É o fato ou acontecimento de interesse jornalístico. Pode ser uma informação nova ou recente. Também
diz respeito a uma novidade de uma situação já conhecida.
Artigo
Texto predominantemente opinativo. Expressa a visão do autor, mas não necessariamente a opinião do
jornal. Pode ser escrito por jornalistas ou especialistas de áreas diversas.
Investigativa
Reportagem que traz à tona fatos ou episódios desconhecidos, com forte teor de denúncia. Exige
técnicas e recursos específicos.
Content Commerce
Conteúdo editorial que oferece ao leitor ambiente de compras.
Análise
É a interpretação da notícia, levando em consideração informações que vão além dos fatos narrados.
Faz uso de dados, traz desdobramentos e projeções de cenário, assim como contextos passados.
Editorial
Texto analítico que traduz a posição oficial do veículo em relação aos fatos abordados.
Patrocinada
É a matéria institucional, que aborda assunto de interesse da empresa que patrocina a reportagem.
Checagem de fatos
Conteúdo que faz a verificação da veracidade e da autencidade de uma informação ou fato divulgado.
Contexto
É a matéria que traz subsídios, dados históricos e informações relevantes para ajudar a entender um
fato ou notícia.
Especial
Reportagem de fôlego, que aborda, de forma aprofundada, vários aspectos e desdobramentos de um
determinado assunto. Traz dados, estatísticas, contexto histórico, além de histórias de personagens
que são afetados ou têm relação direta com o tema abordado.
Entrevista
Abordagem sobre determinado assunto, em que o tema é apresentado em formato de perguntas e
respostas. Outra forma de publicar a entrevista é por meio de tópicos, com a resposta do
entrevistado reproduzida entre aspas.
Crítica
Texto com análise detalhada e de caráter opinativo a respeito de produtos, serviços e produções
artísticas, nas mais diversas áreas, como literatura, música, cinema e artes visuais.
Por mais um ano, o frevo vai deixar de ecoar pelos quatro cantos de Pernambuco devido às restrições causadas pela pandemia do novo coronavírus. Mas, para não ficar apenas na saudade dos velhos carnavais, o Social1 traz makes inspiradoras para levar um pouco mais de cor e brilho a estes dias, com a certeza de que logo, logo, estaremos tomando de novo as ruas.
Para o editorial, o DO Welness & Beauty convidou personagens e amantes do nosso Carnaval. Foram maquiadas as cantoras Nena Queiroga e Clara Sobral (Banda Santa Clara), além da jornalista Ana Paula Viana e a proprietária do centro de beleza, Priscila Melo.
As makes foram conduzidas por Henrique Melo, Raphael Ramos e Laércio AZ, que propuseram um Carnaval glam, com muito brilho e originalidade, priorizando os tipos de pele e beleza de cada convidada. Para Nena Queiroga, Henrique foi buscar referência das divas do Carnaval. "Nena remete ao palco, aos bailes. Usei nas cores um misto de pink e tons mais queimados, arrematando com pedrarias embaixo dos olhos para dar essa vibe espetáculo", conta.
Dicas
Para Priscila Melo, Raphael Ramos revisitou os anos 70. "Usei uma make mais contemporânea, com delineadores fluorescentes entrelaçados, formando um shape ultracolorido".
Para Ana Paula, Raphael Ramos buscou uma composição glamourosa, usando recursos cênicos. "Usei a técnica do teatro para drags, bloqueando as sobrancelhas e desenhando uma nova. O efeito proporciona um lift instantâneo no olhar", ressalta. Para a pele de Ana, Rapha usou 3 tons de dourado, criando um efeito de textura 3D.
A cantora Clara Sobral ganhou uma make social-chique, com olho gliterizado e delineador. "Também procuramos um cílio mais dramático para contrastar com o brilho holográfico dos cristais".