Integração

Empreendimentos sustentáveis são aposta para os próximos anos

Em recente pesquisa divulgada pelo CBRE, investidores destacam subida na procura por imóveis com estas características

Imagem do autor
Cadastrado por

JC360

Publicado em 24/01/2022 às 7:13 | Atualizado em 24/01/2022 às 14:42
Patrocinada
X

O que torna um lugar ideal para se morar? A localização? O contato com a natureza? Ser sustentável? Os fatores são inúmeros, mas um tem se destacado e ganhado força no Brasil: os chamados "imóveis verdes". Construídos para causar o menor impacto possível na natureza, eles são projetados para unir conforto com a preservação ambiental e economia de recursos naturais.

O crescente investimento nesse conceito colocou o Brasil na 5ª posição no ranking mundial de sustentabilidade divulgado no ano passado pelo United States Green Building. De acordo com o levantamento, há cerca de 1.500 construções sustentáveis no país.

Para além de proteger o meio ambiente, os imóveis sustentáveis também são bons investimentos. A CBRE, referência mundial em consultoria na área de locação e gestão de imóveis, apontou no seu estudo mais recente, realizado em 2021, que os eco-edifícios geram rendas e valores de capital mais elevados, ao mesmo tempo que incorrem em menores custos mensais de exploração e manutenção.

Levantamento corroborado pela pesquisa da Universidade de Harvard, em parceria com a Fundação Getúlio Vargas, que mostrou que os edifícios sustentáveis têm maior valor no aluguel. Além disso, possuir uma certificação verde diminuiu a vacância de apartamentos em quase 10%.

Divulgação
Essenza: gazebo une conforto e localização privilegiada, à beira-mar - Divulgação

Sustentabilidade no Paiva

Pertinho do Recife, na Reserva do Paiva, a Rio Ave lançou um empreendimento de alto padrão que combina soluções tecnológicas a um projeto arquitetônico moderno e com natureza viva. Fruto de uma parceria com o Grupo Ricardo Brennand, o Essenza Paiva carrega a sustentabilidade em seu DNA.

Estação para recarga de automóveis elétricos; iluminação em LED nas áreas comuns; espaço para descarte seletivo e irrigação automatizada em toda área são algumas das iniciativas que fazem parte do empreendimento e que contribuem para uma preservação maior do meio ambiente. "O Essenza Paiva marca a chegada da Rio Ave no Paiva, e estamos felizes de desenvolver este empreendimento ao lado do Grupo Ricardo Brennand. A união dos dois grupos rendeu um produto inovador, que atrai pela modernidade e sustentabilidade", reforça Beto Ferreira da Costa, sócio e co-CEO da construtora.

O empreendimento possui uma localização privilegiada, à beira-mar. As três torres distintas foram posicionadas de forma a aproveitar a paisagem natural, do próprio sol e do vento. Os apartamentos vão ocupar o terreno de 11 mil m² próximo ao Parque da Lagoa e do Colégio Santa Maria. O local também é vizinho das quadras de beach tennis do Empório Reserva do Paiva, que reúne serviços e gastronomia, proporcionando praticidade e mais conforto.

O Essenza foi criado para conviver muito bem com a paisagem natural do Paiva, trazendo leveza, alegria, inovação e criatividade. "O projeto desenvolvido por Greg Bousquet (Tryptique), além de muito bonito, tem total sinergia com o ambiente do Paiva, apresenta soluções construtivas responsáveis do ponto de vista ambiental, assim como oferece conforto e praticidade aos futuros moradores, proporcionando melhor qualidade de vida", Luís Henrique Valverde, diretor do Segmento Imobiliário do Grupo Ricardo Brennand.

Divulgação
Redário e piscina do Essenza criados para conviver muito bem com a paisagem natural do Paiva - Divulgação

Cuidado em diversos empreendimentos

A preocupação com o meio ambiente e a adoção de práticas sustentáveis estão presentes em vários empreendimentos da Rio Ave. Nos últimos lançamentos, ainda em construção, como o Alameda Brunehilde Trajano, o Alberto Ferreira da Costa e o Terraço Jaqueira, há espaço para descarte seletivo, irrigação automatizada com reuso de água, iluminação LED, ponto de eletricidade para carros elétricos, dentre outros cuidados.

A solução tecnológica mais recente adotada pela Rio Ave em seus empreendimentos em construção, assim como no Carmem Costa entregue em outubro e no Essenza Paiva lançado em novembro, traz um diferencial para os residenciais recifenses: um serviço de assinatura de água mineral que leva às torneiras dos apartamentos o líquido direto da fonte mineral, reduzindo o uso de plásticos em garrafas e garrafões.

"Além desse impacto positivo, o novo serviço permite ganhos em relação a redução da energia dos elevadores pela diminuição de tempo de uso, assim como a vida útil desses equipamentos, e ajuda a minimizar riscos de segurança ao evitar o trânsito de pessoas estranhas ao prédio para o abastecimento do produto", acrescenta o diretor de engenharia Wellington Rodrigues.

Divulgação
Edifício Charles Darwin, da Rio Ave, possui o maior telhado verde do Recife e um dos maiores do Brasil - Divulgação

E não só os residenciais apresentam essa preocupação. Os prédios empresariais da Rio Ave também. O edifício Charles Darwin, localizado na Ilha do Leite, possui o maior telhado verde do Recife e um dos maiores do Brasil, com uma área de mais de 2.800m² coberta por gramíneas, suculentas, touceiras e mudas nativas e exóticas.

Um estudo realizado pela Rio Ave em parceria com a UFRPE no empresarial comprovou que essa cobertura vegetal no teto causou a diminuição de 8% na temperatura ambiente e absorve 80% da água da chuva para reutilização. O resultado disso é o armazenamento de 95 mil litros de água e a retenção de 14 toneladas de CO2 a cada ano.

Tags

Autor