SOCIEDADE

Coluna social: Ansiedade, congelamento de óvulos e Novembro Diabetes Azul

Confira as notas de destaque da coluna Social1 desta segunda-feira

Imagem do autor
Cadastrado por

Gabriela Andrade

Publicado em 29/11/2021 às 7:11
Notícia
X

Ansiedade: transtorno de personalidade dramática

Segundo o neurocientista brasileiro Fabiano de Abreu, o Brasil vive um coletivo de transtorno de personalidade dramática derivado da ansiedade e da cultura da rede social e problemas na educação. "Estarmos vivendo um coletivo de transtornos de personalidades dramáticas devido a sintomas de perturbações que tem como precursor a ansiedade. O conceito foi aprovado pelo comitê científico e publicado".


Alerta


O estudo visa chamar a atenção do ele tenta alertar desde antes da pandemia - sobre os riscos da ansiedade fora da homeostase e a necessidade de mobilização para cuidar da saúde mental. "Somos o país mais ansioso do mundo pois somos um dos mais violentos. A ansiedade está relacionada à fatores de risco. Vincula-se isso as questões econômicas, políticas e a pandemia.

Camarão


Silvio Drummond lançou nova linha de produtos na rede Camarada Camarão. Trata-se do Camarada Burger, com cinco hambúrgueres especiais assinados pelo chef executivo da marca, o francês François Schmitt. A inovação, já que até então não havia nenhum sanduíche no cardápio do Camarada, apresenta cinco hambúrgueres especiais com blends e receitas exclusivas da rede.

Ser mãe 1...


O sonho de ter filhos, agora, se torna mais real para pacientes portadores de câncer. Recentemente, o STJ determinou que as operadoras de plano de saúde devem custear o congelamento (criopreservação) dos óvulos de paciente até que ela encerre seu tratamento de câncer de mama.

Ser mãe 2...


A decisão foi baseada na necessidade de preservação da capacidade reprodutiva da mulher, uma vez que a quimioterapia pode afetar a fertilidade. "Para o STJ, o congelamento se justifica em razão da paciente estar em tratamento, com possíveis efeitos colaterais a infertilidade", explica a advogada especialista em Direito da Saúdes, Maria Zilá Passo.

Diabetes 1


A oftalmo Luciana Valença chama a atenção para a campanha Novembro Diabetes Azul que alerta para a prevenção e diagnóstico precoce da doença, que atinge 537 milhões de adultos, no mundo. A enfermidade traz sérias complicações para a visão.

Diabetes 2


"Dentre os problemas oculares decorrentes do diabetes estão a retinopatia diabética, incluindo o edema macular diabético, o glaucoma e mesmo a catarata. A doença também pode causar descolamento de retina e hemorragia intraocular", explica.

Diabetes 3


Para quem tem diabetes, a oftalmo indica check-ups regulares. "Por ser uma doença crônica e silenciosa, muitas vezes o paciente só percebe já com baixa importante da visão. A falta de acompanhamento pode levar à cegueira".

Rápidas


Ana Cañas canta Belchior. Esse show vai ser dia 29 de janeiro, às 22h, no Teatro Guararapes.

A deputada Simone Santana enviou apelo ao Governo do Estado pela isenção do ICMS sobre a venda dos absorventes descartáveis. Ela justifica que esse é um item de higiene básica, muitas vezes inacessível às cidadãs, sobretudo em tempos de crise econômica e desemprego.

A multiartista recifense Cla Ribeiro embarca para Vila Velha (ES) onde fará uma participação especial na segunda edição do Chorinho Canela-Verde.

À frente do IEL-PE, Israel Erlich comemora os resultados das capacitações remotas feitas em 2021. A instituição ficou em 1º lugar no Brasil. Resultado 58% do que 2020.

O presidente da APL, Lucilo Varejão Neto, e a presidente do Instituto Arqueológico, Histórico e Geográfico Pernambucano, Margarida Cantarelli, lançam, hoje, às 19h, os livros "A Paraíba na Era Vargas", de Jean Patrício Silva, e "Três homens chamados João — uma tragédia em 1930", de Ana Maria César. No Museu do Escritor Pernambucano.

O poder


Camila Oliveira, Manuela Moura, Gabriela Figueiras e Ricardo Varejão foram destaques na publicação francesa Leaders League. O escritório de advocacia também saiu no anuário Análise Advocacia 500.

Para Ceiça


Será no dia 2 a abertura, só para convidados, da primeira individual de Arnóbio Escorel. "Um olhar sentimental do cotidiano do Morro da Conceição" é o ponto de partida do artista, que escolheu o mês Dela para expor na Audi Center.

Aniversariantes


Luciano Bivar, Marlene Konrad, Ana Margolis, Carlos Alberto Santiago, Sonia Bianchi, Carla Maranhão, Ritinha Lima, Emanuel Dias, Tereza Simis, Alexandre Guedes e Luciano Castro.

Tags

Autor