Beleza

Veja como cuidar da pele durante o verão

A dermatologista Isabela Ferreira da Costa destaca a importância dos medidas básicas

Ana Anjos
Ana Anjos
Publicado em 08/01/2022 às 12:00
Freepik
Cuidados com a pele no verão - FOTO: Freepik

Com o verão, muitos aproveitam as férias e recesso para descansar no litoral, porém é preciso cuidados para curtir a praia. A dermatologista Isabela Ferreira da Costa reforça os cuidados redobrados com a pele, além dos cabelos, para evitar desconfortos com o calor. A importância do uso do protetor solar com recorrência no dia a dia, inclusive em ambientes internos, está entre os protocolos básicos para amenizar os impactos na saúde em pessoas de todas as idades.

A especialista enfatiza a extrema importância de investir em bons protetores solares, de acordo com o tipo de pele em questão, reaplicar a cada três ou quatro horas e espalhar bem, incluindo a região das orelhas e das pálpebras. Inclusive, a escolha de horários para tomar sol é muito importante, além de analisar bem o uso e a necessidade de intensificadores de bronze.

"A ingestão média de dois litros de água, por dia, em sintonia com a escolha de alimentos mais leves e saudáveis, bem como o suporte de chapéus de aba larga, óculos escuro e blusas com proteção UV vão ajudar o corpo a ter mais disposição e resistência diante dos desafios climáticos da temporada favorita dos brasileiros”, reforça a médica.

Isabela Ferreira também chamou atenção sobre a pandemia da covid-19 e o aproveitamento das praias. Isso porque as pessoas querem aproveitar ao máximo já que precisaram ficar isolados com o contágio do vírus, mas é importante realizar consultas de rotina para saber como está a pele a partir do olhar clínico. E, se for o caso, detectar alterações em fase inicial, como o câncer de pele.

“Infelizmente, muitas pessoas com pequenas feridas e sinais na pele pensam ter causas simples, mas a partir da investigação mais detalhada constatamos o quadro cancerígeno. Partimos para a orientação imediata para resolver com tratamento isolado de cirurgia ou combinado com suporte oncológico de radioterapia”, completa a profissional.

Siga o Social1 no Instagram, Facebook, Twitter e TikTok.

Comentários

Últimas notícias