SOCIEDADE

Coluna social: Acordos judiciais, produtos sustentáveis e empreendedorismo entre a população negra

Confira as notas de destaque da coluna Social1 desta quinta-feira

Imagem do autor
Cadastrado por

Gabriela Andrade

Publicado em 25/11/2021 às 7:21
Notícia
X

Conciliação: sucesso nos números de casos

Na Semana Nacional de Conciliação do ano passado, o TJPE homologou pouco mais de 3.300 acordos, sendo responsável por 20% dos processos acordados na soma dos 27 tribunais estaduais. Neste ano, foram 5.853 acordos. "Foi nosso maior número, bem como o maior percentual de acordos celebrados. Certamente iremos subir nosso percentual na soma de todos os tribunais e colocar o TJPE ainda mais em evidência e destaque", destaca o desembargador Erik Simões.


Prejuízos 1


A dermato Isabela Ferreira da Costa destaca estudos que mostram que mais de 32% da população brasileira se preocupa em ser sustentável na hora da compra. Sobre autocuidado, ela reforça a importância de ler a composição química. "O ideal é evitar parabenos, dioxina. ftalatos, além dos corantes com altos índices alergênicos" alerta.

Prejuízos 2


Outro ponto que a dermato traz à tona é que nem todo produto sustentável representa ausência de consequências negativas. O tempo para perceber o resultado dessa investida natural geralmente é maior tendo em vista que boa parte das opções cruelty-free (sem testes em animais), orgânicas e veganas.

Arte celebra


Novos elos entre arte moderna e contemporânea dão o tom da Galeria Marco Zero, que Eduardo Suassuna e Marcelle Farias abrem, hoje, com a exposição "Devorador de Estrelas", individual de Samico, na data do seu aniversário de morte. O novo espaço traz obras de Abelardo da Hora, Cícero Dias, Vicente do Rego Monteiro, Tereza Costa Rêgo, Reynaldo Fonseca, Portinari, Tomie Ohtake e Di Cavalcanti.

Empreender 1


A população negra adulta é a que mais sonha em ser donos do próprio negócio, segundo a pesquisa Global Entrepreneurship Monitor 2020, realizada no Brasil pelo Sebrae. No ano passado, 62,3% dos adultos pretos e pardos apresentavam esse desejo, uma diferença de 9,6 pontos percentuais se comparado a adultos brancos (52,7%).

Empreender 2


Entre os negros, esse é o segundo maior sonho, perdendo apenas para o de viajar pelo Brasil, que foi citado por 62,8% dos entrevistados. Já entre os brancos, o desejo de ter o próprio negócio ficou em terceiro lugar, perdendo para viajar pelo Brasil (63,4%) e para o exterior (57,6%).

Empreender 3


O desejo de ser dono do próprio negócio pode ser explicado também pelo fato de que a maioria dos negros empreende por necessidade. De acordo com a GEM, no grupo dos empreendedores pretos ou pardos, 53,3% dos empreendedores iniciais - aqueles com até 3,5 anos de negócio - empreenderam por necessidade, contra 47% dos empreendedores brancos.

Homenagem


O empresário falecido Ricardo Pessoa de Queiroz será homenageado dando nome a um trecho da PE 99 que liga Xexéu à Usina Santa Terezinha. A autoria do deputado estadual Aluisio Lessa (PSB). Ricardo Pessoa de Queiroz foi produtor de cana-de-açúcar e um estudioso do plantio.

Aniversariantes


Terezinha Botelho, Adilson Torreão, Élida Basto, Tomás Mesquita, Ciro Coelho, Nuncio Natrielli, Eduardo Cunha, Raquel Estelita Lafayette e Arnaldo Carvalho.

Azul


Fernando Bastos - sumidade no quesito transplante capilar - reúne clientes e amigos, hoje, a partir das 17h30, na sua nova clínica em Casa Forte, pra um evento "Azul" ao som de Batista Lima, ex-Limão com Mel.

Trade do bem


O trade turístico de Porto de Galinhas tem outra grande missão: ajudar quem mais precisa. Desde o início do ano, já doou mais de 4,5 mil cestas básicas para diversas famílias na região. No ano passado, foram doadas mais de 7,5 mil unidades.

Joias


A designer Carla Amorim vai vir prestigiar almoço de fim de ano de sua marca de joias, hoje, no IT. Rejane Gonçalves e Rita Gueiros selecionaram a dedo grupinho especial para conferir algumas peças.

E o Sheraton?


A Vila Galé espera apenas a sinalização do banco para "ficar" com o Sheraton Reserva do Paiva. O grupo comemorou, esta semana, com festa, em Fortaleza, 20 anos. Será a 2ª operação no Estado. Eles já operação no Cabo.

Rápidas


O Centro Universitário Tiradentes vai mudar de endereço ano que vem. Está erguendo nova sede na Imbiribeira para centralizar todos os cursos em um único local.

Chega ao Shopping Guararapes unidade da rede de franquias de esmalteria Unhas Cariocas.

Leonardo Cavalcante e Felippe Figueiroa estão trazendo para o Recife os vinhos da vinícola Estrada Real, da Serra da Mantiqueira, em Minas Gerais.

Na campanha do Natal Solidário do Plaza, três instituições serão beneficiadas com as doações: o Nacc, o Centro de Atitudes - Projeto Mães por Todas e a Casa da Criança Marcelo Asfora.

O Porto Digital concorre, com o projeto "Juventude Code: Clube de programação para jovens em situação de vulnerabilidade social", em votação popular para ser selecionado no Educar para Transformar, do Instituto MRV. É a única iniciativa de Pernambuco na disputa e depende apenas da votação do público. Se der certo, o aporte vai viabilizar a ideia.

Tags

Autor