SOCIEDADE

Coluna social: legalização da maconha nos EUA, empoderamento de mulheres gordas e Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto

Confira as notas de destaque da coluna Social1 desta quarta-feira

Imagem do autor
Cadastrado por

Gabriela Andrade

Publicado em 26/01/2022 às 7:30
Notícia
X

Legalização da maconha em discussão nos EUA

A deputada americana Nancy Mace — do mesmo partido de Trump, Republicano — está focada em legalizar a cannabis nos EUA. Por lá, alguns estados já aceitam a comercialização para fins medicinais — e outros, até festivos. Na Terra do Tio Sam, a proibição federativa da maconha data de 85 anos. A ideia desta regulação da parlamentar da Carolina do Sul é instituir uma taxação mínima, trazer algumas regras mínimas — assim como existe na do álcool — e permitir que estados criem as próprias leis sobre o tema. A indústria da cannabis já sugeriu à União taxação de 3%, o que geraria uma renda estimada de US$ 3 bilhões em 2030.


Sorrisos


Juliana Lins e Carlos Augusto Costa foram à expô sobre Tereza Costa Rêgo

Gordas


A fotógrafa Chintia Carvalho mostrará seu trabalho de empoderamento de mulheres gordas em Pernambuco, domingo, às 14h, no Dona Lindu, quando lançará a expô Pluz Size: Beleza sem Padrão.

Cabelos...


Para quem não resiste aos banhos de mar e de piscina para aliviar o calor do verão, mas deseja reduzir os impactos nos cabelos, a dermato Isabela Ferreira da Costa sugere, antes de entrar, molhar os fios com água limpa ou máscara capilar. Evita, assim, acúmulo de cloro e sal.

... no verão


"Outra orientação é dispensar água muito quente na hora da ducha para não agredir ainda mais o couro cabeludo e a haste capilar. Finalizadores com proteção solar UVA e UVB também são indispensáveis entre os mais cuidadosos", completa.

Mais corrupto


Tentar, tentamos, mas nenhuma melhora. O Brasil piorou duas posições no ranking mundial da corrupção, segundo a Transparência Internacional. Entre 180 países, o País está na 96ª colocação. Em 2020, estava na 94ª posição.

Pets 1


Segundo a Pesquisa Nacional de Saúde de 2019, cerca de 46,1% dos domicílios possuem pelo menos um cachorro. Já os gatos estão em 19,3% dos lares brasileiros. Ao todo, há pets presentes em 47,9 milhões de domicílios.

Pets 2


Foi pensando em atender as famílias que têm animal de estimação que construtoras passaram a reservar em seus projetos os espaços pet — áreas dedicadas especialmente aos moradores de quatro patas.

Pets 3


É o caso do novo projeto da LMA, em Casa Forte, o Aurora 17 — Sítio do Caldeireiro, que aposta num pet place: área de brincadeiras para os animais com banho e tosa, espaço reservado para os cuidados dos bichinhos.

Aniversariantes


Terezinha Nunes, Ana Beatriz Ribeiro, Antônio Amante, Erivan Viana, Inês Cabral da Costa, José Alves de Oliveira, José Maurício e Mônica Carneiro Leão, Solange de Vettori, Suely Modesto, Márcia Dias e Danielle Hoover.

Podendo


Bia Maranhão vai dar aula na 52ª Jornada Paulista de Radiologia, em abril. Será sobre mastite crônica. Ela ainda será a cereja do bolo no Circuito Nacional de Radiologia, falando sobre procedimentos intervencionistas da mama.

Margarita


A Cointreau realiza o Margarita Challenge, uma competição on-line para escolher a melhor versão do clássico drinque mexicano. Tem de mandar a receita e criar um novo nome.

Holocausto 1


Esta quinta — 27 de janeiro — é Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto. A Federação Israelita de Pernambuco promoverá diversas atividades no Museu Sinagoga Kahal Zur Israel, na Rua do Bom Jesus.

Holocausto 2


Lá está montada a exposição Alguns Eram Vizinhos, promovida pela embaixada alemã no Brasil. E a partir das 16h haverá palestra sobre o tema e acendimento de velas em homenagem às vítimas.

Rápidas


Sucesso no estacionamento do Shopping Recife, com todas as sessões esgotadas no fim de semana, o Parque dos Infláveis redobrou os cuidados para dar maior segurança ao público: menos pessoas por sessão e mais monitores e bombeiros de prontidão no local. A atração fica em cartaz, diariamente, até o dia 25 de fevereiro.

Em cartaz com a mostra A Tessitura do Gesto, com trabalhos inéditos em bordado e tapeçaria, a artista visual Juliana Maia participa, hoje, de live sobre seu processo criativo. A curadora da mostra, Bruna Pedrosa, também estará nesse bate-papo virtual, com transmissão, às 19h, pelo perfil da Arte Plural Galeria no Instagram.

Carlos Valle, presidente do Sincor-PE, e Ronaldo Dalcin, presidente do Sindsegnne, recebem hoje o novo superintendente de Seguros Privados, Alexandre Camillo, para um debate sobre as perspectivas do mercado segurador para 2022. Começa às 19h30, no canal do Sindsegnne no YouTube.

A vice-diretora geral da Escola Superior de Advocacia da OAB-PE, Renata Berenguer, e a vice-prefeita do Recife, Isabella Roldão, vão exibir o curta-metragem Identidade — Direito à Vida Transvesti. A ação marca o Dia Nacional da Visibilidade Trans, hoje, às 10h30, no Cinema do Porto Digital.

"O novo depende de você" é a frase conceito que define a nova Vitrine Expo Casapronta assinada pela arquiteta Luciana Aguiar.

Tags

Autor