É DO RECIFE

Já ouviu falar no 'gringo recifense'? Conheça o inglês que tem sotaque do Recife

Os vídeos que Peter posta nas redes sociais têm diversas temáticas, mas o que chamou nossa atenção mesmo foi sua forma espontânea de contar curiosidades sobre a cidade, o idioma e a cultura Pernambucana

Imagem do autor
Cadastrado por

Lívia Maria

Publicado em 14/11/2021 às 20:13 | Atualizado em 17/11/2021 às 22:32
Notícia
X

Você já ouviu falar no “gringo recifense”? Tem viralizado pelas redes sociais vídeos de um estrangeiro que mora no Recife e fala português com sotaque… do Recife! E muito bem, por sinal. Muita gente não acreditou e achou até que se tratava de um recifense “fantasiado de gringo”. Peter O'Brien, o nosso gringo recifense, fala “oxe” e “eita” e já expressou em um dos seus vídeos que tem dificuldade de falar com pessoas do Sul e Sudeste por telefone por não entender muito bem o sotaque.



Os vídeos que Peter posta nas redes sociais têm diversas temáticas, mas o que chamou nossa atenção mesmo foi sua forma espontânea de contar curiosidades sobre a cidade, o idioma e a cultura Pernambucana. E, claro, fomos conversar com ele, que é inglês e está no Recife desde 2019, para saber como ele veio parar na nossa cidade.


De acordo com Peter, ele conheceu sua atual esposa pelo site Omegle, que ao contrário do que muitas pessoas podem tá pensando, não é um site específico para procurar relacionamentos. O Omegle é um site que aleatoriamente combina usuários para conversar em chats de texto e até por vídeo. Peter disse que a esposa apareceu para ele e “o resto é história”. “Comprei passagem para Recife e passei 6 meses morando com ela, no quinto mês pedi a ela para noivar”, contou.

Depois do noivado, Peter teve que retornar à Inglaterra para concluir a faculdade e só após formado, em 2018, eles se casaram quando a esposa foi para Londres. Após o casamento os dois voltaram para o Brasil e o casal vive em Recife desde então. No começo, ele diz, achou a cidade muito quente, mas logo se acostumou. “Tem muito trânsito em Recife, mas em geral eu gosto muito da cidade, em específico as comidas, amo picanha e rodízio de carne”, explicou. Outra coisa que Peter gosta? As praias, claro. Ele cita Porto de Galinhas, Tamandaré e Maragogi, em Alagoas, como suas favoritas.

A adaptação ao Brasil

Além do idioma, Peter fala que uma das coisas mais diferentes para ele nessa mudança foi as refeições. “No Brasil, o almoço é uma refeição pesada, mas na Inglaterra o jantar é a refeição principal”, explicou. O principal desafio para ele foi se sentir menos seguro nas ruas e a dificuldade com o atendimento de serviços públicos, como a retirada de documentos, mas de resto ele é apaixonado pela cidade e compartilha nos vídeos do seu TikTok tudo que acha de diferente por aqui.

Mas, e como Peter aprendeu o português? Segundo ele, fez um curso básico na faculdade e praticou em alguns aplicativos de línguas, mas o que o deixou mais expert no idioma foi morar no país e ser forçado a falar com os brasileiros. “Todos os dias escutando e aprendendo o jeito que vocês falam, as gírias e expressões em específico”, ele explica. Então tá explicado como ele fala do “nosso jeitinho”!

Peter também compartilhou o que ele gostaria que a Inglaterra “importasse” do Brasil: um bom almoço brasileiro, o nosso churrasco e rodízio e o forró! “Lá [na Inglaterra] só tem música eletrônica nas festas. Forró é bom de dançar, de verdade!”, comentou.

Mais do que mais um gringo no Brasil, um gringo “de Recife”, Peter fica muito feliz em ter aprendido português com nordestinos, em especial, recifenses. “São um povo acolhedor e estou feliz em falar o português com o sotaque deles. Eu fico feliz em saber que o povo está curtindo o meu conteúdo”, fala bem feliz sobre o reconhecimento nas redes.

Os favoritos do “gringo recifense”

Perguntamos a ele algumas coisas que ele mais gosta do Brasil, além, é claro, do churrasco. Ele foi enfático ao dizer que ama forró, em especial o cantor Wesley Safadão, e de brega funk. “Eu gosto muito da cultura brasileira, gosto da música, das danças, das festas, eu gosto muito de tudo. A cultura brasileira é muito rica e tem pra todo mundo”, comenta.

E a gíria preferida dele? Não podia ser outra que não um bom “oxe”! “Eu falo o tempo inteiro. É uma palavra que dá pra usar com todas as situações”, conclui.

Assista ao vídeo e saiba quanto ganha um Tiktoker:

Tags

Autor