COLUNA SOCIAL

Livros, tecnologia e mais; confira os destaques desta quarta-feira (27)

Confira os destaques da coluna social desta quarta-feira (27)

Imagem do autor
Cadastrado por

Vinicius Mariano

Publicado em 27/04/2022 às 6:53
Notícia
X

Ninguém mexe com o Teatro do Parque

Está homologado o tombamento do Teatro do Parque. O decreto assinado pelo governador Paulo Câmara foi publicado no Diário Oficial de ontem. O pedido para tombar o cineteatro foi feito pelo Grupo João Teimoso, junto com o Movimento Guerrilha Cultural. Em fevereiro deste ano, o Conselho Estadual de Preservação do Patrimônio Cultural deu parecer favorável à solicitação. Inaugurado em 1915, o Teatro do Parque reside na memória de gerações de recifenses. Embora tenha permanecido fechado por cerca de uma década, reabrindo em novembro de 2020, tem se firmado como símbolo da retomada das atividades da cultura no afrouxamento da pandemia.

A propósito

O Grupo João Teimoso também pediu tombamento do prédio ao lado do Teatro do Parque, onde funcionou o Hotel Parque, inaugurado pouco antes do cineteatro. O processo segue em análise — o imóvel, nesse caso, pertence à iniciativa privada.

O executivo do ano de 2021

O Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças (IBEF-PE) reúne amanhã empresários e profissionais da área para entregar a Jaime de Queiroz Lima Filho o reconhecimento de executivo do ano de 2021. De perfil discreto, Jaime atua há mais de 40 anos no Grupo JCPM ao lado do empresário João Carlos Paes Mendonça e atualmente é presidente-executivo da holding JCPM Shopping Centers. O anfitrião do evento, que ocorre no Mar Hotel, é José Emílio Calado, pres. do IBEF-PE.

Desembargador

O juiz Gabriel Cavalcanti foi escolhido na última segunda-feira, pelo critério de merecimento, para ocupar a vaga decorrente da aposentadoria do desembargador Jovaldo Nunes. Tomou posse já ontem.

Lista tríplice

O TJPE elegeu, também na segunda, os nomes da lista tríplice para des. do TRE-PE: os advogados Edson Vera Cruz, Gervásio Lacerda e Rodrigo Cahu Beltrão, que busca recondução. Bolsonaro deverá indicar o nome nos próximos três meses.

Papos e livros

O jornalista Fábio Lucas segue com o Circuito Livronews em São Paulo. Hoje à tarde, ele bate papo com as criadoras do projeto Conversas pra Vida, na Livraria Ponta de Lança; à noite, se encontra com editores independentes na Ria Livraria, bar e livraria que é point do meio literário.

Tereza 93

Uma conversa entre Denise Mattar, curadora da mostra Tereza Costa Rêgo — Sem Concessões, e a jornalista e escritora Joana Rozowykwiat, neta da artista, vai marcar os 93 anos do nascimento da pintora, amanhã. A partir das 19h, na Galeria Marco Zero.

Não é feitiçaria...

A Carvalheira bota os pés num universo paralelo, totalmente virtual, amanhã, com a festa Bikini no Metaverso. O evento on-line ocorrerá pelo selo Carva Games, a partir das 20h.

... é tecnologia!

O DJ e produtor musical KVSH é quem vai tocar na festa, e o público poderá acompanhar pelo perfil da Carva Games na Twitch, uma plataforma de streaming de vídeos ao vivo.

Aniversariantes

Jorge Petribú, Cypriano Sanches, Mariza Gibson, Betinho Gomes, Isaías Gomes, Cláudio Novaes, Arnaldo Pereira, Suzana Azevedo, Rita de Cássia Ferreira e Antônio de Oliveira.

Bela é ela 1

Dona Carmem Virgínia, que tem feito bonito ao botar nas redes (além da sua ótima comida) também sua beleza, participa de um projeto do maquiador Fernando Torquatto. Um livro que deverá sair ainda este ano.

Bela é ela 2

De Barreiros para o mundo, Maria Clara Canot é um nome que promete. Jovem atriz, ela quer investir na carreira; em breve, desembarca no Rio de Janeiro para oficinas de interpretação.

Rápidas

O Porto do Recife entregará, hoje, duas 'geladotecas', fruto de parceria com o Cais Rooftop, para a escola e a creche do Pilar. As geladeiras servirão como minibibliotecas.

Os passistas Ferreirinha do Frevo e Matheus Pimentel participam hoje do Observatório Digital do Frevo, às 15h. A conversa será mediada por Yanca Lima e vai girar em torno da relação dos corpos com a música, dança e a rua. Online e presencial.

A presidenta da Caape, Anne Cabral, comanda hoje campanha gratuita de vacinação contra a cepa H3N2 para a advocacia. Das 8h às 17h, no sistema drive-thru, em frente ao prédio da OAB-PE. Agenda-se pelo site www.caape.org.br.

O secretário Alexandre Rebêlo comemora o prêmio que o Pacto pela Educação de Pernambuco recebeu, segunda, em evento da Fundação Getúlio Vargas, em Brasília.

O pe. Sérgio Lúcio Alho da Costa celebra, hoje, às 19h, a Missa da Misericórdia na Basílica do Sagrado Coração de Jesus, na Boa Vista, onde serviu por cinco anos. Ele agora é pároco do Santuário de N. Sra. de Fátima, em Porto Velho (RO).

Poeta da Geração 65, Ângelo Monteiro lança Entre as Ondas, editado pela Cepe, durante a 1ª Feira Literária de Penedo (Flipenedo), em Alagoas, de amanhã a sábado.

As lojas físicas da Degusta passaram por reforma e adotaram um novo modelo self-service. São paletas e 40 sabores de sorvetes.

Tags

Autor