SOCIEDADE

Coluna social: expulsão de Monark, arte na pandemia e moda pernambucana

Confira as notas de destaque da coluna Social1 desta quarta-feira

Imagem do autor
Cadastrado por

Gabriela Andrade

Publicado em 16/02/2022 às 7:08
Notícia
X

Contrato social: para levar em consideração

Após defender, em episódio do podcast Flow, que deveria existir um partido nazista reconhecido por lei, o apresentador Bruno Aiub, o Monark, foi desligado da produtora. "Ao longo da nossa história, tratamos de temas sensíveis buscando promover conversas abertas sobre assuntos relevantes para a nossa sociedade, sem preconceitos ou ideias preconcebidas, pelo que acreditamos e defendemos", afirmou a Flow. O posicionamento infeliz tornou Monark — e, consequentemente, o podcast — em um dos assuntos mais comentados no Brasil nas últimas semanas. Para o advogado Sergio Vieira, o caso promove reflexão sobre os pontos que devem existir em um contrato social.


Atitude


"Quando você leu com atenção o seu próprio contrato social?", questiona Sergio Vieira. De acordo com ele, é necessário avaliar a possibilidade de sócio ou colaborador ter atitude que ganhe as proporções do caso Monark.

Acordo


"O contrato social e o acordo de sócios são a coluna vertebral de todo e qualquer negócio e neles devem constar regras claras e objetivas para a maioria dos eventos futuros e, até, incertos", pontua o advogado.

Nova diretoria


Sandra Paes Barreto, Rosário Martins e Tereza Melo e Silva, Wilka Vilela e Zulene Norberto

Hispânicos 1


Começa hoje, em Brasília, a 2ª Conferência Internacional das Línguas Portuguesa e Espanhola, que reunirá representantes dos ministérios de Relações Exteriores de países como Brasil, Portugal e Espanha.

Hispânicos 2


Debaterá a situação dos dois idiomas no mundo, bem como novas formas de fortalecer a disseminação das línguas em cultura, ciência e inovação. Estimativas apontam que 850 milhões de pessoas no mundo falam português e/ou espanhol.

Arte 1


Na pandemia, o mercado de arte nunca esteve tão expressivo no sentido de renovação e readaptação aos novos tempos. Com esse propósito, o marchand Sérgio Oliveira, fundador da Arte Maior Galeria, criou o projeto "Arte Imortal de Pernambuco e seus Artistas Plásticos".

Arte 2


A primeira exposição será no dia 8, às 15h, por meio híbrido, com Bajado, Wellington Virgulino e Lula Cardoso Ayres. "Definimos o conceito como aquele tipo de arte criada por artistas geniais que superam a sua própria existência", explicou Sérgio.

Sushi


Fernando Andrade, João Victor e Juarez Cadengues mais João Pedro Bezerra comemoram a expansão da Harô Sushi com mais três unidades, este trimestre, em PE. A marca lança linha premium sob comando do chef Rafael Cardoso.

No TRE


O advogado Washington Amorim foi convocado para compor o TRE-PE como desembargador eleitoral efetivo após o biênio de Carlos Gil Rodrigues Filho. Convocação teve início ontem mesmo.

Menos desastres


A vice-prefeita do Recife, Isabella de Roldão, celebra a obtenção do certificado de Nó de Resiliência, concedido pela MCR 2030, iniciativa liderada pelo Escritório da ONU para Redução do Risco de Desastres.

Aniversariantes
Marta Dubeux, Ângela Rabelo, Luís Guilherme Pontes, Marta Ramos, Betânia Turton, Eulino Alves Coutinho, Cassiana Lyra, Luiz Coutinho e Bernadete Marques.

Energia


Nesta sexta, Drayton Nejaim, pres. do Lide PE, e Rodrigo Mello, CEO da Kroma Energia, recebem André Pepitone, diretor da Aneel, para café da manhã e almoço com líderes no JCPM. Na pauta, os avanços e o cenário energético.

Desfiles


O Estilo Moda Pernambuco terá sua sexta edição confirmada para 28 a 31 de julho, no Centro de Eventos do Moda Center. O evento volta a ser presencial com 40 desfiles comerciais e quatro conceituais.

Rápidas


A exposição Trilhas (ou Cisco no Olho, Tampão no Ouvido), da artista paraibana radicada em Pernambuco Alice Vinagre, teve seu encerramento prorrogado. Os amantes da arte podem conferir a mostra até domingo (20), na Galeria Janete Costa.

O psicólogo Gustavo Figueirêdo assina artigo, em seu site homônimo, em que diz que a humanidade está em processo de dissipação afetiva.

Morango com leite Ninho foi o sabor campeão de vendas da unidade do Recife da Sodiê Doces, que conta com mais de 340 lojas pelo Brasil e na capital pernambucana funciona na Galeria Derby Center.

Vanessa Piasson, reitora do Centro Universitário Tiradentes, se reúne com a vice-governadora de Pernambuco, Luciana Santos, para apresentar a sede do novo campus, que está em fase de finalização de obras, na Imbiribeira.

O cirurgião do aparelho digestivo Euclides Martins participa, quinta-feira, como palestrante do primeiro Curso de Atualização da Associação Brasileira de Câncer Gástrico.

A nova diretoria da Associação dos Cônjuges de Magistrados de Pernambuco tomou posse, no Palácio da Justiça. As novas dirigentes foram eleitas em assembleia geral ordinária.

No sábado, a Aliança Francesa, em parceria com o Paço do Frevo, promoverá o Matinê de Carnaval — Recife/Nice, das 16h às 18h, no auditório da AFR.

Tags

Autor