Bruxa de Burgos, novela sobre uma jovem que sai dos canaviais para os salões da Europa. A obra mergulha na classe média recifense.

Homenagem


A secretária Ana Paula Vilaça será homenageada na cerimônia de posse da nova diretoria da ACP, em outubro. "Ela desdobrou esforços para nos atender em um momento muito delicado", destacou o primeiro secretário, Marlos Macedo.

Celebração


O Assaí vai comemorar seus 47 anos com duas frentes: sorteando 7 milhões em prêmios e doando 47 mil refeições por semana para a instituição Ação da Cidadania contra a Fome, a Miséria e pela Vida, totalizando mais de 200 toneladas de alimentos. Até 31 de outubro.

Brasil - Alemanha


Produzida por Carla Valença, a exposição colaborativa CKD — Completely Knocked Down — Recife Bremen Connection confirma a sua abertura para o dia 23, no Mamam, depois de adiada desde março de 2020. O projeto traz cinco artistas recifenses e quatro alemães. Dos nossos, Paulo Bruscky, Márcio Almeida, Maria do Carmo Nino e Francisco Valença Vaz, idealizador do projeto junto com a alemã Rebekka Kronsteiner.

Doação


O artista plástico alemão Wolfgang Hainke irá doar para o MAMAM uma das suas conhecidas obras,W(H)/ALE-A Remake Portfolio. A peça de arte, em formato de caixa arquivo de couro, com acessórios banhados a níquel, traz 24 prints do próprio artista e trabalhos de outros do movimento Fluxus na Alemanha. Só existem 16 dessas obras no mundo e uma estará em exposição, até o dia 12 de dezembro, durante o projeto CKD.

Rápidas


Doris David de Souza promove almoço na sua Casapronta, hoje, em torno da arquiteta Juliana Pippi. Vai receber convidados na Varanda Argila, criada por Juliana, e apresentar a coleção outdoor da Dona Flor Mobília.

A fotógrafa Andréa Leal participa do Wave of Light, que marca o mês de Conscientização da Perda Gestacional e Neonatal. O ensaio retrata 12 famílias e será transformado em exposição pelo Instituto Transforma a Dor.

O planejador financeiro João Scognamiglio irá comandar um workshop gratuito sobre investimentos, totalmente online, de terça a quinta, com o objetivo de ajudar as pessoas a darem o primeiro passo e investirem em segurança.

Daniel Mafra, diretor de marketing da Colcci, é o convidado de Isabel Nascimento no Espaço Consciência Arbor, amanhã, às 19h, no RioMar Casa. Ele vai compartilhar a experiência da transformação da marca em busca da sustentabilidade.

Nesta sexta, o Espaço Soul Me realiza mais uma edição do Chá da Alice, que receberá a oncologista Carla Azevedo e a 'master coach' Michelly Felix, em torno do tema "A cura da alma".

O engenheiro e escritor Jayme Fonseca Jr. lança o livro Meu Confortável Peso nas Costas, amanhã, às 17h30, na Livraria da Praça de CF. Quando baterá um papo sobre viagens com a jornalista Luísa Ferreira, do blog Janelas Abertas.

Tags

Autor