SOCIEDADE

Coluna social: lugares mais lindos do mundo, 200 anos do TJPE e cigarro eletrônico

Confira as notas de destaque da coluna Social1 desta quinta-feira

Imagem do autor
Cadastrado por

Gabriela Andrade

Publicado em 27/01/2022 às 7:09 | Atualizado em 27/01/2022 às 7:10
Notícia
X

IA para descobrir o lugar mais lindo do mundo

Quais são os lugares mais lindos do mundo? Para descobrir esses destinos, a empresa britânica de viagens de luxo Kuoni pagou estudo com mais de 50 das maravilhas naturais mais famosas do mundo através de uma inteligência artificial com rastreamento ocular. O objetivo era descobrir realmente o que mais era desejado e atraído pelos turistas. O resultado deu Lago Peyto, Canadá; Ilha Meeru, Maldivas, e Costa Jurássica, Inglaterra.


TJPE


Os desembargadores Eduardo Paurá Peres e Fernando Cerqueira com a colunista Mirella Martins, na entrega da medalha dos 200 anos da instituição

TJPE 1


Recompensadora a entrega da medalha dos 200 anos do TJPE, terça, na instituição. Por conta da pandemia, a solenidade foi reduzida a pequenos eventos. Fui uma das 20 agraciadas ao lado dos colegas Fernando Machado, João Alberto e Roberta Jungmann. No seu discurso, o presidente Fernando Cerqueira destacou a história e importância da casa.

TJPE 2


Interessante saber que o Tribunal de Justiça de Pernambuco foi o quarto a ser instituído no Brasil. Nesta época, tinha apenas cinco desembargadores, que eram chamados de juízes do rei. Por sinal, o prédio — aberto em 1930 com essa arquitetura clássica — foi totalmente reformado no seu interior para voltar à essência da época. Vale a pena andar pelos corredores e se deparar com a riqueza nos detalhes.

Cigarro...


Uma praga chamada cigarro eletrônico. Basta circular por bares e restaurantes para se deparar com jovens bufando e oferecendo vapers. O advogado Pedro Avelino chama a atenção para a resolução da Anvisa que proíbe a comercialização, importação e propaganda dos dispositivos para fumar no Brasil. Quem vende pratica crime.

... eletrônico


Segundo Avelino, o que se observa é que poucos desses jovens vendedores e sua famílias sabem do crime que estão praticando e que o emprego informal pode resultar em prisão, caso os órgãos competentes comecem a fiscalizar e fazer cumprir a literalidade da lei. Vale também regular os locais onde são usados esses dispositivos.

Presidente


Marcelo Pereira é o novo presidente do Conselho Editorial da Companhia Editora de PE. Ele ficará na função até dezembro. Assume o lugar deixado pelo escritor Sidney Rocha, que presidiu o conselho nos últimos dois anos. Além de Marcelo Pereira, o conselho é composto por Brenda Carlos, Maria Alice Amorim, Luiz Cláudio Arraes e Evaldo Costa.

Futuro...


Na pesquisa Ipespe/Febraban, um alento: os brasileiros se mostraram otimistas quanto ao futuro do Brasil. Numa projeção para os próximos dez anos, mais da metade da população (53%) acredita que o País estará melhor do que hoje.

... melhor?


O otimismo é mais comum entre os jovens de 18 a 24 anos. Já 22% dos entrevistados apostam que estará pior, sentimento que prevalece entre as mulheres (25%). Outros 14% não acreditam em mudança.

Almocinho


Leonardo Lucena, Leonardo Cavalcante e Felippe Figueiroa vão abrir o Enotteque para almoço às sextas. Além dos vinhos, risotos com três opções, rondelli de charque, ravióli de queijo do reino e uma fraldinha especial.

Aniversariantes


Carmen Peixoto, Paulo Sérgio Macêdo, Bianca Pinho Alves e Lise Suassuna.

Donzelas


As donzelas viraram guerreiras. Agora, as memórias de um passado tenebroso e a valentia das presas políticas estão em livro, prefaciado pela ex-presidenta Dilma Rousseff. Escrita pela ativista Ana Maria Ramos Estevão, a obra mostra como a ala conhecida como Torre das Donzelas, em São Paulo, ganha outra conotação.

Para Lia


Lia de Itamaracá foi homenageada pelo artista, ilustrador e grafiteiro Shiko no Festival do Concreto, em Fortaleza. Ela ilustra a fachada do Porto Iracema das Artes. O festival tem parceria da Iquine, que forneceu as tintas para que os 798 artistas pudessem realizar intervenções previstas em 234 pontos.

Rápidas


Em 9 de fevereiro é celebrado o Dia do Frevo, e o cantor Thiago Kehrle prepara um show especial. Um Frevo Intimista trará roupagem mais íntima e com versões diferentes das originais. A apresentação será realizada diretamente do Paço do Frevo, mas, devido ao momento, será transmitida pelo YouTube.

Nesta quinta-feira, terceiro dia de programação da Semana de Arte da Christal Galeria, no Pina, a partir das 17h, tem início o workshop "Fotografia de paisagem", com o fotógrafo Gustavo Maia.

A Faculdade Nova Roma recebe hoje, em Brasília, o Selo OAB Recomenda.

A advogada Íris Novaes e a defensora Edivane Bastos ministram o Curso 100% on-line "Teoria e Prática em Direito da Saúde". Será em fevereiro, com foco em como atuar na área de saúde suplementar.

O padre Daniel se despede do Colégio Salesiano neste fim de semana. Vai a Carpina, onde será responsável pela formação de novos seminaristas.

Telas


Nando Carvalho finca suas telas digitais no Aeroporto de Noronha. A empresa pernambucana, nascida no Porto Digital, pretende impactar, com comunicação de alta tecnologia, no desembarque na ilha. A cada mês, são 14 mil turistas com informações de serviços, notícias e conteúdos publicitários exibidos. "Todo conteúdo é atualizado de forma remota e, praticamente, em tempo real", ressalta o diretor Davison Souza.

Tags

Autor