Fernando Fernandes

NO LIMITE 2022: como foi o acidente de Fernando Fernandes? Saiba como o apresentador de 'No Limite' ficou paraplégico

Fernando Fernandes assume apresentação de 'No Limite' a partir desta terça-feira (3)

Imagem do autor
Cadastrado por

Lívia Maria

Publicado em 03/05/2022 às 19:58 | Atualizado em 21/08/2023 às 13:00
Notícia
X

Fernando Fernandes estreia nesta terça-feira (3) como o novo apresentador de 'No Limite'. O atleta chama atenção pela representatividade de pessoas com deficiência (PCD) na TV aberta.

Conhecido por participar do Big Brother Brasil 2, Fernandes voltou à mídia em 2009 após se envolver em um grave acidente de carro em São Paulo.

Após o acidente, Fernando ficou paraplégico e passou a se locomover usando uma cadeira de rodas. 

Sempre inclinado para esportes, Fernando se tornou uma das referências na paracanoagem e se tornou tetracampeão mundial na modalidade.

O atleta também utiliza no seu discurso o movimento anticapacitista, mostrando que  que prova que pessoas com deficiência não são "vencedoras" ou "batalhadoras", mas apenas portadoras de alguma condição.

Como Fernando Fernandes ficou paraplégico?

Em 4 de julho de 2009, o veículo em que Fernando Fernandes dirigia, em São Paulo, colidiu com um poste na avenida República do Líbano, zona sul da capital.

Fernando voltava para casa após uma partida de futebol e cochilou no volante, sem o cinto de segurança

A colisão do carro o fez quebrar duas vértebras e logo a equipe médica cogitou a possibilidade de que ele perderia o movimento das pernas.

Fernando passou por um procedimento cirúrgico de descompressão da medula e fixação da coluna, para diminuir o inchaço e inflamação no local.

A cirurgia foi bem sucedida, mas mesmo com os tratamentos realizados pelo atleta para voltar a andar, seu quadro mostrou-se irreversível.

"O dia em que eu sentei em uma cadeira de rodas, tudo virou novo para mim. Eu virei uma criança sedenta por conhecimento, descobri novos caminhos", disse Fernando ao Fantástico em uma reportagem exibida em março deste ano.

"A sociedade criou o limite para aquele cara que está em uma cadeira de rodas, e então eu falei: 'Não, não é esse o limite. Quem define o limite sou eu'", falou ele.

Veja entrevista onde Fernando Fernandes fala sobre o acidente:

Tags

Autor