SOCIEDADE

Coluna social: desigualdade social no Brasil, ansiedade na pandemia e portaria remota

Confira as notas de destaque da coluna Social1 desta terça-feira

Imagem do autor
Cadastrado por

Gabriela Andrade

Publicado em 22/02/2022 às 7:01
Notícia
X

Brasil: um dos líderes em desigualdade social

De acordo com o último relatório do Laboratório das Desigualdades Mundiais, o Brasil é um dos países que permanece com um dos maiores índices de desigualdade social e de renda do mundo. O economista João Rogério Filho, diretor da PPK Consultoria, comenta que isso é um reflexo da abolição tardia da escravidão somada à falta de priorização desse tema pelos governantes. "Foi feito sem nenhuma medida corretiva, sem educação e que até hoje se perpetua nesse ciclo vicioso. Isso tem forte reflexo no mercado de trabalho, agravando-se nos últimos anos com a necessidade de uma mão de obra cada vez mais especializada. Se não recobrar a atenção à educação, iremos ficar cada vez mais para trás", pontua.


Reserva Carnijó


A modelo Amanda Castanha e o estilista Albérico Ribeiro em dia de fotos especiais

Remoto


Muitos condomínios têm optado pela portaria remota. Especialistas garantem economia de até 60% nos gastos mensais. Eduardo Costa, da Qualiport, um dos pioneiros na implantação do serviço em PE, revela que os pedidos de proposta feitos em janeiro até o início deste fevereiro superaram anos anteriores.

Sucesso


O diretor do Grupo Trino, Gerson Barros, comemorou o crescimento logístico de 25% registrado pela empresa no ano passado. As novas operações chegaram à Paraíba e Minas Gerais. A Trino Frio, braço logístico da empresa que armazena produtos refrigerados e secos, também cresceu. Como reflexo, a abertura de novos postos de trabalho na região.

Aniversariantes


Dia de desejar bênçãos para Sônia Lopes, Carla da Fonte, Reginaldo Ribeiro, Roldão Joaquim, Gamaliel da Costa Gomes, Manuela Medeiros e Tales Maurício de Lima.

Cozinha 1


A Estação Compartilhar Massangana, no Cabo de Santo Agostinho, em breve, formará cozinheiros e cozinheiras. A moderna cozinha abriu em janeiro.

Cozinha 2


O espaço multidisciplinar está pronto para revelar talentos, ajudando a população a empreender e a gerar renda com vários cursos.

Ansiedade 1


Após a Fiocruz divulgar estudo que revela uma alta prevalência de sintomas de ansiedade e depressão em trabalhadores da saúde depois da pandemia, a Web Estratégica mensurou a procura dos brasileiros por esses termos no Google. Só em 2021 foram registradas 13,5 milhões de buscas relacionadas às palavras-chave "ansiedade" (7,5 milhões) e "depressão" (6 milhões).

Ansiedade 2


Segundo a consultoria, nos últimos três anos, a média de pesquisas pelo termo "ansiedade" no Google se manteve 20% acima das buscas em comparação à palavra depressão. Além disso, a procura por depressão diminuiu 68% entre os anos de 2019 até o início de 2022, enquanto a busca por ansiedade cresceu 33,8% durante o mesmo período.

Para Robinson


A vida e obra do bispo anglicano Robinson Cavalcanti, morto em fevereiro de 2012, serão homenageadas em livro escrito por 25 autores. A obra é dividida em três partes: textos acadêmicos; testemunhos; ensaios e resenha. O livro será lançado no próximo dia 26 — data da morte do anglicano e de sua esposa —, às 16h, na sede do Instituto Robinson Cavalcanti.

Comex


Drayton Nejaim, presidente do Lide PE, e Mauricio Laranjeiro, embaixador do Lide para Comércio Exterior, recebem hoje Roberto Abreu e Lima, presidente da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco, em almoço para discutir o cenário, as perspectivas e o panorama, no Mar Hotel Convention.

Rápidas


O artista plástico Daniel Cavalcanti segue para os EUA, amanhã, para montar pessoalmente as telas que ficarão em exposição no Miami Home Design. Aproveita para buscar inspiração para a temporada 2022.

Paula Ferreira, do Artisano Café, passa a abrir seu bistrô mais cedo após o Carnaval. Vai focar no público corporativo, que busca por uma pausa para um almoço com mais tranquilidade. Ela também aposta em novo cardápio.

A chef Taci Teti passou temporada em Noronha preparando o novo prato da Boa Lembrança, ao lado da chef residente Kel Dantas. Promete ser um daqueles concorridos. O TerraMar à Vista, de 2021, superou as expectativas. O lançamento será agora em março.

A convite do Núcleo Recife do Grupo Mulheres do Brasil, Bia Martins, da ONG Olhar de Bia, visita, hoje e amanhã, duas escolas públicas e o Compaz do Alto de Santa Terezinha. Divulga o Programa Alicerce, que desperta vocações profissionais em jovens do ensino médio.

A pernambucana Magna Coeli, da Refazenda, falou ao Fantástico sobre a criação de soluções sustentáveis dentro da moda. A marca de roupas reaproveita todo tecido usado nas confecções.

Ensino...


A 3ª Pesquisa de Empregabilidade, do Instituto Semesp com Symplicity, apontou que 82,2% dos estudantes saídos da faculdade perceberam melhorias em sua vida pessoal ou profissional. O estudo reflete a melhor aceitação das pessoas graduadas no mercado de trabalho.

... superior


"O autodidatismo não é suficiente. Para atingir o nível de excelência profissional é networking, formação de caráter e de relações comportamentais que só acontecem com interação", analisa o professor de TI da Faculdade Nova Roma Guilherme Alexandre.

Tags

Autor