SOCIEDADE

Coluna social: malefícios de excesso de treino, Passaporte Pernambuco e SARS-CoV-2

Confira as notas de destaque da coluna Social1 desta quarta-feira

Imagem do autor
Cadastrado por

Gabriela Andrade

Publicado em 23/02/2022 às 7:13 | Atualizado em 23/02/2022 às 7:14
Notícia
X

Excesso de treino: risco à qualidade de vida

A realização de atividades físicas é sempre apontada como um dos pilares para a manutenção de uma vida saudável. Porém, o excesso de treino pode acabar se tornando um risco para a qualidade de vida de qualquer atleta. Para o médico Felipe Carvalho, especialista em medicina regenerativa, com extensa experiência no tratamento de lesões desportivas, para descobrir se há "overtraining" pode-se observar a quantidade de atletas machucados em um time. "Equipes que tenham várias lesões em um mesmo grupo devem começar a avaliar a possibilidade de existir uma sobrecarga de treinamentos", opina.


Tecnologia


Existem tecnologias que auxiliam na avaliação da saúde muscular, porém, é necessário linha de conversa com a equipe médica para evitar problemas. "No início da dor, ele deve avisar. Toda lesão tem muitas opções de tratamento."

Paciência


Para evitar problemas advindos do treinamento, o educador físico Tauan Gomes reforça a paciência: "A atividade física não é algo que vai resolver em uma sessão. O treino deve fazer parte da sua rotina para que você tenha um resultado".

Pesado


O coach explica, ainda, que o "overtraining" ocorre quando o exercício é superior às limitações. "Além do desgaste muscular, há queda no sistema cognitivo, aumento da fome, desregulação do sono, irritação e redução de performance."

Lide futuro


Daniel Asfora, João Echiburu, Ronaldo Zanin e Silvana Matoso

Arte


O artista plástico pernambucano Bruno Faria está em SP. Foi fiscalizar a montagem da exposição — uma coletiva, que conta com obra dele — na Pinacoteca. A mostra abre o calendário da instituição neste 2022.

Posse TJPE


A posse do novo desembargador do TJPE, Paulo Romero de Sá Araújo, será hoje, às 11h, no Palácio da Justiça. A solenidade será transmitida pelo YouTube. O magistrado foi eleito, por aclamação, pelos 45 desembargadores.

Renda...


Com o aumento da taxa Selic para conter a inflação, o Banco Central deixa positivo o cenário para o mercado de investimentos, contrário ao consumo de bens materiais e serviços, que terminam sendo levados pela alta de preços.

.... fixa


Segundo o assessor de investimentos Daniel Lins, o momento é de cautela. Investir em papéis de renda fixa ganha espaço. "A bolsa se torna menos atrativa. Os investimentos como a renda fixa são uma boa opção", explica.

Aniversariantes


Dia de desejar o melhor do mundo para Rosa Guerra, Antônio Booz Ferreira, José Carlos Cordeiro, Fany Zaicaner, Aurinete Pimentel, Ana Lúcia Valença, Roberto Zaidan, Daniel Dobbin e Gustavo Manguinho.

Passaporte


O secretário de Turismo Rodrigo Novaes celebra o lançamento do Passaporte Pernambuco em formato mega. Já foi instalado no Marco Zero e na Praça do Arsenal. Tem assinatura de Dani Acioli, Galo de Souza, Manoel Quitério, Vacilante, Jota ZerOff...

Positividade 1


Levantamento realizado pela Dasa, maior rede de saúde integrada do Brasil, identificou que a média semanal de positividade para SARS-CoV-2 na regional Nordeste caiu em 20%.

Positividade 2


Em Pernambuco, a Dasa registrou o pico de positividade no dia 30 de janeiro, com 65,94%. Nesses últimos dias, o número começou a cair; foi registrado 23,58% de positividade para SARS-CoV-2.

Solidários


A prévia Imprensa Que Entra anuncia live solidária, nesta quinta-feira, às 20h, em prol da campanha da Ação e Cidadania. As doações dos alimentos podem ser feitas a partir de sexta, no Parque de Exposições do Cordeiro.

Rápidas


A BlackLions escolheu a Lagoa do Araçá para inaugurar uma nova unidade. A rede já tem operações nos bairros de Boa Viagem e no Espinheiro.

Fabi De Sanctis comemora sold out na hospedagem no seu Dolphin Villa Hotel, em Fernando de Noronha, para o Carnaval. Segundo Fabi, para o feriado da Semana Santa restam poucas vagas disponíveis.

A estudante pernambucana e atleta do Colégio CBV Beatriz Bezerra, de 15 anos, foi convocada pela Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos para representar o Brasil nos Jogos Sul-Americanos da Juventude 2022, de 28 de abril a 1º de maio. A competição será na Argentina.

Em parceria com a série Bridgerton, Netflix e Shondaland, o Boticário lança Floratta My Blue com nova versão da fragrância, inspirada no ícone da marca.

A Sorridents está entre as 50 maiores redes de franquias por unidade, segundo a Associação Brasileira de Franchising. Dados da entidade mostram que a marca passou da 52ª para a 48ª posição no ranking e apresentou variação positiva de 35,5%. No Recife, Camaragibe e Paulista.

Lucas Braga, gestor da ITS EDU, viaja a São Paulo, em março, para preparar pessoalmente o lançamento do primeiro curso tributário presencial. O executivo começou o processo de expansão da empresa para o Sudeste.

Tags

Autor