SOCIEDADE

Coluna social: transtorno alimentar em brasileiros, empreendedorismo no Brasil e turismo em Pernambuco

Confira as notas de destaque da coluna Social1 desta segunda-feira

Imagem do autor
Cadastrado por

Gabriela Andrade

Publicado em 21/02/2022 às 7:19
Notícia
X

Brasil: transtorno alimentar na crescente

Dados da OMS de 2021 estimam que 4,7% dos brasileiros possuem algum tipo de transtorno alimentar, e que o principal grupo acometido são mulheres entre 18 e 24 anos. Esses números são ainda mais preocupantes quando colocamos ao lado da média mundial, que gira em torno de 2,5% da população. Em muitos casos, a pessoa sequer imagina que há um problema ali existente — muito em razão do apelo social dos padrões, das dietas e das fórmulas milagrosas.


Hábitos


Os transtornos alimentares são doenças conhecidas por hábitos alimentares irregulares, que acontecem por consequência de algum sofrimento grave, preocupação com o seu peso ou com a forma física do corpo. Pelo Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-5), é possível classificar por transtornos alimentares dois diagnósticos específicos: bulimia nervosa e anorexia nervosa.

Comportamento


A psicóloga especialista em saúde mental e professora do curso de Psicologia da UNIFG, Tatiany Albuquerque, afirma que alguns comportamentos podem denunciar um transtorno alimentar. "Fatores físicos, psíquicos e sociais estão envolvidos nos transtornos alimentares. O importante é sempre observar alguma mudança de comportamento referente à alimentação."

Bulimia


"Pouca ingestão ou recusa total, ou uma alimentação voraz e excessiva em curtos períodos de tempo. Em ambos os casos, há um medo intenso de ganhar peso ou engordar associado à perturbação da autoimagem", alerta a psicóloga Tatiany Albuquerque.

Sofrimento


"Isso gera sofrimento intenso, que necessita de uma equipe multidisciplinar no cuidado ao paciente", continua a psicóloga. Um ponto importante é não oferecer soluções simplistas, como "é só comer", ou comentários como "mas seu corpo é ótimo".

Imagem


"A imagem corporal é o pensamento diário e constante, portanto, qualquer comentário associado a isso pode desencadear crise ainda maior, seja de compulsão seguida de vômito, seja abstinência total de comida e água."

Transtornos


"Muitas pessoas com transtornos alimentares aparentemente são saudáveis, mas o sofrimento mental é dilacerante. Independentemente de diagnóstico, evitar julgamentos é uma questão de saúde", complementa.

Rápidas


A ginecologista Eliza Cangussu, especialista em reposição hormonal e longevidade saudável, agora faz parte do time da clínica Cardoso e Ávila, da mastologista Marina Ávila e do nutrólogo Sávio Cardoso.

O Botany Gin Old Tom ganhou mais uma medalha: Ouro, no World Gin Awards, em Londres.

Juliana Cahu agora assina cardápio para aniversários e eventos especiais, com destaque para as lindas mesas fixas de saladas e frios.

A cirurgiã plástica Michelle Lacerda, grávida de sua primeira filha, Letícia, continua operando normalmente. Avisa que seguirá nas cirurgias até o nono mês.

Guilherme Dubeux Bacelar e Vinícius de Moraes à frente da franquia da SegEnergy em Pernambuco, marca especializada em energia fotovoltaica.

As experientes cirurgiãs pediátricas Carolina Borges e Cláudia Corrêa integram o time de peso da Cirurgia Pediátrica de Pernambuco (Cippe).

Lembra Jackie O.


A estilosa Paula Acioly, que agora também movimenta o cenário de arranjos florais com sua Galpone

Novo polo


Pedro Maia inaugura a Galeria Esquina 586, na Praça de Casa Forte, quarta-feira

Nova fase


O sec. de Turismo Rodrigo Novaes comanda a nova fase dos seminários do Bora Pernambucar, amanhã, quando visita Lagoa do Carro e Itapissuma. Na quarta, chega a São Benedito do Sul, e na quinta, a São José da Coroa Grande. Reunirá o trade e os gestores locais para apresentar a evolução do projeto que colocou o interior do Estado na prateleira.

Al mare


Isabelle Chaves esbanja simpatia e ternura à coluna

Bairro do Recife


Suelene Sá, Ana Paula Vilaça e Fernando Mendonça

Aniversariantes


Dia de desejar todas os vivas para o nosso querido Rafael Carvalheira, mais Edésio Menezes, João Felipe Souza Leão, Carlos Carvalho, Vanildo Elihimas Filho, Ana Heloisa Escarião e George Campos.

Multidisciplinar


Antônio Dantas, referência em emagrecimento, qualidade de vida e saúde mental, abre hoje, no RioMar Trade Center, o Impetus Health. Conta com atendimento com profissionais de mais de dez especialidades.

Estudo


A bispa Flavinha Cabral é a única pernambucana a escrever em Bíblia às mulheres

Empreender


O empreendedorismo alcançou uma marca história no Brasil, em 2021. Segundo levantamento feito pelo Sebrae, com base em dados da Receita Federal, o ano passado registrou um recorde de novos pequenos. Foram mais de 3,9 milhões de empreendedores que se formalizaram. Incremento de 19,8% em relação a 2020.

Tags

Autor