SOCIEDADE

Coluna social: cartórios na pandemia, parto humanizado e ora Pernambucar

Confira as notas de destaque da coluna Social1 desta sexta-feira (18)

Imagem do autor
Cadastrado por

Gabriela Andrade

Publicado em 18/02/2022 às 8:36
Notícia
X

Respiro: a modernização dos cartórios

Abertos ininterruptamente na pandemia e já oferecendo mais de 93% dos seus atos em plataformas eletrônicas, os cartórios brasileiros aumentaram em 3,5% as vagas de trabalho em 2021, sendo responsáveis por um total de 88.565 empregos com carteira assinada no País. Se comparado aos últimos seis anos, o setor registrou aumento de 11,2%. Considerados serviços essenciais à população, os 13.440 cartórios brasileiros, presentes nos 5.570 municípios do Brasil foram responsáveis pela abertura de 4.879 postos com carteira assinada em todo o território nacional.

Virtual


"Os cartórios passaram também a realizar atendimentos virtuais, ampliando seu escopo de atendimento ao cidadão", analisa o presidente da Associação dos Notários e Registradores do Brasil, Claudio Marçal Freire.

Covid-19


Ana Luiza e Paulo Câmara ofereceram almoço à pesquisadora da Fiocruz Margareth Dalcolmo

Fintech


Luiz Falbo Di Cavalcanti, CEO do Kalea, se reuniu com diretores do Banco Rodobens, esta semana, para assinar o contrato de integração com a fintech pernambucana que passa a promover crédito via sua tecnologia.

Casa de parto humanizado


O secretário de CTI Lucas Ramos contou que o Centro Integrado de Saúde Amaury de Medeiros, da UPE, ganhará uma nova Casa de Parto totalmente dedicada a procedimentos normais e humanizados. A ordem de serviço foi assinada em conjunto com o secretário de saúde André Longo, o reitor da UPE, Pedro Falcão, além de Olímpio Moraes, diretor do Cisam. O investimento é de R$ 3,75 milhões e o prazo estimado de conclusão é de 12 meses.

Novos destinos no Bora


O secretário de Turismo e Lazer Rodrigo Novaes apresenta os novos destinos inseridos no site do Bora Pernambucar com mais opções no Agreste e Sertão. A atualização levou ao portal destinos como Surubim, São Lourenço da Mata, Saloá, São Joaquim do Monte, Sairé, Limoeiro, Camaragibe, Águas Belas, Agrestina e Afogados da Ingazeira.

Vigilância


A Corregedoria Geral da Justiça agora tem plantão judiciário nos feriados, fins de semana e recessos. A medida do corregedor Ricardo Paes Barreto, que assumiu o cargo no último dia 2, busca aproximar o Judiciário da sociedade.

Aniversariantes


João Carlos Paes Mendonça Tavares de Melo, Dolly Dalla Nora, Lúcia Becker, Flávia Pessoa de Melo, Marlene do Ó, Antônio Moraes, Aristeu Chaves Neto, Sylvia Lobo, Luiz Alexandre Almeida, Carla Farias Maciel e Cristina Lyra.

Ela merece


Nossa Cinthya Leite, da coluna Saúde e Bem-estar, deste JC, é a homenageada na categoria Comunicação do Prêmio Tacaruna Mulher 2022, que completa 22 edições. A mostra deste ano ficará em cartaz de 4 a 13, no 1º andar do mall.

Aeroporto


A Aena apresentou projeto de ampliação e renovação do Aeroporto do Recife. Entre as novidades, nova sala de embarque, ampliação do estacionamento e uma nova praça, com área de convivência e serviços, conectada à Praça Ministro Salgado Filho.

Não deixe morrer


O almoço de hoje no São Pedro contará com a presença de carnavalescos dos Banhistas do Pina e do Pierrot de São José. O chef Thiago das Chagas promove, durante todo este mês, a campanha Não Deixe o Frevo Morrer, que incentiva doações em pix para os dois blocos, que precisam de recursos para manter as suas histórias. As doações devem ser feitas pela chave 08.797.474/0001-18.

Lamentamos


A médica e pesquisadora Margareth Dalcolmo, que esteve aqui lançando seu livro Um Tempo para não Esquecer — A Visão da Ciência no Enfrentamento da Pandemia do Coronavírus e o Futuro da Saúde, perdeu ontem o marido, o acadêmico da ABL Candido Mendes de Almeida, que faleceu aos 93 anos. Respeitado no meio acadêmico carioca, Almeida foi professor da PUC-Rio e reitor da universidade que leva o sobrenome de sua família.

Rápidas


O cirurgião vascular Carlos Eduardo Cunha assumiu a presidência da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular Regional Pernambuco. Comandará a entidade pelos próximos dois anos.

Laís Xavier, presidente da Assespro PE/PB, comanda hoje, a partir das 13h, o encontro mensal das empresas de TIC de Pernambuco. O evento, que este mês será virtual, terá como palestrante Antônio Valença, CEO da Pitang, falando sobre "Gestão de talentos: atração e retenção de pessoas".

Qual o sentido da vida? A pergunta é o mote de uma tese de doutorado defendida na Unicap, que se transformou em curso de extensão, unindo os pensamentos de Nietzsche e Viktor Frankl. O autor, Sérgio Gonçalves Ferreira, o orientador, Marcus Túlio Caldas, e a examinadora, Martha Perrusi, vão aplicar o curso on-line a partir de 8 de março.

O Hospital Santa Joana Recife conquistou, pela terceira vez, a reacreditação do selo da Joint Commission Internacional (JCI), a mais importante certificação hospitalar do mundo, que atesta a excelência do hospital em segurança do paciente e qualidade do atendimento.

Recife ganha nova casa hoje: o Boteco Cordeiro, no bairro homônimo. Com menu assinado pelo chef Liberatto Pereira — de frutos do mar a panceta, feijoada e steak tartare. Com muito forró e sertanejo na noite de estreia.

Tags

Autor