SOCIEDADE

Coluna social: construção civil, hiperemia por calor e leilão beneficente

Confira as notas de destaque da coluna Social1 desta segunda-feira

Gabriela Andrade
Gabriela Andrade
Publicado em 22/11/2021 às 7:17
Fernando Frazão/Agência Brasil
Rio de Janeiro - Trabalhadores da construção civil, operários reformam telhado de imóvel em obras no Centro do Rio. (Fernando Frazão/Agência Brasil) - FOTO: Fernando Frazão/Agência Brasil
Leitura:

Construção civil mostra recuperação no setor

A expectativa para o setor da construção civil é de um crescimento de 5% do PIB, neste último trimestre. Representa o maior crescimento dos últimos 10 anos, de acordo com estudo da Câmara Brasileira da Indústria da Construção. No Brasil, 50% dos imóveis apresentam algum tipo de irregularidade: não foram aprovados, registrados ou foram vendidos de forma ilegal. Esse cenário se intensifica, ainda mais, com o crescimento do setor da construção civil.


Aqui


No Recife, o índice de imóveis irregulares atinge cerca de 70%, em alguns bairros da cidade. Transita na Câmara dos Vereadores o projeto de lei nº 196/2020 que dispõe sobre a regularização de edificações, lotes de terreno e processos correlatos no município. "O número de construções irregulares no Recife levou à existência de milhares de edificações irregulares", diz a justificativa do projeto.

Burocracia


O advogado Frederico Belfort reforça que as irregularidades persistem por conta da complexidade e burocracia das leis. "No Brasil, nós temos escritura, posse, hipoteca, penhora e procedimentos que requerem um processo específico para cada irregularidade. A falta de capacitação e o alto custo deste serviço é o que faz o país ter uma porcentagem tão alta de imóveis irregulares", afirmou Belfort.

Altar


Sabe a Capela Nossa Senhora das Graças, no InstitutoRB? O seu belo e suntuoso altar central é de origem peruana, datado de 1629. Mas o Cristo à sua frente, em tamanho natural é de 2014, esculpido pela arte de Elias Sultanum. Os bancos e lambris no interior da capela foram desenhados pelo próprio Ricardo Brennand.

Zé Neves


O mundo jurídico de luto pela morte do ex-presidente da OAB, José Neves, aos 100 anos, na sexta. Ele foi o único pernambucano que comandou a instituição nacional e era altamente reverenciado. Tornou-se, inclusive, nome de medalha pela sua conquista. Morreu no mesmo dia da sua companheira de vida Célia, que nos deixou há 5 anos.

Rápidas


A Associação Brasileira de Automação Residencial e Predial divulgou estudo sobre o setor no País, cuja expectativa de crescimento médio é de 22%, ao ano, até 2025. No Recife, a Zafiro, de Cláudio Valverde e Rafael Toscano, confirma perfil. "Estão entrando cada vez mais produtos relacionados à automação residencial e assistentes de voz em português", complementa Toscano.

O Recife Coffee conta com opções para os vegetarianos. Entre as cafeterias que trazem sugestões, o Coffee Cube, o Lalá Café. O festival acontece até o dia 5.

As "Tardes do Piano" do Plaza Shopping recebe, quina, o violoncelista Fabiano Menezes como convidado. Ao lado do pianista residente Edson Santos, ele vai executar clássicos universais, como temas de filmes, bossa nova, Beatles, entre outros. Das 17h30 às 19h30.

A Tintas Iquine apresentou sua cor do ano 2022: Boi-Bumbá, um vibrante laranja-rosa que transmite alegria e instiga a confiança.

Será na Igreja das Graças, hoje, às 19h, a missa da saudade, em memória à Creusa Meira da Fonte, falecida há 30 dias.

Calor 1


Com o calor que anda fazendo, a hiperemia pode ser um problema em evidência. De acordo com a dermato Vanessa Nóbrega, o problema se destaca pelos olhos avermelhados, narinas ressecadas, pele muito seca, às vezes com urticária.

Calor 2


"Há pessoas que apresentam dermatites (inflamação na pele). A recomendação nos dias quentes é hidratar o corpo, com ingestão de no mínimo dois litros de água ao dia, além de hidratar os olhos, narinas, lábios, e evitar banhos quentes.

Maragogi


O novo bloco, Vitória Régia, do Salinas Maragogi será aberto no próximo mês. São 42 unidades, com proposta sustentável e conceito inovador para o resort. Ao todo, o resort passa a ter 344 apartamentos.

Holofote


Atriz de "Aquarius" e "Bacurau", a mineira Bárbara Colen vai estrear em novelas em um dos principais papéis de "Quanto Mais Vida Melhor". Outros dois atores de "Bacurau" que estarão na trama: Thardelly Lima e Suzy Lopes.

Leilão


O fotógrafo Bruno Lima participa, quarta, às 20h, com o artista plástico Daniel Cavalcanti. Vão leiloar dois quadros assinados por eles, no Seu Licínio, com renda para o Abrigo Cristo Redentor. Romero Duarte é o embaixador.

Aniversariantes


Chuva de bênçãos para Lília Santos, Ricardo Guerra, Teresa Régis, Tereza Amante, Jaime Souto, Antônio Augusto Pacheco Feitoza, Ana Luiza da Fonte, Kleber Mendonça Filho e Thiago Freitas.

Comentários

Últimas notícias