É o fato ou acontecimento de interesse jornalístico. Pode ser uma informação nova ou recente. Também
diz respeito a uma novidade de uma situação já conhecida.
Artigo
Texto predominantemente opinativo. Expressa a visão do autor, mas não necessariamente a opinião do
jornal. Pode ser escrito por jornalistas ou especialistas de áreas diversas.
Investigativa
Reportagem que traz à tona fatos ou episódios desconhecidos, com forte teor de denúncia. Exige
técnicas e recursos específicos.
Content Commerce
Conteúdo editorial que oferece ao leitor ambiente de compras.
Análise
É a interpretação da notícia, levando em consideração informações que vão além dos fatos narrados.
Faz uso de dados, traz desdobramentos e projeções de cenário, assim como contextos passados.
Editorial
Texto analítico que traduz a posição oficial do veículo em relação aos fatos abordados.
Patrocinada
É a matéria institucional, que aborda assunto de interesse da empresa que patrocina a reportagem.
Checagem de fatos
Conteúdo que faz a verificação da veracidade e da autencidade de uma informação ou fato divulgado.
Contexto
É a matéria que traz subsídios, dados históricos e informações relevantes para ajudar a entender um
fato ou notícia.
Especial
Reportagem de fôlego, que aborda, de forma aprofundada, vários aspectos e desdobramentos de um
determinado assunto. Traz dados, estatísticas, contexto histórico, além de histórias de personagens
que são afetados ou têm relação direta com o tema abordado.
Entrevista
Abordagem sobre determinado assunto, em que o tema é apresentado em formato de perguntas e
respostas. Outra forma de publicar a entrevista é por meio de tópicos, com a resposta do
entrevistado reproduzida entre aspas.
Crítica
Texto com análise detalhada e de caráter opinativo a respeito de produtos, serviços e produções
artísticas, nas mais diversas áreas, como literatura, música, cinema e artes visuais.
A influenciadora Maíra Cardi recebeu uma enxurrada de críticas após uma suposta gafe cometida em uma live no seu Instagram. De acordo com os espectadores, a esposa de Arthur Aguiar esqueceu a live aberta e foi ao banheiro, levando o celular junto para fazer suas necessidades.
Ainda segundo quem estava assistindo a influenciadora, Maíra se despediu do público avisando que iria fazer xixi. Entretanto, ela não desligou a liveapós a despedida e levou seu celular para o banheiro.
Com o celular apoiado em um móvel a câmera não chegou a filmar Maíra no banheiro, já que estava apontada para o teto. O momento divertiu alguns internautas, mas outros apontaram que se tratava de uma 'gafe planejada' pela influenciadora.
As suspeitas foram levantadas porque após fazer suas necessidades, Maíra usa um aromatizador de banheiro e exibe para a câmera o rótulo completo do produto. Nas redes sociais, algumas pessoas acusaram a influenciadora de promover o produto.
Ao perceber o ocorrido, Maírase mostrou espantada com o erro e chegou a perguntar como desligar o vídeo. "Ô, minha gente. Está ligado aqui, em nome de Jesus… Como é que desliga?", perguntou.
Ação publicitária com marca de spray aromatizador de ambientes
Nesta terça-feira (12), a marca do spray utilizado por Maíra mandou um e-mail para a imprensa na tentativa de chamar a atenção para a 'gafe', aumentando ainda mais as suposições de uma ação publicitária.
O comunicado enviado não tinha o nome da empresa e dizia apenas que Maíra deixou a câmera ligada da live enquanto usava o produto. Além disso, a assessoria da marca convidada o jornalista a conferir o vídeo. Veja e-mail abaixo, reproduzido pelo 'Notícias da TV'.