Cuidado

JULIETTE FREIRE: entenda o que é aneurisma cerebral

Juliette Freire revelou em entrevista que foi diagnosticada com aneurisma cerebral

Imagem do autor
Cadastrado por

Pedro Oliveira

Publicado em 09/03/2022 às 21:42
Notícia
X

Juliette Freire passou por um delicado momento com relação à sua saúde. A ex-BBB falou publicamente pela primeira vez como foi receber o diagnóstico de aneurisma cerebral

A informação foi recebida por Juliette quando ela fazia um check-up. No entanto, a doença não foi confirmada numa segunda avaliação médica, feita em São Paulo. A revelação foi feita durante entrevista ao programa "Conversa com Bial".

aneurisma cerebral, inclusive, chegou a ser a causa da morte da irmã da ex-BBB. Ela morreu em decorrência de um AVC (Acidente Vascular Cerebral), aos 17, anos provocado pela doença.

O que é aneurisma cerebral?

O aneurisma cerebral, segundo apurou o G1, é uma doença causada pela dilatação de vasos sanguíneos. De acordo com o diretor da Neurocirurgia da UNICAMP, Enrico Ghizoni, o que acontece quando esses vasos se rompem podem ser comparadas a um pneu de bicicleta.

"Quando a câmara de um pneu de uma bicicleta está mais frágil, forma-se uma bolha nela. Então aneurisma é mais ou menos parecido com isso porque a parede do organismo é bem mais fina do que a parede do vaso", explicou o médico ao portal.

Essa bolha, caso não seja diagnosticada logo, corre o risco de se romper a qualquer momento. Isso pode acarretar sérias consequências e até mesmo a morte de pacientes

Quais os sintomas?

Por ser geralmente uma doença silenciosa, o aneurisma cerebral só pode ser identificado através de exames. São eles: ressonância magnética ou tomografia. Os principais sintomas são:

  • Uma súbita e forte dor de cabeça, que aumenta com o passar do tempo;
  • Problemas na visão - caso o aneurisma cresça perto do nervo da visão;
  • Desmaios, náuseas, vômitos;
  • Dor no pescoço;
  • Rigidez bucal.

Como é feito o tratamento de um aneurisma cerebral?

Ainda segundo informou o médico Enrico Ghizoni, o tratamento de um aneurisma cerebral é feito geralmente com cirurgias. No entanto, isso vai depender da idade do paciente, do tamanho da doença e do grau de risco que ela representa. 

Geralmente, o aneurisma tende a se desenvolver mais em:

  • Mulheres, por volta dos 50 anos;
  • Tabagistas;
  • Pessoas com síndromes genéticas;
  • Pacientes com hipertensão;
  • Pacientes com doenças do colágeno (síndromes de Marfan e de Ehler Danlos).

Tags

Autor