SOCIEDADE

Coluna social: 50 anos da Oficina Brennand, bolos decorados pintados à mão e Bia Villa-Chan

Confira as notas de destaque da coluna Social1 desta terça-feira

Gabriela Andrade
Gabriela Andrade
Publicado em 23/11/2021 às 7:19
PEDRO SOTERO/DIVULGAÇÃO
LEGADO Instituto Oficina Cerâmica Brennand reúne mais de 3 mil obras do artista - FOTO: PEDRO SOTERO/DIVULGAÇÃO
Leitura:

Brennand: imortalizadas as impermanências

Percorrendo milhões de anos com destino a impermanência, a pedra virou barro, que moldado e submetido ao calor do fogo pela mão humana fez uma curva ao seu estágio inicial, o de parecer durar para sempre. Na Várzea, no século 20, a Cerâmica São João cumpria essa função, vertendo barro em telhas e tijolos. Desativada, mas ainda com fornos cerâmicos, a unidade fabril foi ocupada pelo artista Francisco Brennand em novembro 1971, sublinhando a vocação daquele lugar: materializar impermanências. É sob esse preceito que a Oficina Brennand festeja 50 anos com a exposição "Devolver a terra à pedra que era", aberta sábado, reunindo a nata da sociedade. São cerca de 200 obras das mais variadas linhas de criação anotadas na trajetória do artista pernambucano, que fez daquele pedaço de terra o seu ateliê e templo de pesquisa e prática artística.


Na Várzea


Neném, Helena Viktoria e Mariana Brennand recepcionaram convidados, num agradável sábado, dia da vernissage que marca os 50 anos da Oficina

Cájá


A comemoração dos 4 anos do Cájá - restaurante mais hypado da cidade - vai ter encontro de chefs para auxiliar o dono da casa, Yuri Machado. Thiago das Chagas, do Reteteu e São Pedro, vai dividir o menu com a querida Nathália Oliveira, do Bar do Cabo, em Brasília Teimosa. Será dia 1º em jantar especial só mediante reserva.

Merecido


A educadora Florance Mary Mont'Averne vai virar praça. Será na frente da escola Equipe que a ajudou a fundar. A placa de aposição será hoje, data do lançamento do livro "Projeto Mangueira da Torre", sob cuidado da filha e também coordenadora geral da instituição Suzana. A obra conta a história do projeto social mantida pelo colégio há 34 anos.

Modeletes


O sucesso da primeira edição foi tanta que Ju e Lilia Santos vão reeditar o pocket desfile da Dona Santa. Será quarta, às 17h30, na loja. Como modelos, as próprias clientes, inclusive, esta colunista que vos escreve. Na passarela, mix da coleção autoral da loja, Lembranças do Sertão, Bahia, outras marcas e sapatos da Arezzo.

Adeus


Grande perda para o Recife o falecimento, ontem, do pediatra e cônsul honorário da Eslováquia, João Alixandre Neto, vítima de câncer. Deixa três filhos: Joanna, Igor e Victor.

O dom


O secretário Pedro Eurico lança, hoje, às 18h, no Palácio dos Manguinhos, o livro "O Dom que Vive em Nós: Hélder Câmara e a Igreja no Meio do Povo".

Aquarela


Bruna Hannouche lançou a coleção intitulada Um Natal em Aquarela, na Cake Hannouche, com bolos decorados pintados à mão. Os sabores em destaque são nozes com recheio de damasco e doce de leite, red velvet, chocolatíssimo, bolo de noiva e Ninho com Nutella suave.

Aniversariantes


Fausto Freitas, Érica Lopes, José Carlos Escobar, Glorinha Aguiar, Fátima Santos, Bruno Schwambach, Maria de Fátima Stuart, César Melo Gonçalves, Maria Ferraro, Renata Beltrão, Ricardo Valois, Sérgio Beltrão, Julyanna Leite, Edésio Cordeiro Pontes e Karina Hoover

Arte solidária


O fotógrafo Paulo Cavalcanti decidiu criou a campanha Arte Solidária Recife - voltada para artistas plásticos em geral. Funciona assim: cada obra doada vira cesta básica que será levada às pessoas que fazem da rua a sua moradia. No perfil @artesolidariarecife_ofc.

Cabelo


Bia Gueiros inaugura primeira unidade do Bessie Beauty Club no RioMar, voltada ao serviço express. O foco é oferecer em um único local, com o mesmo padrão de qualidade: cabelos, sobrancelhas, unhas e maquiagem. A segunda unidade está em obras no Shopping Recife. O plano de expansão prevê mais 12 unidades até o fim de 2022.

Express


Duda Gueiros, Camila Carvalho e Anali e sessão de fotos para o Bessie Beauty Club

Brega


A cantora Bia Villa-Chan se aventura no brega romântico com uma regravação de Suas Cartas, clássico dos anos 2000 pela Banda Brega.com. A faixa será lançada, hoje, nas plataformas digitais, além do clipe no YouTube.

Barro


Vai ser na quinta, a partir das 17h, a abertura da exposição Geometria no Barro de Suely Brasileiro na Casapronta. "A proposta é mostrar como a terracota, que é milenar, pode também ser contemporânea", explica a artista. A expo fica em cartaz até o dia 4.

Rápidas


Uma pesquisa realizada pela consultoria em benefícios Amarq mostrou que o número de consultas eletivas no País teve um aumento de 15% quando comparado a 2020. Com esse crescimento, o Instituto de Olhos Fernando Ventura decidiu expandir seu horário de funcionamento para 24h, com urgência e emergência, no Derby.

A MRV&CO ampliou seu portfólio com a marca Mundo de Casa. "São serviços que complementam as demandas relacionadas à moradia", explica o diretor Rodrigo Resende. A plataforma já possui mais de 500 mil clientes ativos.

O psicólogo Rossandro Klinjey estará no Recife, amanhã, para palestra sobre "O que é importante ensinar para garantir o futuro dos nossos filhos?". Ás 19h, no Colégio Salesiano Recife.

O mestre cirandeiro Bi, de Nazaré da Mata, está com novo trabalho no ar. Acabou de lançar o single "O Sistema", parte do álbum que vai apresentar no mês de dezembro.

Abre, hoje, mais uma unidade da franquia Faaca Burger & Parrilla. Fica no Shopping Recife. Oferece hambúrgueres, smashs, milkshake e sobremesas.

Comentários

Últimas notícias