SOCIEDADE

Coluna social: Vulnerabilidade dos sistemas de informação, vendas em e-commerce e Centro de Estudos sobre Gilberto Freyre

Confira as notas de destaque da coluna Social1 desta sexta-feira

Gabriela Andrade
Gabriela Andrade
Publicado em 26/11/2021 às 7:18
Divulgação
Sistema de informações na internet - FOTO: Divulgação
Leitura:

Vulnerabilidade dos sistemas de informação

Alguns restaurantes cadastrados no iFood tiveram nomes alterados. De acordo com a empresa, foram 6% dos catalogados no app por meio da conta de um funcionário de uma prestadora de serviço. Para o advogado Arthur Holanda, o incidente mostrou a vulnerabilidade dos sistemas de informação das empresas. "Fica visível a imensa fragilidade dos processos de trabalho e medidas de segurança e privacidade envolvidas no tratamento de bases de dados pelas grandes companhias atuantes no mercado. A gestão de empresas parceiras, que acessam e manuseiam as bases de dados, é um ponto crítico".


Confiança


"O que se recomenda às empresas contratantes é que privilegiem a contratação de empresas adequadas à LGPD, que possuam programas robustos de Privacidade e Segurança da Informação", explica o jurista.

Zé, imortal


Zé Paulo Cavalcanti Filho é o mais novo imortal da ABL; será o oitavo pernambucano na casa. Ficará na vaga de Marco Maciel. Posse deve ser em abril/maio 22. Comemorou com jantarzinho chez Marcos Vilaça, no Rio.

O que mais importa no e-commerce?


Em tempos de Black Friday, é bom estar atento. O que você leva em conta na hora da compra? A agência fulls service MEM Brasil voltada para estratégia do e-commerce divulga pesquisa a qual revela que 69% das pessoas valorizam a boa navegação dos sites de compras; 59% apostam em avaliações de terceiros, 55% apostam reputação do produto; 21% seguem critérios de sustentabilidade e 14% gostam de marcas envolvidas com causas sociais.

Cuidado com o desrespeito


E o que leva as pessoas a não comprar uma marca de jeito nenhum: 60% falam em desrespeito com os menos favorecidos. 49% condenam produtos testados em animais. 48% não compram de quem não se preocupa com o meio ambiente, 47% condenam quem desrespeita à diversidade. 5% se dividiram entre outras questões.

Título


O cantor baiano Léo Santana recebe, hoje, às 17h, a maior comenda entregue pela Câmara Municipal do Recife: o Título de Cidadão a convite de Hélio Guabiraba. A empresa dele agencia nomes locais. Deve ser por isso...

Barroco


O InstitutoRB realiza, hoje, Peça a Peça, celebrando o mês da Consciência Negra. A peça escolhida é o Anjo Querubim, do Mestre Valentim. Às 15h, haverá leituras com o historiador André de Barros e oficina de percussão com Matheus Moraes e Rodrigo Fernandes.

Aniversariantes


Og Marques Fernandes, Rodrigo Latache, Renata Reynaldo, Rodolfo Aguiar, Lúcia da Silveira, Socorro Maciel e André Maia

Barracas


Para comemorar os 20 anos, o Vila Galé inaugurou a Cervejaria Portuguesa em frente ao primeiro hotel brasileiro da rede, o Vila Galé Fortaleza. O bar e restaurante ocupa uma daquelas enormes barracas na orla da praia da capital cearense, sendo aberta ao público em geral, inclusive com programação noturna das quintas aos sábados.

Castelo


"Nós somos o que construímos, e não o que herdamos". O imortal da ABL, Joaquim Falcão, autor da biografia "Tantos Ricardo", destaca essa frase do industrial e fundador do InstitutoRB no capítulo seis, quando escreve sobre a convergência das empresas familiar, em 1917, fazendo surgir, pela primeira vez o nome Grupo Brennand.

Gilberto Freyre


A antropóloga Fátima Quintas, que atualmente coordena o Seminário de Tropicologia da Fundação Joaquim Nabuco, coordenará o Centro de Estudos sobre Gilberto Freyre, projeto aprovado pelo Conselho Diretor, reunião máxima da Fundaj, no ano de 2019. O presidente da Casa, Antônio Campos, irá regulamentar o projeto dedicado ao patrono da Fundaj e ao estudo de alta relevância dos trópicos do Brasil, e ocupará a Sala Gilberto Freyre, campus Casa Forte, local que o sociólogo fazia os despachos da Casa. A criação busca sistematizar para além dos servidores da Fundaj o pensamento de Freyre, que deixa de ser um fundador e passa a ser um objeto de estudo. A Fundação Gilberto Freyre, presidida por Fernando de Mello Freyre Filho, contribuirá com o acervo.

Rápidas


O Cinema do Porto já tem data marcada para abrir as portas. Será no dia 19, às 16h. Trata-se da terceira sala de exibição da marca Cinema da Fundação. Fica no 16º andar do Edifício Vasco Rodrigues, no Bairro do Recife, com 138 lugares.

No dia 2, às 18h30, a advogada criminal Carolina Amorim é uma das debatedoras do evento A Sala Secreta, no Teatro do RioMar, falando sobre o tema: Mídia X Paridade de Armas. Na ocasião, ela aproveita para lançar, entre os presentes, o seu livro "O Tempo do Processo e a Paridade de Armas".

De sexta-feira a domingo, acontece a 13ª edição do JazzPorto. O evento é gratuito e será realizado em restaurantes do balneário.

A Jornada de Mastologia de PE volta a ser presencial. Hoje e sábado, no Atlante Plaza. O presidente da Sociedade Brasileira de Mastologia de PE, Carlos Caiado, dará as boas-vindas.

As produtoras Carla Francine e Rosinha Assis iniciam uma temporada da 8ª edição do Recifest em Arcoverde.

A DJ NatP lança, hoje, em todas as plataformas de streaming, sua nova música "Hoje eu vou te Provocar".

Comentários

Últimas notícias