SAÚDE

O que tem Paulinha Abelha? Entenda a infecção que resultou em coma da vocalista do Calcinha Preta

A cantora Paulinha Abelha foi diagnosticada com uma bactéria no cérebro, o que causou uma meningite, e segue internada em UTI

Imagem do autor
Cadastrado por

Lívia Maria

Publicado em 18/02/2022 às 18:58 | Atualizado em 21/02/2022 às 15:15
Notícia
X

A cantora Paulinha Abelha, vocalista do grupo Calcinha Preta, deu entrada em um hospital particular de Aracaju (SE) na última sexta-feira (11) em virtude de problemas renais. O estado de saúde da cantora se agravou na segunda-feira (14) e ela foi transferida para a UTI, onde foi submetida a diálise, após constatada insuficiência renal.

Paulinha estava em turnê com o grupo quando passou mal. Ao retornar à Sergipe, a cantora foi imediatamente levada ao hospital, onde já foi internada. Dois dias antes do episódio, Paulinha deu uma entrevista ao podcast “Podpah” onde citou que tinha tido um mal estar, mas que já estava melhor.

Já internada, o quadro de Paulinha se agravou e a cantora entrou em estado de coma na tarde de quinta-feira (17). A equipe médica que cuida da saúde da cantora explicou que a mesma apresentou uma piora clínica, mas que não podia ser transferida de hospital devido a “instabilidade neurológica”. “Por instabilidade neurológica não reúne condições clínicas seguras para realizar a transferência no momento”, disse a nota enviada à imprensa.

>> Veja a emocionante homenagem que os fãs e Daniel Diau, um dos vocalistas da banda Calcinha Preta, prestaram a Paulinha Abelha

Paulinha Abelha é diagnosticada com meningite

A piora no quadro clínico da cantora está ligada ao diagnóstico de meningite. Paulinha entrou em coma e segue em estado grave devido a presença de uma bactéria no cérebro. Na noite de quinta-feira (17), Paulinha passou a respirar com ajuda de aparelhos e precisou ser transferida de unidade para receber melhores cuidados.

O que é meningite?

Meningite é a infecção das meninges, as membranas de tecido conjuntivo que envolvem o cérebro e medula espinhal. As meninges tem a função de proteção, mas quando vírus ou bactérias conseguem passar por essa barreira protetora, elas se inflamam e causam a meningite.

A meningite é uma doença grave e considerada muito contagiosa, podendo levar a morte. Apesar de poder ser causada por diversos agentes, como fungos ou parasitas, as infecções por vírus e bactérias são mais comuns.

Qual o estado de saúde de Paulinha Abelha?

A cantora encontra-se internada em UTI, ainda em coma e respirando por aparelhos. Entretanto, o último boletim sobre o caso divulgado pelo hospital assegurou que a Paulinha Abelha encontra-se “clinicamente estável” e com a infecção controlada.

"No momento, encontra-se clinicamente estável, quadro infeccioso controlado e respirando com suporte de aparelhos", diz o comunicado liberado pelo hospital particular onde a cantora está internada.

Siga o Social1 no Instagram, Facebook, Twitter e TikTok.

Tags

Autor