ENTENDA

O que é gaslighting?

Termo foi usado para criticar Arthur Aguiar no BBB 22

Imagem do autor
Cadastrado por

Samantha Oliveira

Publicado em 09/02/2022 às 9:39 | Atualizado em 09/03/2022 às 11:48
Notícia
X

Matéria atualizada em 09/03/2022, às 11h47

Por conta do Big Brother Brasil 22, o termo gaslighting voltou aos holofotes de pesquisa. O motivo foi uma live protagonizada por Maíra Cardi e Leo Picon - respectivamente esposa e irmão de participantes do reality show.

Tudo começou quando Maíra Cardi afirmou que os administradores do perfil de Jade Picon - irmã de Leo - acusaram Arthur Aguiar, seu marido, de cometer gaslighting contra a influenciadora.

Durante a transmissão, a coach chegou a afirmar que a prática configura um crime. "Isso é uma coisa muito grave e séria, ela com certeza não aprovaria uma coisa dessas, e isso afeta a vida dela aqui fora, isso é um crime", disse.

Veja a publicação original

Mas, afinal, o que é gaslighting?

Traduzido para o português, gaslighting significa nada menos que manipulação. A prática se configura como uma forma de abuso psicológico, onde os fatos e informações são distorcidos para favorecer o abusador de alguma forma.

Em outras palavras, o gaslighting é uma prática de violência psicológica, que busca fazer com que a vítima duvide de si mesma, da sua memória e até mesmo da sua sanidade mental.

Geralmente, esse tipo de situação acontece com mulheres e seus respectivos parceiros ou familiares. Esse, inclusive, pode ser considerado um tipo de violência contra a mulher. Os sinais, por sua vez, são mais sutis de serem identificados, já que o abusador reverte a situação a seu favor.

Direito de resposta de Manuela Xavier

A assessoria jurídica da psicanalista Manuela Xavier pediu para ter um direito de resposta no caso envolvendo um suposto processo de Maíra Cardi e Arthur Aguiar contra Jade Picon. Confira na íntegra o texto enviado.

"O processo realizado no no TJ de SP, que a influenciadora Maíra Cardi moveu contra a psicanalista e influenciadora Manuela Xavier, que tem quase 400 mil seguidores em seu instagram, foi encerrado após pedido de liminar ter sido negado. A ação pedia que a justiça obrigasse Manuela a retirar a publicação no qual a psicanalista faz uma análise social da participação de Jade Picon e Arthur Aguiar no BBB em seu instagram.

Nele, a psicanalista analisa a participação de Arthur no BBB e diz que o ator praticou "gaslighting",contra Jade Picon. Que segundo a Psicanalista o termo se trata de um comportamento, uma prática utilizada por pessoas que desejam manipular, distorcer, omitir e até mesmo inventar determinadas situações com a intenção de fazer com que a outra pessoa duvide de seus sentimentos, sua memória, percepção e em alguns casos até mesmo sua sanidade. Esse comportamento pode ser observado em várias relações interpessoais, sejam elas românticas, de amizades, trabalho, família e até mesmo de política com seus eleitores.

O pedido de liminar do casal para a retirada do vídeo do ar, aliás, foi negado dias atrás e logo após o processo foi encerrado pela própria advogada de Maíra e Arthur".

 

Tags

Autor