CASACOR Pernambuco celebra memórias afetivas na decoração
Taís Cintra
Especial para o Social 1
A ambientação de uma casa é parte do que somos. É a partir dessa premissa que a CasaCor PE está de volta depois de um hiato em 2020 – que contou com uma edição especial em formato diferente. O tema deste ano é “A Casa Original” que visa resgatar o sentimento de pertencimento e a nossa ancestralidade. A mostra está em exposição no pavilhão externo do Shopping Recife, de segunda à sexta, das 14h às 22h, e domingo e feriados, das 12h às 20h, até o dia 05 de dezembro.
São 22 ambientes montados por arquitetos, designers de interiores e paisagistas em uma área de 2.000 m². Os visitantes podem encontrar desde lofts e suítes de casal até mesmo uma galeria de arte, espaço inédito na CasaCor PE. Entre as tendências nos ambientes, estão os tons terrosos, presentes em boa parte dos espaços, como no projeto do arquiteto Diogo Viana, que criou um ambiente onde se integra um ateliê de arte a uma sala de estar. A mobília aconchegante e os quadros da artista Lúcia Helena permitem ao visitante uma sensação única de conforto. A paleta de cores terrosas também é destaque na Suíte Terroir das arquitetas Renata Magalhães e Vivian Santos. O carinho da casa da avó também se faz presente nas decorações. O loft de Josemar Costa e André Azevedo trouxe um conjunto de garrafas com plantas, deixando a ambientação clean e nostálgica ao mesmo tempo.
Os móveis fluidos e orgânicos são outra tendência na CasaCor PE. O Living Seco criado pelos arquitetos Thaisa Tenório e Magno Costa traz essa proposta mais dinâmica na decoração. A inspiração partiu de uma música de Marisa Monte e trouxe elementos que remetem ao sertão. “A gente quis trazer essa originalidade, buscando alguns elementos do sertão e alguns materiais que era usados nas casas rudimentares, utilizando isso de uma forma mais contemporânea, moderna e minimalista”, afirma Thaisa Tenório.
Do lado de fora do pavilhão, encontramos A Casa Criativa dos arquitetos Alysson Albuquerque e Rodrigo Malvim com peças do acervo do Centro de Artesanato de Pernambuco, junto ao SEBRAE-PE. A loja, com obras de artistas populares, está inserida em três containers. “A gente imaginou revestir esses containers com piaçava fazendo uma alusão à casa dos povos originários do Brasil, que são os indígenas. Queríamos trazer uma identidade muito particular com elementos feitos à mão”, explica Alysson Albuquerque, que criou um ambiente interno para que as obras pudessem ter destaque através de iluminações cênicas e um pano de fundo neutro.
Os visitantes podem fazer uma pausa para um café, que também foi especialmente projetado para a mostra. “A grande inspiração da gente foi reconectar. Por isso, pensamos em um espaço com mesas grandes para que as pessoas pudessem estar juntas”, detalha a arquiteta Juliana Dijck, que quis levar um conceito de aconchego através do verde e da madeira.
A CasaCor PE acontece até o dia 05 de dezembro. Os ingressos estão à venda no local ou pelo site www.casacorpe.byinti.com. As diretoras da mostra Carla Cavalcanti, Isabela Coutinho e Gabriela Coutinho lembram que arquitetos e urbanistas têm 20% de desconto. Crianças até 12 anos não pagam ingresso.