Conscientização

Saiba o que é e como surgiu o Novembro Azul

O mês de combate ao câncer de próstata

Imagem do autor
Cadastrado por

Ana Anjos

Publicado em 01/11/2021 às 16:35 | Atualizado em 01/11/2021 às 18:08
Notícia
X

Chegamos no mês mundial de combate ao câncer de próstata, o Novembro Azul. A data é celebrada no dia 17 de novembro e surgiu no ano de 1999 após um grupo de amigos decidirem deixar o bigode crescer, com a finalidade de chamar atenção para a saúde masculina.

A equipe realizou a ação na Austrália e todo valor que eles arrecadavam era doado às instituições de caridade. Em 2003, a Movember Foundation Charity foi criada, sendo a palavra 'Movember' a junção de Moustache [bigode] e November [novembro]. Dessa forma, o Novembro Azul ficou conhecido com o símbolo do bigode e com a cor azul.

Já no Brasil, a campanha iniciou-se pelo Instituto Lado a Lado Pela Vida em parceria com a Sociedade Brasileira de Urologia, no ano de 2008. Um dos principais objetivos deste mês é quebrar o preconceito de ir ao médico e realizar o exame de toque, que ainda existe muita aversão por parte das pessoas com pênis.

Segundo o Sistema de Informação Ambulatorial, de 2016 a 2020, a procura de homens por uma consulta ao médico aumentou em 49,96%, sendo de 425 milhões de atendimentos para 637 milhões. Mesmo assim, ainda não são tantos os que marcam os exames. No Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum em pessoas com sistema reprodutor masculino.

Por ser um grande alarde na saúde, é preciso combater a doença e incentivar as pessoas a realizarem o teste de toque. No início, a doença não apresenta sintomas e o exame de sangue, sozinho, não é suficiente, principalmente para aqueles que passam dos 45 anos.

Siga o Social1 no Instagram, Facebook, Twitter e TikTok.

Tags

Autor