SOCIEDADE

Coluna social: Disputa de kart em Pernambuco, Homem da Meia Noite e aumento da mortalidade no Recife

Confira as notas de destaque da coluna Social1 desta sexta-feira

Imagem do autor
Cadastrado por

Gabriela Andrade

Publicado em 19/11/2021 às 7:13 | Atualizado em 25/11/2021 às 10:10
Notícia
X

Kart: PE tem novo nome em ascensão

Pernambuco tem tido destaque no kart regional por causa de Rafael Furtado. Com apenas 13 anos, ele conquistou o primeiro lugar na categoria júnior nenor no Campeonato Paraibano, há poucos dias. Esse título junto ao de Campeão do Nordeste em competição organizada pela Confederação Brasileira de Automobilismo, em outubro, levaram o atleta a conquistar o título de Campeão do Ano. Os treinos agora serão direcionados para a temporada 2022. Em janeiro, 500 milhas de Kart, no Kartódromo da Granja Viana, em São Paulo. Também está na programação, disputar os campeonatos Rotax de Kart. "Estamos confiantes que o ano que vem será bastante especial. Rafa tem tudo para competir de igual para igual com os melhores pilotos da sua categoria, pois investimos de forma expressiva em equipamentos e em tecnologias que ajudam a melhorar o seu desempenho nas pistas. Se Deus quiser, ele vai voltar com outros troféus para deixar sua coleção de mais de 70 títulos mais bonita e com experiências cada vez mais relevantes. Quem sabe, em breve, estaremos no Mundial de Kart", destaca o pai, Flávio Costa. Em 2022, Rafael passará para a categoria Júnior pela idade e deve seguir na condução de carro sem marcha com motor de dois tempos, que chega a uma velocidade média de 120km/h. Nomes como Wilson Fittipaldi Jr, Emerson Fittipaldi, Nelson Piquet Jr., Maneco Combacau, Carol Figueiredo, Ayrton Senna, Waltinho Travaglini, Rubens Barrichello, Tony Kanaan e Felipe Massa, assim como Michael Schumacher iniciaram suas carreiras com a mesma trajetória no automobilismo.


Fim de ano


Lana e Guilhermina Bandeira receberam, na Joseffina, para a tradicional confra de Natal, que reuniu todas

Coroa


A miss PE Guilhermina Montarroyos passa a faixa de Moreno na premiação de hoje à noite

Experiências


A vice-prefeita do Recife, Isabella de Roldão, a Smart Cities Brazil, em Barcelona

Coco Bambu aposta no Vasto


Imagina juntar o melhor da comida japonesa com carnes nobres? Eis a nova proposta do grupo Coco Bambu com o Vasto, restaurante inspirado na temática americana. A terceira operação deste braço da rede foi aberto, esta semana, no Shopping Recife. Antes só havia em Brasília e, dezembro, é a vez de SP. Mais intimista, com pratos mais requintados, jazz todos os dias e um cardápio mais refinado.

Seu Luna abre hoje no Espinheiro


As arquitetas Anelise Sobral e Silvia Motta assinam o projeto do Seu Luna Espinheiro, que abre a partir de hoje. O ar de "quintal de casa" continua e a arquitetura do espaço foi evidenciada. Barro, palha e corda foram usados acabamentos junto com o artesanato local compondo a ambientação. Chamam atenção os murais de Glauber Arbos.

Talentosos


O artista Aslan Cabral e a estilista Caroll Falcão montam a exposição "Jeito de Mar, hoje e amanhã, na Casa Estação da Luz, em Olinda. A mostra reúne registros das intervenções artísticas e coleções de Caroll.

Calunga


Maria Garibaldi, diretora Executiva do Paço do Frevo, anunciou os detalhes do Homem da Meia Noite para o Carnaval 2022. Celebrando os 90 anos do Calunga, o tema será Ferver. O Paço do Frevo será um dos homenageado.

Calunga


Maria Garibaldi: Paço do Frevo será homenageado no Homem da Meia Noite

Black antecipada


A Millena Móveis e Eletro prepara live, em parceria com a TV Jornal, para apresentar as diversas ofertas da sua Black Friday antecipada. A transmissão é na segunda, às 20h15, com o comando de Flávio Barra. Link será divulgado no dia.

Aniversariantes


Sandra Wiethaeuper, Elizabeth Curra, Murilo Cavalcanti, elarmino Alcoforado, Regina Xavier, Carminha Lins, Sílvio Litvin, Teresinha Pinheiro, Eduardo Ferreira, Antônio Carlos Maciel, Geane Lacerda, Doris dos Santos e Alberto Magno Cavalcanti

Direitos


A PEC 17/2019 aguarda promulgação. É uma conquista porque torna a proteção de dados pessoais um direito fundamental. "É importante porque já vimos o quanto tratamento obscuro de dados impacta na sociedade, no comportamento, hábitos de consumo e até na democracia", comenta o advogado e professor da Faculdade Nova Roma, Silvio Latache, que complementa: "na prática, o reconhecimento de um direito como fundamental consiste em considerá-lo hierarquicamente superior no ordenamento jurídico".

Balança


Em Pernambuco, segundo o IBGE, o número de óbitos aumentou 19,3% em 2020 na comparação com 2019; no Recife, a alta foi ainda maior: 33,8%. Já os casamentos civis tiveram queda de aproximadamente 33% em 2020.

Rápidas


Para marcar o Novembro Azul, a Lucilo Maranhão Diagnósticos promoverá, no dia 30, um almoço e um leilão silencioso de artes no restaurante Pobre Juan. Parte dos valores serão revertidos para o Hospital de Câncer de Pernambuco.

O advogado Gustavo Escobar será empossado, hoje, como membro do Conselho Diretor da Associação Brasileira de Propriedade Intelectual - ABPI para o biênio 2022-2023. O evento de posse do presidente eleito, Gabriel Leonardos, e da nova diretoria será na capital paulista.

A maior rede de franquias de pastel do mundo chega ao Recife este mês. A 10 Pastéis vai abrir primeira loja em Recife, no Shopping ETC, com cardápio completo. A responsável é Cris Gomes.

O novo curso que o InstitutoRB promove dias 23 e 30, além dos dias 7, 14 e 21 de dezembro é "As Crises Contemporâneas", com o reconhecido Peter Pál Palbert. Tudo on-line.

A instituição beneficiada com R$ 1,00 a cada menu vendido no 7º PE Restaurant Week é a Anjos do Poço. A instituição trabalha no resgate de cães e gatos vítimas de maus-tratos. O evento segue até o dia 12, em 32 restaurantes.

Rodrigo Schuler realiza noite de autógrafos do seu livro Joaquina e Leonhard, hoje, a partir das 18h, na Livraria de Casa Forte. A obra aborda a genealogia e conta a origem da família Schuler em Pernambuco.

Tags

Autor