SOCIEDADE

Coluna social: proteção dos patrimônios históricos, Garanhuns Jazz Festival e golpe virtual

Confira as notas de destaque da coluna Social1 desta quarta-feira

Imagem do autor
Cadastrado por

Gabriela Andrade

Publicado em 05/01/2022 às 7:25 | Atualizado em 06/01/2022 às 7:03
Notícia
X

MPPE agora tem núcleo para patrimônio histórico

O procurador-geral de Justiça, Paulo Augusto de Freitas Oliveira, instituiu o Núcleo de Preservação do Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural do Ministério Público de Pernambuco (MPPE), para propor e acompanhar ações pela proteção dos bens de valor histórico, artístico e cultural no Estado. A coordenação do novo núcleo está a cargo do promotor de Justiça José da Costa Soares, que foi responsável pela articulação da restauração do Monumento aos Heróis da Batalha dos Guararapes, de Francisco Brennand, que agora está na Via Mangue. A propósito, segundo Maria Helena Brennand, esse é o trabalho que seu pai considerava o mais importante de toda a sua carreira.


Parceria


O procurador-geral Paulo Augusto e o promotor José Soares mais Regina Gaudêncio e Renata P. de Melo, da Concrepoxi

Restauro


O Instituto Arqueológico, Histórico e Geográfico de PE, em parceria com a Arte sobre Arte Restauro, iniciou projeto de restauro e conservação de 22 obras que registram a presença dos holandeses aqui entre os séculos 17 e 19.

Conservação


São 17 litogravuras, três pinturas a óleo, uma aquarela e um álbum. Parte delas será posta em novas molduras. O trabalho, coordenado pela técnica em restauro Débora Mendes, pode ser acompanhado pelo IG @paisagens.pe2021.

Aniversariantes


Carmen Lúcia Lemos, Aranildo Rodrigues de Lima, Joca Souza Leão, Fortunato Russo Sobrinho, Shelka Marques Vieira, Fábio Zaidan, Auristela Cavalcanti, Vera Lúcia Ferreira, Marilda Galvão de Andrade, Pedro Paulo e Aldemar Paiva Filho.

Vai ter jazz


O Garanhuns Jazz Festival estará de volta, durante o Carnaval, com a curadoria de Giovanni Papaleo. A programação deverá ser divulgada ainda neste mês, para que os fãs do gênero consigam se programar.

Forbes 1


Três pernambucanos figuram na lista Under 30 da Forbes 2021, divulgada no último dia do ano: Gil do Vigor, 30 anos, em web; Samuel de Saboia, 24, artes plásticas; João Gomes, 19, música.

Forbes 2


Rhayann Vasconcelos, também pernambucano, de 24 anos, destacado em empreendedorismo social, pela criação do Acelere no ENEM, uma edtech de impacto social.

Um novo golpe


Depois do WhatsApp clonado, o Instagram invadido. Tem se tornado frequente, nestes primeiros dias do ano, o golpe virtual em que criminosos invadem perfis na rede social anunciando produtos nos Stories. E no Direct, eles incentivam os enganados a comprarem via PIX.

Louvação e...


O Dia da Consciência Cristã volta à versão presencial, dia 22, na Arena Verão Tamandaré. Padre Arlindo, idealizador do evento, já confirmou as presenças de Almir Rouche, Jorge de Altinho e Alcymar Monteiro, entre outros artistas.

... ação social


Toda a renda arrecadada será revertida para a Creche Associação Padre Enzo, que atende 500 crianças em situação de vulnerabilidade social. Os ingressos para esta 9ª edição já estão à venda e custam R$ 40.

Programação


A Terça do Vinil solta seu som nos dias 11, 18 e 25, no Barchef Verano, onde foi o Biruta. Já neste sábado (8), ela faz a festa Batidão, no mesmo local, com os DJ 440, Milena Cinismo e Iury Andrew.

O que é...


Sabe o que é o termo fotoproteção? Um conjunto de medidas direcionadas a reduzir a exposição ao sol e prevenir os danos à pele, ensina a doutora em Ciências Farmacêuticas Flávia Morais.

... fotoproteção


Ela explica: "A fotoproteção pode ser dividida em três: química (uso de géis, cremes e sprays); física (chapéus, óculos escuros e guarda-sol) e alimentar (mamão, cenoura, espinafre e couve)".

Rápidas


O Shopping ETC promove, sábado, a 1ª feira de troca de livros do ano. Das 10h às 17h, no piso principal.

No Patteo, em Olinda, está montado o Espaço do Homem da Meia-Noite, uma loja dedicada ao gigante que neste ano completa 90.

Cristina Amaral se apresenta no Sabadô no Forró, próximo sábado, e convida Petrúcio Amorim e Beto Hortis. A partir das 18h, no Clube ASPCRE, na Caxangá.

As otorrinolaringolistas Ana Maria Correia, Kaline Borba, Milena Wanderley e Raquel Rodrigues comentam aumento de casos de otite em decorrência das síndromes gripais, sobretudo da influenza.

O Shopping Guararapes estreia, dia 15, a Tardezinha Teatral, com a Escola Pernambucana de Circo e o Ciência em Show. Já nos dias 22 e 23 haverá o mágico Rodrigo Lima e Tio Bruninho.

Na Temporada de Férias no Teatro RioMar, no fim de semana, tem Pluft, o Fantasminha, sábado, e Três Palavrinhas, domingo. Ambos espetáculos começam às 17h.

O cantor e compositor Iran Carlos lança, dia 15, nas plataformas digitais, um álbum com direção musical de Beto Hortis. Consta uma homenagem a Genival Lacerda, que faleceu de covid-19 há um ano.

Também no dia 15, o humorista pernambucano João Júlio vai comemorar dez anos de carreira com apresentação stand up comedy às 20h, no Guarani Café Bar, Boa Vista.

Tags

Autor