Literatura

Feminismo: 5 livros essenciais para aprender mais sobre o tema

Conheça obras que vão abrir seus horizontes sobre o assunto

Imagem do autor
Cadastrado por

Lívia Almeida

Publicado em 04/03/2022 às 18:16
X

O feminismo é um tema que ganhou bastante visibilidade nos últimos anos, e por isso é constantemente debatido tanto nas redes sociais quanto fora delas, nos mais diversos contextos.

Para quem quer aprender mais sobre o feminismo, é essencial buscar obras clássicas e contemporâneas que discutam o tema.

Por isso, selecionamos cinco livros que podem te ajudar nessa jornada de conhecimento sobre um assunto tão importante para as mulheres do mundo todo.

..

Confira nossa seleção abaixo:

01. Será Que Sou Feminista?, por Alma Guillermoprieto

Sinopse: Alma Guillermoprieto dedicou grande parte de sua carreira a cobrir conflitos e movimentos sociais por toda a América Latina.

Ao longo de sua trajetória, ela retratou em crônicas e reportagens a história de mulheres comuns, sobreviventes dos mais diversos tipos de violência.

Neste livro, ela reflete sobre sua própria posição como mulher e se questiona: Será que sou feminista? Sem a pretensão de ter todas as respostas, ela relata suas memórias e experiências enquanto faz uma releitura das lutas históricas das mulheres.

02. Feminismo no Cotidiano, por Marli Gonçalves

Sinopse: Aqui o feminismo não é apenas mais uma teoria defendida na universidade, nem uma trincheira de políticos em busca de votos.

Marli Gonçalves, combatente de primeira hora, sai uma vez mais em campo para ajudar mulheres e homens a praticar o feminismo e lutar por uma sociedade mais justa.

A autora prega o feminismo vivido, não apenas o pensado. Ideal para quem quer aprender, de uma vez por todas, o que é esse tal de feminismo.

03. Feminismo em Comum, por Marcia Tiburi

Sinopse: Primeiro livro feminista escrito pela filósofa Marcia Tiburi. O que chamamos de patriarcado é um sistema profundamente enraizado na cultura e nas instituições, o qual o feminismo busca desconstruir.

Ele tem por estrutura a crença em uma verdade absoluta, que sustenta a ideia de haver uma identidade natural, dois sexos considerados normais, a diferença entre os gêneros, a superioridade masculina, a inferioridade das mulheres e outros pensamentos limitados, mas que ainda são seguidos por muitos.

Com este livro, a autora nos convida a repensar essas estruturas e a levar o feminismo muito a sério, para além de modismos e discursos prontos.

04. Feminismo: Um Guia Gráfico, por Cathia Jenainati e Judy Groves

Sinopse: Em estilo graphic novel e com uma linguagem descontraída, este livro oferece uma visão geral do movimento feminista, reconhecendo e homenageando a variedade de pontos de vista que se desenvolveram ao longo da história.

05. O Que Frida Faria?, por Arianna Davis

Sinopse: A obra da autora e jornalista Arianna Davis reúne fatos biográficos da inigualável Frida Kahlo e traz ensinamentos e ideias que ajudam a enfrentar os desafios do cotidiano. 

Reverenciada tanto por sua personalidade intensa como por sua arte, Frida Kahlo é, além de uma das maiores representantes do feminismo, um exemplo de artista que não teve medo de quebrar os padrões.

"O que Frida faria?" celebra seu estilo icônico, suas posições libertárias e seu infinito amor pela arte, mesmo diante da dor e da decepção.

Bônus: Box Biblioteca Essencial do Feminismo (Acompanha Ecobag)

Esse box, que também acompanha uma ecobag temática, traz quatro obras essenciais para quem quer aprender mais a fundo sobre o movimento: "A Mística Feminina", "O Feminismo é Para Todo Mundo", "O Mito da Beleza" e "Feminismo em Comum". 

RioMar Online

No RioMar Online, e-commerce do RioMar Recife, você encontra produtos de vários segmentos com entrega rápida e personalizada.

O melhor é que é possível comprar em lojas diferentes e receber tudo num único pedido, no mesmo dia (na grande Recife). Além disso, na sua primeira compra ou em compras acima de R$ 250, o frete é grátis.

Nota ao leitor: quando você compra por meio de links em nosso site, podemos receber comissão de afiliados.

Tags

Autor