Previdência, pandemia e mais; confira os destaques desta quarta-feira (11)
Confira os destaques da coluna social desta quarta-feira (11)
Novas regras para a Previdência do Brasil
O Governo Federal aprovou a Lei n° 14.331/22, modificando a Lei n° 13.876 - da reforma da Previdência. Com essa mudança, deixa de existir a possibilidade do milagre da contribuição única, que entrou em vigor com a nova Previdência, e volta a valer o mínimo divisor, mas com novas regras. O advogado previdenciário Elizeu Leite explica essa alteração. "Antes, com a contribuição única, o contribuinte poderia receber um salário-mínimo e contribuir com o valor do teto da Previdência. Assim ele receberia 60% do valor do teto como sendo o valor da Previdência dele, quando na realidade ele recebia, mensalmente, muito menos."
Mais de 108
"Hoje, é ideal que o segurado não tenha menos de 108 contribuições, porque, na nova regra, o cálculo da média é dividido por 108. Se ele tiver menos, a média dele vai ser reduzida", orienta Elizeu Leite.
Mínimo divisor
"Se contribuiu 100 vezes, a média da Previdência será 100 dividido por 108. Então, ele vai se prejudicar", continua. Com o novo mínimo divisor, a média será sempre fruto, no mínimo, da divisão da soma dos salários por 108.
Em 2019
Para lembrar: o divisor mínimo extinto em 2019 era 60% do valor obtido pela soma dos meses existentes do período básico de cálculo, que sempre se iniciava em julho de 1994.
Garrafa quebrada
Uma pena a degradação da estátua em homenagem ao rei Reginaldo Rossi, no Pátio de Santa Cruz. Mais uma vez, quebrada por vandalismo. É a terceira situação de dano a este patrimônio.
"Deu o rádio"
João Lacerda, filho do saudoso Genival Lacerda, recebe, hoje, o Título de Cidadão Recifense na Câmara Municipal. A cidadania foi proposta pelo vereador Fabiano Ferraz. A solenidade acontece a partir das 17h.
A pandemia...
A última Pesquisa Ipespe ouviu os brasileiros sobre o quadro político, mas ainda quanto à percepção sobre a pandemia no momento atual. O aumento de casos da covid-19 pós-Carnaval fora de época é refletido.
... acabou?
Diminuiu três pontos (56%) o grupo que declara não estar mais com medo do coronavírus. Avança os que dizem "estar com um pouco de medo" (32%), mantendo-se ainda estável os com "muito medo" (11%).
España
Abre, amanhã, a exposição Engenharia & Arquitetura Espanhola no Século XXI, pelo Olhar de Ricardo Santonja. Às 19h, na Caixa Cultural Recife. Uma ação da Embaixada da Espanha e do Instituto Cervantes do Recife.
Para Cazuza
O pernambucano Almério faz, no Recife, a estreia nacional de Tudo É Amor, projeto dedicado à obra de Cazuza. Será domingo, às 19h, no Teatro do Parque. Na direção artística, Marcus Preto. E na musical, Juliano Holanda. A produção é de André Brasileiro e Tadeu Gondim.
Aniversariantes
Ana Maria Souto Santos, Albany Castro Barros, Maria das Dores Canto, Mauro Gilberto Lemos, Virgínia Tavares de Melo, Laudênio Lins Jr., Maria Paula Lucena, Luciana Góes Vieira, Nelma Lima, Rodolfo Fehr Jr., Rogério Robalinho, Maurício Romão, Anastácio Borges, Clea Menezes, Alexandre Arditi, Tatiana Chaves, Naná Bandeira de Melo e João Vicente Gouveia.
Dinamarca 1
O embaixador da Dinamarca no Brasil, Nicolai Prytz, virá especialmente para PE oficializar Fabiana Nunes como cônsul honorária.
Dinamarca 2
O Brasil tem muito em que se inspirar na Dinamarca, cuja meta de erradicar a emissão de carbono na atmosfera vai até 2050.
Rápidas
Drayton Nejaim, Sandro e Beto Curra serão anfitriões de dois happy hours para conexão empresarial esta semana. Hoje, às 19h, acontece o Happiness Lide e na quinta, o Talk&Wine. Ambos na Tidelli, para 25 casais.
A Câmara do Comércio Brasil África e a pres. do Instituto Int. Feafro, Silvana Saraiva, trazem para o Recife, pela 1ª vez, o Seminário de Oportunidades de Negócios com África. No Beach Class Convention by Hôm até hoje.
É comemorado, amanhã, o ato heroico de Nelcy Campos, que evitou uma explosão no Porto do Recife. Celebram-se 37 anos desta data com evento, às 9h, no Terminal Marítimo.
O pres. da Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara Federal, Silvio Costa Filho (Rep), aprovou requerimento convidando os presidentes do Banco Central, Roberto Campos, e da Petrobras, José Mauro Ferreira Coelho, para poder tratar do aumento da inflação, que cada vez mais tem prejudicado o consumidor brasileiro; e da política de preços dos combustíveis. Será agora em maio.
Guilherme Menezes celebra seu aniversário no melhor estilo prévia de Carnaval. Ele, que é o diretor de Marketing do Galo, recebe a partir das 16h os melhores nomes da música numa farrinha sem hora para acabar.
Isaltino Nascimento irá homenagear o Sindicato dos Trabalhadores Públicos Federais em Saúde e Previdência Social no Estado de Pernambuco com a Medalha Joaquim Nabuco à entidade e placas agraciando 11 militantes. Hoje, às 18h.