SOCIEDADE

Coluna social: alta das micro e pequenas empresas, Cinesolar e Miss Alemanha

Confira as notas de destaque da coluna Social1 desta terça-feira

Imagem do autor
Cadastrado por

Gabriela Andrade

Publicado em 25/01/2022 às 7:09
Notícia
X

O índice de confiança volta a subir no Brasil

Após quatro meses de queda, a confiança das micro e pequenas empresas da indústria cresceu 8,5 pontos, passando de 95,5 para 104 pontos. De acordo com a Sondagem das Micro e Pequenas Empresas, realizada mensalmente pelo Sebrae em parceria com a FGV, a melhoria com ligeira variação positiva de 0,3 ponto compensou a queda registrada em outros setores. "O Índice ainda está abaixo da neutralidade. A retomada da confiança da Indústria — com esse setor voltando a ultrapassar a barreira dos 100 pontos — espelha um movimento ainda localizado, nas indústrias de alimentos e produtos de metal, cujo Índice de Situação Atual de dezembro avançou positivamente", observa o presidente do Sebrae, Carlos Melles.

Telas


Daniel Rozovikwiat e a galerista Christiana Asfora, em noite de artes

Bons ventos


Novos resultados chegam em relação à movimentação de passageiros de 2021. Em dezembro, o Aeroporto dos Guararapes — Gilberto Freyre registrou 794.059 passageiros no terminal. O volume chega a superar o registrado no mesmo período de 2019, antes da pandemia, em 2,29%.

Para Elza


A vereadora Liana Cirne (PT) apresentou projeto de lei em homenagem à cantora e compositora Elza Soares, que faleceu no dia 20. A proposta é dar o nome dela à atual Praça do Campo Santo, em Santo Amaro. A escolha do local é emblemática: é onde está localizada a 1ª Delegacia de Polícia Especializada da Mulher de Pernambuco.

Estreia


O pernambucano Lucas Andrade estreia o filme Grade, sexta-feira, na Mostra de Cinema de Tiradentes. O doc retrata o cotidiano de presos de uma unidade de São João del Rei (MG).

Aniversariantes


Jorge Haubrich, Edward Lira Jr., Ana Valéria Dias Fernandes, Célia Campos, Maria Tereza da Costa Lima, Jacó Stambonsky, Gabriela Lyra e Luca Teixeira Avallone.

Nome em jogo


No sábado, o deputado federal Sebastião Oliveira, líder do Avante na Câmara Federal, e o presidente da sigla em PE, Waldemar Oliveira, serão os anfitriões do Encontro Nacional do Partido Avante. O evento ocorrerá no Mar Hotel com 300 filiados. O deputado federal André Janones apresentará a sua pré-candidatura à Presidência.

Cinema...


A magia do cinema movida a energia solar é a proposta do Cinesolar, que chega ao Recife, amanhã, às 18h, com a exibição de curtas brasileiros e do longa Cine Holliúdy, no Parque da Macaxeira. O projeto é o primeiro cinema itinerante do Brasil movido à energia limpa e renovável. Promove arte e sustentabilidade a comunidades afastadas e com acesso restrito à cultura.

... solar


"As sessões de cinema são atividades artísticas com uma linguagem que dialogam de forma lúdica com os moradores das comunidades, famílias e crianças, os colocando em contato com os temas de sustentabilidade e energia renovável, além de arte e cultura", destaca Cynthia Alario, coordenadora e idealizadora do Cinesolar.

Experiências


Enquanto o Motto by Hilton se prepara para iniciar obras no Recife Antigo, a marca Lifestyle da cadeia Hilton inaugurou um hotel no Chelsea, em NYC. No conceito, a localização central, décor com design único e a imersão dos hóspedes na cultura local, proporcionando experiências autênticas e regionalmente pensadas. Tudo a ver com o Bairro do Recife.

Torre Eiffel


Depois da comemoração de aniversário dela, Karla e Alvaro Dantas curtem dias de descanso por Paris ao lado dos filhos, Maria Julia e Antonio.

Rápidas


O Janeiro de Grandes Espetáculos chega à reta final com atrações para todos os públicos. Entre as peças voltadas para a infância está Pluft, o Fantasminha, da Cênicas Cia de Repertório, que será apresentada sábado, às 17h, no Teatro RioMar.

O presidente da Empetur, Antonio Neves Baptista, levou um grupo de empresários de Porto de Galinhas para conhecer a Usina de Arte, em Água Preta. A intenção foi apresentar o espaço, visando a criação de roteiro para que os visitantes de Ipojuca dediquem um dia para ir até a galeria de arte.

O secretário de Turismo e Lazer do Estado, Rodrigo Novaes, animado com a campanha Nordeste Arretado, que une Alagoas, Paraíba, Rio Grande do Norte e Pernambuco. A proposta é vender a região como um destino único, fácil de circular numa mesma viagem. Nesta semana, haverá roadshow pelas capitais dos quatro Estados, a começar por Maceió, hoje. No Recife, será logo amanhã, às 18h, no Spettus, em Boa Viagem.

A cantora e compositora Ana Cañas é a convidada da live do @blogsocial1, desta quarta-feira, às 15h. A cantora se apresentará no Teatro Guararapes, sábado, com um repertório dedicado ao cearense Belchior.

Muita honra


Serei agraciada, hoje, às 16h, no salão nobre do Palácio da Justiça, com a medalha Honra ao Mérito Alvará Régio em homenagem aos 200 anos do TJPE, pelas mãos do presidente Fernando Cerqueira. Outros homenageados também participarão.

Miss Alemanha


A modelo brasileira Domitila Barros, de 37 anos, está entre as 22 finalistas do Miss Alemanha. Nascida na Linha do Tiro, ela alcançou a colocação depois de passar por três fases, ultrapassando 137 mulheres. A última etapa será fevereiro.

Tags

Autor