É o fato ou acontecimento de interesse jornalístico. Pode ser uma informação nova ou recente. Também
diz respeito a uma novidade de uma situação já conhecida.
Artigo
Texto predominantemente opinativo. Expressa a visão do autor, mas não necessariamente a opinião do
jornal. Pode ser escrito por jornalistas ou especialistas de áreas diversas.
Investigativa
Reportagem que traz à tona fatos ou episódios desconhecidos, com forte teor de denúncia. Exige
técnicas e recursos específicos.
Content Commerce
Conteúdo editorial que oferece ao leitor ambiente de compras.
Análise
É a interpretação da notícia, levando em consideração informações que vão além dos fatos narrados.
Faz uso de dados, traz desdobramentos e projeções de cenário, assim como contextos passados.
Editorial
Texto analítico que traduz a posição oficial do veículo em relação aos fatos abordados.
Patrocinada
É a matéria institucional, que aborda assunto de interesse da empresa que patrocina a reportagem.
Checagem de fatos
Conteúdo que faz a verificação da veracidade e da autencidade de uma informação ou fato divulgado.
Contexto
É a matéria que traz subsídios, dados históricos e informações relevantes para ajudar a entender um
fato ou notícia.
Especial
Reportagem de fôlego, que aborda, de forma aprofundada, vários aspectos e desdobramentos de um
determinado assunto. Traz dados, estatísticas, contexto histórico, além de histórias de personagens
que são afetados ou têm relação direta com o tema abordado.
Entrevista
Abordagem sobre determinado assunto, em que o tema é apresentado em formato de perguntas e
respostas. Outra forma de publicar a entrevista é por meio de tópicos, com a resposta do
entrevistado reproduzida entre aspas.
Crítica
Texto com análise detalhada e de caráter opinativo a respeito de produtos, serviços e produções
artísticas, nas mais diversas áreas, como literatura, música, cinema e artes visuais.
Diante de uma plateia de 120 pessoas e ao lado da esposa, Isabela, e dos filhos, Victor, Pedro e Daniela, além do genro Diogo Barral, o presidente-executivo da JCPM Shopping Centers, Jaime de Queiroz Filho, relembrou momentos importantes da sua carreira durante a solenidade de entrega do prêmio Executivo do Ano, do Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças em Pernambuco (IBEF-PE).
Durante o discurso de agradecimento, ele destacou os diferenciais da missão de um executivo, que são entender os anseios do acionista e, dentro da realidade, viabilizar ou sinalizar o contrário. O desafio de armazenar e analisar dados dos clientes em uma época distante das tecnologias atuais e os diferentes momentos econômicos também foram lembrados por ele.
O presidente do IBEF-PE, José Emílio Calado, reforçou a relevância do reconhecimento e da unidade dos profissionais do setor.
Os conselheiros e acionistas da JCPM, João Carlos Paes Mendonça Tavares de Melo, Marcelo Tavares de Melo Filho e Renato Paes Mendonça Tavares de Melo, estiveram presentes, além dos diretores da JCPM, Alexandre Villela, Francisco Bacelar e Rafael Guimarães, e do diretor do Sistema Jornal do Commercio de Comunicação (SJCC) Vagner Lins.
Um dos fundadores da XP Investimentos, Guilherme Benchimol, pontuou, em mensagem virtual, a relevância do empreendedorismo para o crescimento do País, sobretudo nesse momento econômico.
Também estiveram presentes: Cecília Baptista, representante regional da XP segmento Unique; Hugo César Luna, sócio de Transações da Thorton; Luiz Montenegro, da MMS Comunicação; Ricardo Rodrigues, do BNDES, entre outros. O prêmio foi entregue pelo presidente do IBEF-PE, José Emílio Calado.