VOCÊ SABIA?

Conheça outros artistas que assim como José de Abreu, largaram a carreira artística para ingressar na política

Algumas celebridades até ganharam a disputa e foram eleitos

Imagem do autor
Cadastrado por

Gabriela Andrade

Publicado em 15/10/2021 às 13:41
Notícia
X

Nesta quinta-feira (14), José de Abreu surpreendeu a todos ao anunciar que irá apostar na vida política. O ator disse que vai se candidatar a deputado federal pelo Partido dos Trabalhadores (PT) no Rio de Janeiro, nas eleições de 2022. 

O artista não é a primeira celebridade que entrou no mundo da política. Por isso, o Social1 reuniu cinco famosos que já se envolveram com política. Confira:

Thammy Miranda

O filho da cantora Gretchen se elegeu vereador da cidade de São Paulo com mais de 43 mil votos, em 2020. Atualmente, Thammy é pai de Bento, de 10 meses, fruto do casamento com a modelo e assistente de palco Andressa Ferreira.

Em 2016 ele também foi candidato a vereador, pelo Partido Progressista, também na cidade de São Paulo. Porem, não conseguiu se eleger, obtendo apenas 12.408 votos.

Fernanda Lacerda

Também em 2020, a modelo Fernanda Lacerda, conhecida como a Mendigata do programa Pânico na TV, se elegeu como suplente em São Bernardo do Campo, Grande São Paulo. A musa da Gaviões da Fiel teve 143 votos.

Gilberto Gil

O cantor Gilberto Gil iniciou a sua participação partidária junto com a promulgação da Constituição Federal, a chamada Constituição Cidadã, em 1988. Nesse ano, ele se elegeu vereador em Salvador, pelo PMDB, e cumpriu o mandato até 1992.

Em 1990, filiou-se ao Partido Verde (PV), onde permanece até hoje. Porém, sua atuação política mais destacada foi quando aceitou o convite do então presidente Lula para assumir o Ministério da Cultura, função que ele desempenhou entre 2003 e 2008.

Clodovil

Muitos não sabem, mas além de estilista, em 2006, Clodovil entrou para a política ao se eleger deputado federal pelo Partido Trabalhista Cristão (PTC), com a terceira maior votação em São Paulo. Como de praxe, provocou polêmicas. Homossexual, foi contra a Parada do Orgulho Gay e ofendeu mulheres no plenário. Ele faleceu em 2009, sem concluir o mandato.

MC Carol

A funkeira se candidatou ao cargo de deputada estadual do Rio de Janeiro, em 2018. Em 2014, ela se juntou ao Partido Comunista do Brasil. Sua decisão foi tomada após ter algumas conversas com Marielle Franco, que foi assassinada com seu motorista.

Siga o Social1 no Instagram, Facebook, Twitter e TikTok.

Tags

Autor