COLUNA SOCIAL

Arte, leitura e mais; confira os destaques desta sexta-feira (29)

Confira os destaques da coluna social desta sexta-feira (29)

Imagem do autor
Cadastrado por

Vinicius Mariano

Publicado em 29/04/2022 às 7:03
Notícia
X

Recife deverá ganhar circuito de arte nas águas

Um circuito de arte emergindo das águas do Recife é um projeto que está na mesa da Secretaria de Cultura da cidade. Por ora, as águas da Lagoa do Araçá, na Imbiribeira, e do Açude de Apipucos deverão ganhar a intervenção artística, assim que a ideia sair do papel. "Esse projeto começou com uma ideia de consciência ambiental, via Secretaria de Meio Ambiente", nos contou o secretário Ricardo Mello. A Usina de Arte — o parque artístico e botânico localizado na Mata Sul do Estado — foi convidada para a curadoria e espera que vá pra frente.

Claro-escuro 1

A Usina de Arte se prepara para receber uma nova obra, a instalação Claro-Escuro (2015), um letreiro feito de metal e acrílico com lâmpadas LED esverdeadas. Trabalho do artista chileno Alfredo Jaar.

Claro-escuro 2

A obra ficará na destilaria desativada da usina e deverá ser inaugurada entre junho e julho. Nela se lê: "O velho mundo está morrendo. O novo demora a nascer. Nesse claro-escuro, surgem os monstros".

A polêmica da picanha sem picanha

A falta de picanha no McPicanha, da McDonald's, pode não surpreender muita gente, mas devia. Há muitos subtextos, subprodutos, sendo vendidos por aí, por debaixo de campanhas tão encantadoras, e coloridas e ágeis, que a gente nem nota. No caso dos lançamentos anunciados pela rede de fast-food, a picanha está no molho com "aroma" da carne. É quase só o cheiro.

Aniversariantes do dia

Hoje é dia de cantar parabéns para José Marcos de Lima, Odenilda Souza, Romário Dias, Silvia Cavadinha, Marisa Caldas, Francisco Melo, Elizabeth Krause, Marcelo Alcoforado, Helena Wallack, Isabela Marinho, Renata Guimarães, Mércia Teixeira, Eduardo Carneiro Leão, Renato Carneiro e Alfredo Bertini.

No look, de bike

Beto Normal vai promover, domingo, um desfile-cortejo, com ciclistas-modelos, para apresentar sua nova coleção, "U-Look". Concentrará às 15h, na Galeria Maumau, e irá até o Marco Zero, para a performance final dos 16 looks.

Os judeus

Foi rodada no Museu da História da Inquisição, em Belo Horizonte, a última cena do telefilme A Saga dos Judeus no Nordeste Brasileiro. Leo Crivellare assina a produção e Carol Carvalho, a produção. O material agora vai para a montagem.

Escreve e ilustra

Renato Valle lança, amanhã, na Arte Plural, a revista Bandido Bom É Bandido Morto. Traz textos do artista, nos quais questiona política, religião e estrutura social, e ilustrações. Os desenhos originais estarão expostos na galeria.

As Possis

Zizi e Luiza Possi desembarcaram ontem no Recife para o show de hoje no Teatro Guararapes. O camarim é de dar orgulho aos nutris: salada, atum light, bananinha sem açúcar, frutas e pão sem glúten. Esta turnê é a primeira delas juntas.

Diário das Frutas

Bruno Albertim lançou em São Paulo, na quarta-feira, seu Diário das Frutas, uma reunião de crônicas que motivaram uma série de pinturas de Tereza Costa Rêgo. Pela sessão de autógrafos na Livraria Patuscada, referência na Vila Madalena, passaram pernambucanas que fazem a diferença na vida cultural da Paulicéia, como a atriz Cybele Jacome e a designer e artista Joana Lira.

Ronaldo e Rosa

Foi tanta a procura pela oficina "Para quem acha que não desenha, mas ama vinho", de Ronaldo Fraga, que a Casa Estação da Luz, em Olinda, abriu uma nova turma: hoje, com a participação de Rosa Maria, a chef de cozinha e cantora bissexta, que vai soltar a voz. A oficina mistura taças e lápis para soltar a criatividade e os traços. Já amanhã, Rosa e Ronaldo fazem mais um Cabaré da Rosa, no Hotel Central. Esgotado.

Trajetória 1

Diante de uma plateia de 120 pessoas e ao lado da esposa, Isabela, e dos filhos, Victor, Pedro e Daniela, além do genro Diogo Barral, o presidente-executivo da JCPM Shopping Centers, Jaime de Queiroz Filho, relembrou momentos importantes da sua carreira durante a solenidade de entrega do prêmio Executivo do Ano do IBEF-PE.

Rápidas

A Orquestra Arruando celebra os 80 anos do maestro Edson Rodrigues, um dos quatro Mestres-Vivos do Frevo, com show hoje, às 20h30, no Teatro Fernando Santa Cruz, no Mercado Eufrásio Barbosa.

Ana Cañas remarcou sua vinda para o Recife, depois de adiar por causa da pandemia. Apresentará seu show dedicado a Belchior, dia 20 de maio, no Teatro Guararapes.

Lulu Santos também está de viagem marcada para cá. Trará o show comemorativo aos seus 40 anos de carreira. Alô, Base! é o nome e fará apresentação, dia 22 de julho, no Classic Hall.

KLB — lembra deles? — anunciou que está de volta aos palcos este ano e agendou data no Teatro Guararapes: dia 21 de agosto.

Cindy Noel, que comandou com sucesso a New Wed, fará no segundo semestre a feira infantil New Kids, em parceria com Nando Cordel, e um evento para a enogastronomia, chamado New Wine.

De Serra Talhada, a RDE, Referencial Desenvolvimento Energético, ficou em 3º lugar entre as melhores empresas do Brasil para se trabalhar, segundo o Great Place to Work. E a também pernambucana Insole, em 5º.

Tags

Autor